SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

COMO FAZER DRINKS NA PRENSA FRANCESA

21 Mar 2018

A prensa francesa é muito mais do que apenas uma forma de extrair café. A cafeteira, chamada lá fora de French Press Bialetti, é hoje um utensílio utilizado pelos barmans mais descolados ao redor do mundo e eu vou explicar aqui pra você o motivo disso.

 

Que ela oferece uma forma maravilhosa de extrair um café encorpado, todo mundo já sabe. Que, além do café, você pode preparar um chá de forma rápida e simples, também não é novidade. Mas você sabia que a nova moda em bares é utilizar a prensa francesa para produzir coquetéis e drinks? Pois é. A cafeteira, criada na França em 1850 por Attilio Calimani, reconhecida mundialmente pela marca Bialetti e trazida ao Brasil pela Imeltron, já tinha conquistado o coração dos amantes do café há muito tempo. Agora, é também a mais nova queridinha dos apaixonados por drinks.

 

A prensa possui um recipiente de vidro, composto por um êmbolo, com um filtro feito de metal bem fino, que separa o pó do café para o consumo final. Esse pequeno filtro é o responsável pela densidade do café, pela preservação do aroma e pela consistência mais encorpada da bebida. É uma forma de extração perfeita para quem quer um café denso e saboroso.

 

A partir disso, alguns barmans inovadores resolveram testar coquetéis usando a prensa para tentar extrair bebidas mais encorpadas e aromáticas, e adivinhe só? A ideia deu super certo e está virando moda por aí. Os drinks extraídos na prensa francesa, assim como os cafés, possuem um sabor e aroma únicos, totalmente diferentes dos obtidos a partir de outras técnicas tradicionais de bartending. E por que usar a French Press Bialetti para fazer drinks? Existem muitos motivos para você usar a prensa na produção de drinks.

 

Primeiro, se você já possui uma prensa ou já experimentou um café feito nela, certamente já sentiu a diferença de sabores e sabe do que estou falando. O café é muito mais rico, saboroso e aromático, e o mesmo vai acontecer com as frutas, sucos e ingredientes escolhidos para os drinks.

 

Segundo, o filtro da prensa é extremamente fino e, se consegue separar o pó de café, imagine o que pode fazer com ingredientes como grãos de especiarias, sementes, ervas e polpa de frutas utilizados para os drinks! Nela, a separação entre o drink final e os ingredientes que devem ser descartados é muito mais eficiente do que em qualquer outro utensílio que temos em casa, como as coqueteleiras.

 

Terceiro, a pressão do êmbolo mistura os ingredientes, criando uma bebida infusionada de forma muito simples. Na base, você adiciona os ingredientes que pretende extrair pela infusão, seja ele o pó de café e, no caso dos drinks, hortelã, anis, pedaços de frutas ou o que a imaginação mandar. Por cima, você adiciona o líquido, que pode ser água, no caso do café, ou sucos e bebidas alcoólicas, no caso dos drinks. Ao pressionar o êmbolo, os líquidos se misturam aos sólidos, gerando um mix aerado, aromático e cheio de sabor.

 

Quarto, você não precisa ter a experiência de um barman para produzir drinks coloridos e totalmente diferentes de tudo que já viu e provou. A ideia é usar sua criatividade e juntar quaisquer ingredientes que venham à sua mente para elaborar, aí mesmo na sua casa, um belo coquetel.

 

Eu, que sempre fui fã de carteirinha da French Press Bialetti e só tomo café extraído nela, comecei a usá-la para fazer drinks e agora não largo por nada! Sou tão apaixonada por ela que muitas vezes a carrego na mala quando vou viajar. Quem já percebeu a diferença certamente não vai me achar tão louca assim :)

 

E agora que você já sabe as vantagens da French Press Bialetti, deixo aqui três sugestões de drinks incríveis para preparar na sua próxima festa.

 

DRINK DE MORANGO COM VINHO ROSÉ

 

INGREDIENTES
1 xícara de morangos cortados
1 rodela de limão
½ xícara de suco de limão
1 xícara de vinho rosé

 

MODO DE PREPARO
Coloque primeiro os morangos cortados e a rodela de limão na prensa. Em seguida, acrescente o suco de limão e o vinho rosé. Deixe a mistura descansar por apenas 4 minutos para que os sabores se desprendam dos ingredientes e depois pressione o êmbolo da French Press Bialetti. Sirva gelado.

 

DRINK DE LARANJA COM VINHO BRANCO

 

INGREDIENTES
2 rodelas de laranjas
½ xícara de suco de laranja
1 xícara de vinho branco
Folhas de hortelã

 

MODO DE PREPARO
Coloque primeiro as rodelas de laranja na prensa. Em seguida, acrescente o suco de laranja e o vinho branco. Adicione as folhas de hortelã. Deixe a mistura descansar por apenas 4 minutos para que os sabores se desprendam dos ingredientes e depois pressione o êmbolo da French Press Bialetti. Sirva gelado.

 

DRINK DE LIMÃO COM VODKA E ÁGUA DE COCO

 

INGREDIENTES
3 rodelas de limão
½ xícara de suco de limão
½ xícara de água de coco
½ xícara de vodka

 

MODO DE PREPARO
Coloque primeiro as rodelas de limão na prensa. Em seguida, acrescente o suco de limão, a água de coco e a vodka. Deixe a mistura descansar por apenas 4 minutos para que os sabores se desprendam dos ingredientes e depois pressione o êmbolo da French Press Bialetti. Sirva gelado.

 

RENDIMENTO
Cada receita serve um drink.

 

DICA
Para fazer um delicioso drink sem álcool, basta substituir a bebida por água com gás para dar um toque diferente aos outros ingredientes.

Você pode conferir toda a linha da Bialetti e outros produtos Imeltron no site:

www.imeltron.com.br