SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

PALMITO GRELHADO

15 Mar 2018

Você conhece todos os tipos de Palmito?

 

Hoje em dia achamos diversos tipos desse ingrediente em supermercados e muita gente fica em dúvida sobre qual comprar para preparar sua receita.

 

Pois bem, existem 5 tipos de palmitos que encontramos com mais facilidade no Brasil e cada um deles possui textura, sabor e origem diferentes que podem fazer a diferença naquela sua receita especial.

 

GUARIROBA

Originalmente brasileiro esse tipo de palmito é pouquíssimo conhecido e muito peculiar. Seu sabor é amargo e sua textura muito firme, precisando sempre de um bom cozimento antes do consumo.

 

 PALMITO JUÇARA

Certamente o tipo de palmito mais vistoso por possuir um interior carnudo e suculento. Esse palmito é originário da Mata Atlântica e infelizmente sofre com a possibilidade de extinção por conta da extração massiva ilegal.

Diferente do pupunha, a planta morre ao ser cortada e seu replantio leva aproximadamente 10 anos para chegar até o ponto de consumo. Além disso, apenas 10% da palmeira é aproveitado para consumo.

 

PALMITO AÇAI

Bem mais encontrado nos supermercados, o açaí é bastante semelhante ao juçara. Possui carne macia e suculenta e é também originário da Mata Atlântica, tendo chamado atenção quando o açaí começou a entrar em extinção.

A extração do palmito açaí é feita de maneira alternada já que cada planta desse tipo de palmito possui de 4 a 5 caules.

 

PALMEIRA REAL

A palmeira real era utilizada apenas como ornamento, tendo sido descoberto seu potencial para produção de palmito muito tempo depois.

É originária da Austrália, mas se adaptou super bem nos solos brasileiros. É menos comum e não tão fácil de achar, possui um sabor suave, é bem branquinho e tem uma textura macia.

 

PALMITO PUPUNHA

Dentre todos os tipos de palmito, esse é o mais comum. É o encontrado com mais facilidade no supermercado e o ideal para ser servido em saladas, por exemplo, pois ele não possui antioxidantes, o que faz com que o palmito não escureça e fique bem apresentado em pratos que levam esse ingrediente cru.

O sabor do pupunha é suave, sua textura é fibrosa mas com interior bem macio e suas calorias bem baixas.

 

Diferente dos outros tipos de palmito, o pupunha é o mais sustentável, pois tem plantio e colheita em curtos períodos de tempo além de sua palmeira não morrer ao ser cortada.

 

E foi esse o palmito escolhido para a receita de hoje!

 

Normalmente encontramos o palmito já enlatado, descascado e pronto para o consumo. Já a haste inteira não é tão fácil de achar, ao menos nos supermercados mais comuns do nosso dia a dia. Eu sempre quis fazer em casa uma receita de palmito grelhado servido ao meio e feito desde o começo. Nem acreditei quando vi a haste in natura no mercado e corri comprar para fazer o processo todo aqui em casa.

 

Então se você também reproduzir essa receita em casa para servir esse belo prato para um happy hour, anota aqui o passo a passo e corre preparar.

INGREDIENTES

1 haste de palmito pupunha

Azeite

Sal

Pimenta

Alecrim

 

MODO DE PREPARO

Existem algumas formas de cozinhar esse palmito e eu optei pelo microondas para fazer o cozimento mais pesado. Comece cortando a haste ao meio e depois cada uma das metades, ao meio novamente. Você terá 4 pedaços ao final. Faça isso com ajuda de uma boa faca e com bastante cuidado e paciência. Vá cortando e girando o palmito até conseguir.

Enrole cada pedaço de palmito em plástico filme, faça furos com uma faca nas laterais para garantir que cozinhe por dentro e leve ao microondas por 15 minutos.

Com cuidado, retire o plástico filme e corte os pedaços no sentido do comprimento. Se já estiver completamente cozido por dentro, perfeito, senão retorne ao microondas por aproximadamente uns 2 minutos apenas para finalizar o cozimento.

Esquente o grill ou uma frigideira, tempere os palmitos com sal e pimenta, coloque um fio de azeite e grelhe para dar um toque especial e saboroso ao prato.

Sirva com azeite, sal, pimenta e alecrim.

 

RENDIMENTO

8 porções

 

DICAS

Você pode cozinhar o palmito no forno e para isso, basta colocá-los em uma assadeira e levar ao forno a 180°C por aproximadamente 1 hora. Neste caso, sem plástico filme ok? Pode colocá-los direto na assadeira.