SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

PROVOLONE CHIPS

9 Mar 2018

 Por aqui já contei sobre a infinidade de tipos de queijos que existem no mundo.

 

A história conta que o queijo, assim como outras receitas, foi criado por acidente. Um árabe nômade que viajava levando seus alimentos e bebidas em cantis feitos de estômago de cabra teria sido o primeiro a descobri o produto. Em um determinado momento da viagem, ele abriu um cantil para beber o leite que ali estava e se surpreendeu com um fino líquido semelhante a água suja saindo do recipiente. Curioso, decidiu abrir o cantil e ficou sem reação ao ver que o leite tinha ficado sólido. Devido à precária situação do momento, não pensou duas vezes e provou, notando o sabor agradável que aquilo tinha. Assim nasceu o primeiro queijo da história, um dos preparos mais antigos do mundo.

 

O queijo é um alimento sólido feito a partir do leite de vacas, cabras, ovelhas, búfalas e outros mamíferos. Sua produção é feita pela coagulação do leite que acontece, em um primeiro momento, pela acidificação com uma cultura de bactérias e, em seguida, pela aplicação de uma enzima que transforma o leite em coalhada e soro. Em alguns tipos de queijos, o leite é coalhado com o acréscimo de ácidos como vinagre ou limão, mas a maioria deles é acidificado por bactérias que transformam os açúcares em ácido láctico seguidos pelo coalho. O coalho é uma mistura de enzimas feitas a partir de diversas fontes: bovina, fungos ou flores.

 

Existem incontáveis tipos de queijo ao redor do mundo e, com isso, é impossível chegar a um esquema de categorização que pudesse reunir toda sua diversidade, mas alguns dos fatores importantes para dividi-los são: tempo de maturação, textura, métodos de produção, teor de gordura e tipo de leite. 

 

E o queijo da receita de hoje é o Provolone. Esse queijo tem origem italiana e é muito comum nas regiões de Lombardia e Veneto. É um queijo de massa fermentada produzido com leite de vaca e normalmente apresentado em formatos de cone ou salame.

 

E é com esse último, em formato de salame, que fazemos um dos petiscos mais deliciosos do mundo! O Provolone Chips!

 

Eu simplesmente adoro esse tipo de petiscos para servir para os amigos em um dia gostoso de happy hour. Acho super prático, rápido e simples de fazer e fora que fica bem mais barato fazer em fazer do que já comprar pronto. O chips de provolone costuma ter um preço bem salgado e é tão fácil de fazer que você pode produzir de uma vez vários chips e deixar guardado dentro de potinhos para consumir ao longo da semana.

 

Então coloca a cerveja para gelar e corre fazer essa receita para o happy hour de hoje!

INGREDIENTES

 

Provolone

 

MODO DE PREPARO

 

Corte o provolone (desses em formato de salame) em rodelas finas. Coloque em um prato e leve ao microondas por 1 minutos e 30 segundos. Retire e veja a consistência. Dependendo da potencia do microondas pode levar mais um tempo, aí é só ir adicionando mais 30 segundos até ficar crocante.

Seque bem com papel toalha e pronto!

 

Please reload

Categorias