Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

FOCCACIA

20 Apr 2018

Já foi o tempo em que fazer pão em casa era um mistério.

 

Hoje em dia sovar uma bela massa e produzir seu pão caseiro é quase um ritual. Naquela refeição você colocar todo o seu carinho, tempo e dedicação e é por isso que um pão comprado jamais terá o mesmo sabor que o feito em casa com cuidado.

 

A história do pão remonta a uma época tão antiga que é praticamente impossível determinar ao certo sua origem, mas ao que tudo indica, os primeiros pães nasceram na Mesopotâmia. O detalhe é que eles não eram fofinhos com a casquinha crocante como conhecemos hoje não, eram achatados, secos e duros!

 

Foi no Egito, há cerca de 6000 anos que a fermentação foi descoberta e o rumo do pão mudou, alterando a receita para essa que apreciamos nos dias de hoje.

 

De lá pra cá, inúmeras foram as invenções relacionadas ao pão deixando marcas e características especificas em cada região mas independente das diferenças, fato é que esse ingrediente está presente nas mesas de praticamente todas as pessoas ao redor do mundo.

 

Já experimentei diversas receitas de pão e adoro sentir o aroma e a textura diferenciada de cada uma delas, mas a gente sempre tem uma receita especial não é mesmo?

 

Pois bem, a minha receita do coração de pão é de Foccacia.

 

A Focaccia é um pão achatado e macio, bastante rústico, normalmente coberto apenas com azeite, sal grosso e alecrim. 

 

Você já deve ter visto em restaurantes ou filmes italianos o costume de se cortar um pedaço de pão, molhar no azeite e comer, não é? Pois então, o pão é esse aqui, a Foccacia! A ideia é se comer com a mão mesmo se seguindo esse ritual.

 

Na Itália esse pão é consumido em qualquer horário, do café ao jantar e a cidade com mais tradição na preparação da iguaria é Gênova. Por todo o histórico da relação dos italianos com massas e pães, essa receita acaba tendo sua origem totalmente relacionada à este país, mas há um consenso histórico de que na verdade a focaccia tem origem na Grécia antiga. 

 

Na época da Grécia antiga, o pão era o alimento mais precioso do homem e era preparado e servido em cultos religiosos e em grandes festejos. Os romanos costumam fazer uma mistura simples de farinha, água, azeite, fermento e sal e levar para assar. A palavra Focaccia inclusive é a tradução de cozido sob as cinzas em latim.

 

Se pensarmos bem, a forma tradicional e importante como o pão era tratado na Grécia antiga tem tudo a ver com a forma como ele é tratado até os dias de hoje na Itália. Certamente foi uma das maiores heranças deixadas para a região.

 

Como bons descendentes italianos, nós não ficamos atrás no consumo do pão. Por aqui o pão francês domina a mesa dos cafés da manhã e da tarde e cada vez mais opções diferentes de pães chegam às mesas do almoço e jantar.

 

E minha sugestão de hoje é justamente aproveitar essa paixão por pães de uma forma diferente, na nossa mesa de happy hour!

 

Parece inusitado, mas te garanto que assim que experimentar nunca mais vai faltar um pãozinho na sua mesa de aperitivos.

 

 

E qual o melhor pão para acompanhar essa mesa? Justamente meu queridinho, Foccacia.

 

A ideia é produzir uma mesa de aperitivos de forma simples e rápida para receber os amigos no final de semana ou simplesmente para acompanhar uma taça de vinho depois de um longo dia de trabalho.

 

Para isso você não precisa de muito, apenas os ingredientes para seu pão, um queijinho, tomate cereja e uma boa petisqueira. Isso mesmo, como você já bem sabe, é essencial servir qualquer preparação de uma forma bonita. Fazendo isso você demonstra um carinho ainda maior com seus convidados que se sentirão bem recebidos com uma mesa linda!

 

Eu sempre tenho na mão uma das Petisqueiras de Melamina da Michel Design Works. A marca americana é trazida ao Brasil com exclusividade pela Anova Trade e os produtos são de altíssima qualidade. Podem ser levados direto no lava louças e as peças de melamina da Michel são perfeitas para o serviço até 65°C, ou seja, são super versáteis e podem ser usadas para alimentos frios e quentes.

 

Como a ideia era um happy hour bem refrescante com um vinho rose frisante, escolhi a Petisqueira Lemon Basil recheada de desenhos de uma das coisas que mais amo na vida, limões! :)