SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

BOLO DE CENOURA NO POTE

20 Mar 2018

 

A Páscoa está batendo na nossa porta e na próxima semana as famílias irão se reunir para comemorar com longos almoços com as mais variadas receitas com peixes e para a sobremesa, ovos de chocolate.

 

Nos últimos anos por conta do alto preço cobrados nos ovos, muita gente tem os trocado por outras opções como cestas, bolos ou barras diferenciadas. Mas todos eles tem algo em comum que não pode faltar nessa época – o chocolate.

 

Mas você já se perguntou o motivo da Páscoa estar ligada ao chocolate?

 

A história do chocolate na Páscoa está totalmente relacionada com os ovos. Tradicionalmente em algumas comunidades, como a cristã por exemplo, os ovos eram vistos como símbolos com significados específicos para cada uma dessas culturas mas que, de forma geral, estavam ligados à visão de que era necessário “quebrar uma casca” para ressurgir.

 

As pessoas passaram a dar ovos de galinha que eram pintados ou decorados como forma de lembrete desse simbolismo. Foi apenas muitos anos depois que os ovos dados passaram a ser feitos de açúcar e em seguida, de chocolate.

 

O chocolate passou a ser usado como matéria prima para a produção dos ovos dados na época da Páscoa no século XIX por tradicionais confeitarias francesas e a inovação acabou ganhando o mundo e conquistando o coração de adultos e crianças.

 

Como sempre gosto de dizer, adoro manter e seguir tradições, mas também adoro inovar! Acho que equilíbrio é tudo na vida e é por isso que fiz questão de pensar em uma receita que pudesse ser feita em comemoração à páscoa usando o componente especial chocolate, mas que fosse mais barata, simples e fácil de fazer!

 

Pensando nisso, decidi fazer um Bolo no Pote! O resultado final é a coisa mais fofa do mundo e você pode decorar como quiser usando fitas, laços, tags, enfim, o que a sua imaginação mandar. A ideia pode ser usada para servir como sobremesa no seu almoço de Páscoa ou até mesmo para dar de presente para seus amigos e sua família.

INGREDIENTES

3 cenouras médias cortadas em rodelas

2 xícaras de farinha de trigo

2 xícaras de açúcar

4 ovos

1 colher de sopa de fermento em pó

½ xícara de óleo

1 lata de leite condensado

1 colher de chá de azeite

½ lata de creme de leite

150 gr de chocolate ao leite

 

MODO DE PREPARO

Bata as cenouras, ovos, açúcar e óleo no liquidificador até obter uma massa homogênea.

Despeje essa massa em uma tigela e adicione a farinha e o fermento peneirados, misturando com ajuda de um fouet delicadamente até tudo estar incorporado.

Feito isso, despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno pré aquecido a 180°C por aproximadamente 40 minutos.

Enquanto isso, prepare o brigadeiro derretendo o chocolate em banho maria ou no micro-ondas e levando em uma panela com o leite condensado, o creme de leite e o azeite. Misture tudo e vá mexendo até obter engrossar a ponto de brigadeiro de colher. Desligue o fogo e espere o brigadeiro esfriar.

Com o brigadeiro e o bolo frios, pegue um pote bem lavado e seco, apoie a borda no bolo e pressione, a fim de que o próprio pote corte o bolo. Dê uma batidinha e o bolo irá para o fundo do pote, já no tamanho certo do potinho. Adicione o brigadeiro por cima e repita o procedimento intercalando bolo e brigadeiro até o final do potinho.

Decore de uma forma bonita e pronto!

 

RENDIMENTO

2 bolos no pote

 

DICAS

Você pode utilizar potinhos de plástico descartáveis, caso não tenha nenhum pote de vidro sobrando em casa. Se quiser, pode cortar e quebrar o bolo em pedacinhos, quase que esfarelando, para formas as camadas, também dá um efeito bonito e fica uma delícia para degustar.

 

 

Please reload

Categorias
Instagram
Ei! Quer receber minhas receitas super quentinhas?
Coloque seus contatos abaixo