SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

RISOTO DE LINGUIÇA

26 Feb 2018

Que o risoto é um dos pratos mais incríveis de se fazer pela versatilidade de ingredientes que podem ser usados, todo mundo já sabe.

 

Agora, que a gente consegue fazer um risoto cheio de sabor com sobrinhas de geladeira aí já é demais, não?!

 

Quem me acompanha no Instagram viu que neste final de semana fomos para Monte Azul Paulista, no sítio da minha querida amiga Gabriela do Blog Casa da Caubi. Fomos eu, Bini, Gabi e Caio e Leandro do Portal da Gastronomia, então você já consegue imaginar que absolutamente tudo que fizemos envolvia comia né? :)

 

Como fizemos diversas receitas na sexta e no sábado acabamos ficando com diversas sobrinhas na geladeira e como viríamos embora no domingo decidimos reaproveitar tudo que tinha por lá para não desperdiçar nada e criar um almoço de domingo bem gostoso!

 

Pois bem, além de coisinhas básicas como cebola, alho e ervas, nas nossas sobrinhas tínhamos manteiga, queijo parmesão ralado, queijo minas, salada e linguiça que sobrou do churrasco que fizemos no sábado.

 

A Gabi montou uma bela salada com as folhas, tomates e o queijo minas e eu decidi fazer um risoto aproveitando a linguiça que tinha sobrado do dia anterior. Eu ia utilizar a linguiça em rodelas mesmo, mas os meninos tinham levado o moedor de carne e tiveram a brilhante ideia de moer a carne.

 

E adivinhe só?

 

Ficou simplesmente maravilhoso! Nunca imaginei que um ingrediente tão comum do nosso dia a dia pudesse ficar tão gostoso em um risoto. Entrou para a minha lista de sabores preferidos, pode testar e depois me conta o que achou!

INGREDIENTES:

 

1 colher de manteiga

½ cebola cortada em pequenos cubinhos

½ dente de alho picadinho

1 xícara de arroz arbóreo ou arroz carnaroli

1 xícaras de vinho branco

200 ml de caldo de legumes (receita aqui)

200 gr de linguiça toscana

½ xícara de azeitonas

100 gr de queijo parmesão ralado

Manjericão

Salsinha

 

 

MODO DE PREPARO:

 

Coloque a manteiga em uma panela funda e deixe derreter. Acrescente a cebola e o alho e deixe refogar até que fiquem transparentes.

Em seguida coloque a linguiça que neste caso está moída, mas você pode usar em rodelas ou cubinhos também. Refogue bem, acrescente o arroz, misture e adicione o vinho branco e deixe evaporar um pouco. Está pronto quando você não sente mais o cheiro do álcool saindo da panela.

Em seguida, comece a colocar o caldo de legumes. Pode colocar umas 2 conchas cheias pois no começo, o arroz precisa de líquido para cozinhar e a partir da terceira vá colocando de uma em uma concha, lentamente e mexendo sempre.

Quando sentir que o risoto está quase no ponto, que é sempre al dente, coloque as azeitonas, folhas de manjericão e salsinha, desligue o fogo e acrescente o queijo parmesão ralado. Misture bem e pronto!

 

RENDIMENTO:

 

2 porções

 

DICAS:

 

O ponto do risoto é sempre al dente, o que significa que ele é sempre meio durinho mesmo, tem que haver uma resistência quando o grão é mordido. Na dúvida, sempre prefira desligar o risoto mais durinho do que deixar cozinhar demais e passar do ponto ok? Se o grão cozinhar demais fica grudento e você não vai apreciar seu prato.

Acrescente um pouco de parmesão ao invés de manteiga para finalizar. Normalmente as receitas indicam a manteiga para finalizar o risoto, mas isso deixa os grãos oleosos demais e o prato acaba ficando um pouco gorduroso. Ao invés dela, acrescente o parmesão e dê apenas uma mexida na panela, com o fogo já desligado. Isso vai fazer com que seu risoto fique cremoso sem ficar oleoso! Essa dica vale ouro! :)

Faça seu próprio caldo de legumes! É infinitamente mais saudável e acrescenta um sabor bem mais elaborado no seu prato!

 

 

Please reload

Categorias