SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

MAIONESE CASEIRA DE ERVAS

27 Apr 2018

O que seria das Batatas Rústicas sem as maioneses temperadas?

 

Acho o combo “batata e maionese de ervas” uma das coisas mais deliciosas do mundo. Sou fã da receita de Batatas Rústicas e por aqui já ensinei o passo a passo para fazer essa receita e ter batatas crocantes e sequinhas em casa.

 

Hoje decidi fazer diferente e ao invés de fazer as batatas, decidi fazer a maionese caseira de ervas!

 

Usei as batatas canoas que viraram moda nos últimos tempos. Conheci esse formato de batata lá na casa do Portal da Gastronomia em um dos nossos encontros com a Casa da Caubi! Achei o formato incrível, pois você consegue pegar o molho, mostarda, maionese, enfim, perfeitamente na canoinha de batata :)

 

Pois bem, achei esse formato em vários supermercados, então não deve ser difícil achar por aí também.

 

Feito isso, vamos à maionese caseira!

 

A maionese é uma emulsão feita com ovos e óleo, onde a gema do ovo é usada como emulsificante que misturada com o óleo cria a substância cremosa que adoramos. Para variar, como diversas receitas antigas, não se sabe ao certo quem inventou a maionese, mas lendas contam que Duke de Richelieu teria sido o inventor desta maravilha. Os franceses dizem que o Duke queria preparar um molho e por não ter nata, usou óleos e ovos que batidos deram origem à maionese.

Fato é que essa delícia agrada praticamente todo mundo e tem uma preparação muito simples, podendo ser feita rapidamente em casa com os toques e temperos que mais gostar!

INGREDIENTES

 

1 ovo

150 ml de óleo

½ dente de alho

1 ramo de orégano fresco

1 ramo de manjericão fresco

1 ramo de alecrim fresco

½ limão

Sal

Pimenta

 

MODO DE PREPARO

 

Coloque o ovo inteiro no liquidificador, tempere com sal e pimenta, suco de ½ limão e coloque o dente de alho. Tampe o liquidificador e bata até tudo se misturar.

Mantenha o liquidificador na velocidade máxima e pela tampa transparente vá colocando o óleo bem devagar.   

Fique atento e vá colocando o azeite até chegar na consistência de maionese, cremosa e consistente.

Desligue quando estiver pronto, adicione as ervas frescas e dê apenas alguns toques na tecla “pulsar” para que as ervas se quebrem e incorporem à maionese.

 

RENDIMENTO

 

4 porções

 

DICAS

 

Se quiser uma maionese bem verdinha acrescente as ervas frescas logo no começo com o ovo.

Se não achar orégano, manjericão e alecrim frescos com tanta facilidade, pode usar cebolinha e salsinha que também dá certo. 

Você também pode acrescentar outros ingredientes como uma colher de sopa de mostarda por exemplo para dar um toque ainda mais especial a maionese.