Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

OS BENEFÍCIOS DE COZINHAR A VAPOR

21 Feb 2018

 

Leis, calendários, línguas... A herança recebida do povos antigos por nós é imensa, e não poderia ser diferente com a culinária. Há muitos anos atrás, antes mesmo de existir qualquer espécie de panela, o homem cozinhava seus alimentos de forma simples, rápida e extremamente saudável. Como? A vapor!

 

Esse tipo de cozimento teve origem na China Antiga, com redes de bambu utilizadas para a cocção dos alimentos. No século XVII, apareceram as primeiras panelas de pressão que se utilizavam dessa ideia para produzir o cozimento. Hoje em dia, podemos encontrar diferentes maneiras de cozinhar a vapor, mas antes quero contar a você os benefícios deste método para a nossa saúde.

 

O vapor é uma forma simples e rápida de cozimento, que proporciona uma lista de infindáveis vantagens para a nossa alimentação e nosso corpo, veja:
- Por não precisar de manteiga, óleo ou azeite para cozinhar, o número de calorias da refeição cai assustadoramente e, com isso, sua alimentação fica mais leve e menos calórica.
- Justamente por não utilizar gordura na preparação dos alimentos, ele ajuda a diminuir o colesterol ruim no sangue e a evitar o risco de doenças cardiovasculares.
- O vapor mantém a qualidade das fibras dos alimentos, ajudando a regular o trânsito intestinal.
- Todo o sabor é mantido! Exatamente, o alimento se mantém saboroso e podemos apreciar verdadeiramente o sabor real dele, sem a necessidade de acrescentar nenhum molho.
- Esse tipo de cozimento reduz imensamente a perda de nutrientes, vitaminas e sais minerais, pois o alimento não fica em contato direto com a água. A água do vapor passa por ele, bate na tampa da panela e cai novamente no alimento.
- Os alimentos mantêm a cor, aroma e texturas naturais, deixando a refeição muito mais prazerosa, aromática e saborosa.

 

Como disse, existem algumas formas de cozinhar a vapor. O papillote é uma delas e, neste método, colocamos o alimento dentro do papel alumínio ou papel manteiga e o levamos para cozinhar no forno. Nessa forma de cozinhar a vapor, utilizamos a água presente no próprio alimento para criar o vapor. Por exemplo, quando colocamos uma batata enrolada em papel alumínio na churrasqueira, estamos cozinhando a vapor com a água dela própria. 

 

O cozimento também pode ser feito em uma panela com uma pequena quantidade de água para ajudar a criar o vapor, que ficará preso ali, cozinhando o alimento. Mas nenhuma dessas formas é tão eficaz quanto utilizar uma panela própria para este tipo de cozimento. Hoje em dia, encontramos diversas opções de panelas, que vão desde as milenares redes de bambu chinesas, passando por panelas com um segundo andar furado, panelas elétricas com compartimentos e panelas elétricas com bandejas a vapor.

 

Essas panela são interessantes e funcionam para o cozimento a vapor. Só tem um problema: elas servem apenas para isso. E não é todo mundo que tem espaço sobrando na cozinha para guardar panelas para apenas uma função. Eu mesma, moro em um apartamento e o espaço da cozinha é bastante limitado, por isso sempre opto por eletrodomésticos e utensílios verdadeiramente úteis.

 

E é exatamente por isso que me apaixonei pela panela quadrada da Bialetti. Além do design e estilo, ela tem três funções em uma só panela! Isso mesmo, três funções diferentes. Primeiro, ela serve como uma caçarola tradicional para fazer arroz, refogados, carnes, sopas e outras preparações. A segunda função é incrível: ela se transforma em uma fritadeira por imersão. O utensílio removível, quando conectado à panela, oferece a melhor forma de fritar alimentos, que saem totalmente secos da panela!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E adivinhe qual é a terceira função dela? Sim, ela se transforma em uma panela a vapor! Também utilizando um utensílio removível acoplado, você consegue criar uma segunda camada dentro da panela para separar a água do alimento e cozinhar legumes, verduras, vegetais, peixes e carnes. Incrível, não é? É exatamente o que quase todo mundo precisa: versatilidade e praticidade dentro da cozinha.

 

Além disso, ela faz parte da linha Madame Tradicional Cobre, que é linda até para decorar a sua casa, podendo ficar exposta e à mão para qualquer refeição. A linha possui 5 produtos ao todo, é inteira revestida com uma pintura silicônica na cor cobre, a cor do momento no mundo da gastronomia. Ela combina design original com visual retrô, em peças feitas em alumínio com 3 mm de espessura, cabos de aço inox e revestimento interno em Quantanium PRO5, um antiaderente eficiente com partículas de cobre.

 

Para preparar sua comida a vapor, basta colocar o utensílio na panela, acrescentar água no fundo, sem deixar que ela encoste no suporte, cortar os alimentos em quadrados médios, tampar e levar ao fogo médio. Hoje eu utilizei a panela quadrada para cozinhar batatas, brócolis e cenouras como acompanhamento da minha refeição. Depois de cozidas, acrescentei um fio de azeite, sal e pimenta rosa. Uma delícia!

 

Você pode preparar qualquer alimento de sua preferência e, para facilitar, segue aqui o tempo médio de cozimento a vapor de alguns deles. Lembrando, é claro, que o tempo pode variar de acordo com o tamanho e quantidade do alimento.