SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

5 DICAS PARA UM CAFÉ DA MANHÃ NA CAMA PERFEITO!

16 Mar 2018

Você sabia que inúmeras receitas feitas à base de ovos tiveram origem em conventos portugueses?

 As freiras dos conventos de Portugal utilizavam as claras dos ovos para engomar suas roupas e, preocupadas com o desperdício das gemas, começaram a utilizá-las em diversas receitas doces.

Dentre as várias receitas criadas nessa época, podemos citar o Quindim, que em Portugal é chamado de Brisa-do-lis, o Pastel de Belém e o Bom-Bocado.

 

O bom-bocado era feito originalmente de uma calda grossa de açúcar à qual se misturava muitas gemas, farinha de trigo, manteiga e amêndoas trituradas. Feito isso, as freiras preenchiam pequenas formas e levavam para assar em banho maria.

 

Ao chegarem ao Brasil, os portugueses trataram de tentar reproduzir suas receitas preferidas e logo viram que alguns dos ingredientes teriam que ser substituídos, pois por aqui eram escassos.

A farinha de trigo foi substituída pelo fubá, o queijo pelo coco ralado e pronto! O bom-bocado à la brasileira foi criado!

 

Existem várias versões do bom-bocado. Tem versões que colocam queijo e coco ralado, tem versões que colocam mandioca, mas a minha preferida é uma que junta um pouco das duas coisas, receita original e receita adaptada.

 

E essa é uma das receitas que mais combinam com um café da manhã delicioso, pois é uma receita super simples e essa é uma das 5 Dicas Para Um Café da Manhã na Cama Perfeito!

 

É isso mesmo, não pense você que café da manhã na cama só pode ser preparado no dia do aniversário de quem se ama. A maioria das pessoas tem uma rotina tão corrida que acaba deixando de lado a importância de começar o dia com calma e tranquilidade.

 

Então imagine só que delícia começar o dia recebendo um agrado desses? São pequenas atitudes assim que fazem com que um dia qualquer se torne especial!

 

Anota aqui então as dicas que separei e corre preparar uma surpresa boa dessas para seu marido, sua esposa, sua mãe, seu pai, sua filha, enfim, para quem você quiser demonstrar esse carinho especial :)

  1. Seja prático. A ideia é fazer um agrado e então não perca muito tempo arrumando o café, pense com antecedência e apenas organize tudo rapidinho antes da pessoa acordar.

  2. Faça uma receita fácil. Lembre-se que o fator surpresa é o mais gostoso e por isso, escolha receitas que possam ser feitas no dia anterior e já estejam prontinhas quando acordar, como por exemplo, esse delicioso bolo bom-bocado.

  3. Não espere uma data especial. Deixe um dia qualquer se transformar em um dia especial e leve um delicioso café na cama numa segunda-feira comum :)

  4. Utilize acessórios especiais. Já que é para surpreender, deixe de lado os talheres do dia a dia e aproveite para usar aquele conjunto guardado a sete chaves.

  5. Escolha uma boa bandeja. Você já viu café da manhã na cama sem bandeja? Pois é, esse último é o mais importante dos itens para que você consiga reproduzir esse delicioso café.

E além da receita passo a passo, já deixo aqui minha sugestão de bandeja perfeita já que a ideia é descomplicar e te convencer a fazer esse café especial!

 

Para preparar esse café lindo usei a Bandeja Retangular da Coleção Cloud Nine da Michel Design Works. A bandeja é de madeira com acabamento em decoupage manual e é super versátil já que você pode usar na cozinha, sala, quarto ou banheiro para decorar sua casa. A estampa dessa coleção é repleta de pássaros, flores e claro, céu azul e nuvens! Quer combinação mais incrível para uma bandeja de café da manhã?

 

Eu sou apaixonada pelos produtos da Michel Design Works, marca americana que conheci através da importadora exclusiva deles aqui no Brasil, a Anova Trade, e sempre que quero montar algo especial, escolho um dos lindos produtos da marca.   

E lembra do item 4 em que devemos utilizar acessórios especiais? Pois bem, escolha pratos e guardanapos bonitos para compor seu café. Eu decidi montar uma bandeja cheia de cor e alegria e então usei outra coleção que adoro da Michel, a Bird Song, com estampas coloridas e cheias de beija-flores.

 

E você, o que achou da minha combinação de estampas?

 

Aproveite essa ideia e faça uma surpresa para quem você ama! Sirva o café da manhã na cama acompanhado do bolo bom-bocado, uma bela produção com seus produtos preferidos da Michel Design Works e uma grande dose de amor e carinho!

INGREDIENTES:

 

3 ovos

3 colheres de sopa de trigo

2 colheres de sopa de manteiga

1 xícara de coco ralado

1 colher de fermento em pó

2 xícaras de açúcar

1 e ½ xícara de fubá

3 xícaras de leite

 

MODO DE PREPARO:

 

Comece batendo o leite, ovos, açúcar e fubá no liquidificador.

Acrescente a manteiga, o coco e o fermento e bata por pouco tempo, até misturar. Por fim, adicione o trigo e escolha a opção pulsar umas duas vezes, apenas para que tudo fique incorporado.

Despeje em uma forma untada e leve ao forno a 180°C por aproximadamente 30 minutos.

 

RENDIMENTO:

 

20 porções

 

DICAS:

 

Se quiser uma versão mais cremosa, acrescente ½ xícara de queijo parmesão ralado.