SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

CONSERVA DE PIMENTAS

3 May 2018

Quando o assunto é pimenta, não tem meio termo né? Ou a pessoa ama ou odeia.

 

Difícil achar alguém que goste mais ou menos dessas delícias ardidas.

 

Eu sou suspeita e amo de paixão qualquer tipo de pimenta. Desde as inteiras e menos apimentadas até os mais variados molhos picantes.

 

Outra forma de consumir pimentas que eu adoro é nas conservas. Tem coisa mais gostosa que um vidro transparente cheio das mais variadas pimentas e temperos para acompanhar uma bela refeição? Esse tipo de conserva de pimenta cai super bem com pratos do dia a dia como um refogado de carne e até mesmo aquele feijão bem temperado.

 

Podemos fazer conserva de pimenta a base de azeite e a base de vinagre, sendo este último meu tipo preferido e eu conto os motivos. A acidez do vinagre impede a formação de mofo ou bactérias em sua conserva, fazendo com que ela dura muito mais tempo - por volta de 1 ano se o vidro estiver bem esterilizado, for mantida em local fresco, protegido da luz e do calor e bem vedado.

Além disso, o vinagre faz com que a pimenta mantenha suas propriedades naturais, ou seja, crocantes e saborosas.

 

Nesse final de semana minha avó e minha mãe preparam uma conserva de pimentas em vinagre de presente para mim e eu vim aqui contar como preparar e todas as dicas importantes a seguir para você também preparar ai na sua casa:

 

- utilize vinagre branco de álcool com taxa de acidez de no mínimo 5% para garantir o efeito antibacteriano em sua conserva;

 

- para esterilizar seu vidro coloque um pano de algodão limpo no fundo de uma panela, acomode o vidro com a boca virada para baixo sem a tampa, encha a panela com água, leve ao fogo e deixe ferver por 20 minutos. Nos últimos 5 minutos, coloque as tampas para ferver também. Deixe os vidros e a panela esfriando e retire o frasco apenas na hora de preenchê-lo com a conserva;

 

- use uma luva de plástico descartável para manusear as pimentas e evitar qualquer ardência (nas mãos e nos olhos, caso leve as mãos aos olhos logo após produzir a conserva);

 

- lave as pimentas e deixe secando no sol e só então, retire os talos e caules;

 

- se seguir todos os passos anteriores, sua conserva durará aproximadamente 1 ano;

 

- use a criatividade e mistura diversos tipos de pimenta que encontrar em supermercados e feiras.

 

INGREDIENTES

Pimentas de sua preferência (nesta usamos cumari do Pará, indiana, cheiro creme, scorpion, jalapeño, malagueta, bico doce amarelo, olho de peixe, dedo de moça verde, fidalga, Jamaica, habanero laranja e habanero chocolate)

Alecrim

Manjericão

Alho

 Vinagre branco de álcool

 

MODO DE PREPARO

Siga atentamente as dicas de como preparar a esterilização e lavagem e secagem das pimentas. Coloque as pimentas intercalando os tipos, coloque o dente de alho descascado e cortado em tiras, as folhas de manjericão e os ramos de alecrim, todos os ingredientes até atingir quase o topo do vidro. Preencha o vidro com o vinagre branco de álcool e pronto.

 

RENDIMENTO

1 conserva

 

DICAS

Use a criatividade e misture os tipos de pimenta que mais gostar ou encontrar com mais facilidade em sua cidade.

Please reload

Categorias
Instagram
Ei! Quer receber minhas receitas super quentinhas?
Coloque seus contatos abaixo