Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

TONKATSU KARÊ

4 Apr 2018

Quem me segue no Instagram viu que ontem estava na casa de uma amiga do coração preparando uma das comidas que mais amo nesse mundo: Tonkatsu Karê.

 

Esse prato oriental surgiu na minha vida há muitos anos atrás e desde então virou comida preferida para os almoços especiais de domingo. Tipo macarronada é prato especial de domingo? Então, na casa dos meus pais é tonkatsu karê rsrs

 

E o motivo de ter me apaixonado por esse prato é simples: a base dele é de curry, a especiaria que mais adoro usar na cozinha.

 

Bom, vamos por partes que esse prato é cheio de detalhes e eu quero explicar todos eles por aqui.

Começando pelo curry.

 

O curry é um preparo ou tempero (calma, já explico) que sempre incluo nas receitas quando quero um toque especial.

 

A primeira vez que experimentei o curry foi na forma de preparo como ele é mais conhecido e consumido nos países asiáticos. O prato foi o típico japonês carne ao molho curry, ou Karê, como eles dizem. Para os japoneses, assim como para os indianos, basicamente qualquer prato que seja feito com peixe, carne ou vegetais cozidos em líquidos e com temperos é um curry. A palavra define um estilo de preparação.

 

Para vários outros países, como o Brasil, por exemplo, o curry é um tempero específico. Aqui podemos comprar em qualquer mercado o pózinho amarelo alaranjado que tem um cheiro e sabor característicos.

 

O pó pode ser feito à base de inúmeros ingredientes, mas o que costumamos achar por aqui é uma mistura de açafrão da terra, cardamomo, coentro, gengibre, cominho, noz-moscada, cravinho, pimenta e canela.

 

As preparações que levam curry costumam muito aromáticas e saborosas com toques adocicados e apimentados. Uso o pó curry para preparar risotos, dar sabor ao arroz ou molhos deliciosos para acompanhar um macarrão. E quando quero comer a versão japonesa, faço o preparo completo usando um tablete de curry que pode ser facilmente achado em lojas japonesas ou supermercados.

 

Esse tablete é uma versão em blocos bem concentrados, parece aqueles quadradinhos de caldo comprado pronto, sabe? É um condimento pronto para preparar o delicioso karê. Nesses tabletes você consegue sentir o aroma e sabor da combinação de mais de 35 tipos diferentes de especiarias, então imagine só a explosão que é!

 

Bom, e usando então esse tablete a gente consegue preparar o tradicional karê que pode ser servido de diversas formas e uma das mais conhecidas é a Tonkatsu Karê. A tradução do prato seria algo como lombo de porco frito com curry.

 

E chegamos então ao que interessa, a receita em si! Para preparar esse delicioso prato precisamos de alguns ingredientes especiais e entre eles a farinha Panko, farinha japonesa feita à base de pão e usada para empanar a carne de porco. Essa farinha funciona como a nossa farinha de rosca, mas é bem mais grossinha e crocante, o que deixa preparação muito mais saborosa.

 

Para ver a receita da Farinha Panko Caseira, clica aqui.

 

Com a farinha panko preparada, vamos à receita completa de Tonkatsu Karê!

 

INGREDIENTES

 

Karê:

Curry em tablete (1 tablete de aproximadamente 100 gr)

 1 cenoura

4 batatas

2 cebolas

2 colheres de sopa de manteiga

Água

 

Tonkatsu:

2 filés de lombo de porco

Farinha de trigo

Ovo

Farinha Panko Caseira

Sal

Pimenta

Óleo

 

MODO DE PREPARO

 

Comece empanando e deixando os filés de porco prontos. Tempere os filés com sal e pimenta e passe primeiro na farinha de trigo, em seguida no ovo e por fim na farinha panko. Pressione bem na panko para empanar os filés dois por completo. Reserve.

Em uma panela grande refogue na manteiga a cebola cortada grosseiramente. Adicione as batatas e as cenouras descascadas e cortadas em rodelas. Cubra tudo com água e deixe cozinhar bem. Quando as batatas e as cenouras estiverem moles, desligue o fogo e com a ajuda de um mixer bata tudo. Precisamos deixar tudo como um caldo grosso, assim como fazemos uma sopa encorpada.

Com tudo batido ligue o fogo novamente e adicione o tablete de curry. Vá misturando muito bem até que o tablete todo tenha dissolvido e o karê está pronto.

Aqueça uma frigideira e frite os filés empanados em fogo baixo.

 

RENDIMENTO

 

2 porções

 

DICAS

 

O prato é servido com arroz, o karê e o filé cortados em tirinhas e você pode servir o arroz comum ou o japonês, o que preferir.

O mais comum é servir o karê batido quando também será servida a carne de porco, mas existem outras formas de preparar o karê diferentes e deliciosas. Inclua carne bovina ou de frango cortada em quadrados no preparo do karê, deixe cozinhar e dissolva o tablete, dessa vez sem bater nada, servindo tudo em pedaços. Nesse caso sirva apenas com arroz, sem a carne de porco.