SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

BACALHAU À LAGAREIRO

23 Mar 2018

A Páscoa está aí e nada mais justo que prepararmos algumas receitas que tenham tudo a ver com esta data, não é mesmo?

 

Por aqui já contei para como preparar deliciosos Ovos de Páscoa, um diferente Bolo de Cenoura no Pote e um Kibe de Atum. E hoje é a vez dele, o mais esperado e mais famoso ingrediente usado nessa época: o Bacalhau!

 

Em praticamente todas as casas esse ingrediente será usado na próxima sexta-feira para preparar aquele tradicional prato para o almoço com a família toda reunida, não é mesmo?

 

Como sempre digo por aqui, adoro seguir as tradições, mas também adoro inovar. Vai do dia e de qual receita acordo com vontade de fazer e comer. Aqui no Blog tem várias receitas deliciosas que você pode preparar para este almoço como Bacalhau à Portuguesa, Bolinho de Bacalhau e Escondidinho de Bacalhau na Moranga.

 

E hoje quero trazer outra receita usando esse delicioso ingrediente. Na semana passada postei alguns stories no Instagram com essa receita e muita gente me pediu para escrevê-la por aqui, então o post de hoje é a receita de Bacalhau à Lagareiro!

 

Lagar é o nome dado ao lugar em que se pisam frutos para separar a parte líquida da parte sólida, como por exemplo, as uvas para preparar o vinho ou as azeitonas para preparar o azeite.

 

A receita de bacalhau à lagareiro é uma das mais famosas e tradicionais de Portugal e era feita antigamente, como o nome então sugere, no próprio lagar de azeite, no local onde as azeitonas eram pisadas e transformadas em azeite.

 

Nem preciso dizer que a base do prato é cozinhar o bacalhau em muitooo azeite, não é?

INGREDIENTES

 

6 postas de bacalhau dessalgado

250 gr de mini batatas

200 gr de mini cebola

1 cabeça de alho com casca

Tomilho

600 ml de azeite

150 gr de tomate cereja

150 gr de azeitonas pretas

50 gr de alcaparrone

Cheiro verde

Sal

Pimenta

 

MODO DE PREPARO

 

Disponha as batatas, as cebolas, os dentes de alho, as folhas de tomilho, tempere com sal e pimenta e aproximadamente 400 ml de azeite em uma forma ou assadeira, cubra com papel alumínio. Leve ao forno pré aquecido a 200°C por aproximadamente 2 horas.

Coloque as postas de bacalhau em outra assadeira e despeje todo o conteúdo assado previamente. Acrescente os tomates, azeitonas e alcaparrones, cheiro verde picado, despeje o restante do azeite e cubra com papel alumínio, levando novamente ao forno a 200°C por aproximadamente 40 minutos.

 

RENDIMENTO

 

6 porções

 

DICAS

 

Dose a quantidade de azeite de acordo com o tamanho de sua forma ou assadeira. Dependendo do tamanho você irá usar mais ou menos, o importante é que as duas etapas estejam bem regadas de azeite.