SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

RISOTO DE PARMESÃO COM BACON CRISPY

15 Feb 2018

Não é de hoje eu declaro pro mundo que meu prato preferido é o Risoto. Eu amo esse clássico italiano! Acho ele completo, saboroso, cremoso e adoro a forma de preparo. 

O Risoto não é só um prato, é um ritual de preparação. É preciso muito carinho e atenção pra chegar no ponto correto. 

 

Temos alguns sabores tradicionais de Risoto, mas eu sou do contra e adoro inventar uma moda! :)

Vira e mexe preparo alguns recheios diferentes. Alguns dão certo e outro dão muito certo! Tenho uma lista de Risotos preferidos e alguns deles já postei por aqui, como o de Filé Mignon e Champignon ao Vinho Tinto, o de Queijos Parmesão e Brie e o de Limão Siciliano na Cestinha de Parmesão. Esses são meus queridinhos e sempre faço essas receitas para amigos especiais.

 

E hoje quero postar mais um que inventei aqui de última hora e deu super certo! Eu só tinha o queijo parmesão em casa, então não conseguia fazer o de queijos. Não tinha nenhuma carne ou cogumelos. Bom, na verdade eu quase não tinha nada em casa, só o arroz mesmo kkk

 

Decidi fazer uma receita simples, só de parmesão e foi então que me veio a brilhante ideia de usar um finalzinho de bacon que tinha na geladeira e fazer um crispy pra colocar em cima! Foi uma das melhores receitas que já fiz! Ficou maravilhoso! O crispy deu uma crocância especial ao prato e o parmesão, por ser mais salgadinho, foi suficiente para dar sabor.

INGREDIENTES:

 

1 colher de manteiga

½ cebola cortada em pequenos cubinhos

½ dente de alho picadinho

1 xícara de arroz arbóreo ou arroz carnaroli

1 xícara de vinho branco

200 ml de caldo de legumes (receita aqui)

200 gr de parmesão

30 gr de bacon

Sal

Pimenta

 

MODO DE PREPARO:


Corte o bacon em pequenos cubinhos, coloque em um prato forrado com papel toalha e leve ao microondas por 2 minutos. Se não tiver crocante o suficientes, leve novamente por 2 minutos até ficar crispy. Reserve.

Coloque a manteiga em uma panela funda e deixe derreter. Acrescente a cebola e o alho e deixe refogar até que fiquem transparentes.

Coloque o arroz e refogue até que a manteiga envolva toda a quantidade de arroz. Coloque o vinho branco e deixe evaporar um pouco. Está pronto quando você não sente mais o cheiro do álcool saindo da panela.

Em seguida, comece a colocar o caldo de legumes. Pode colocar umas 2 conchas cheias pois no começo, o arroz precisa de líquido para cozinhar e a partir da terceira vá colocando de uma em uma concha, lentamente e mexendo sempre.

Quando sentir que o risoto está quase no ponto, que é sempre al dente, acrescente o parmesão, mexa até que tudo esteja derretido, tempere com sal e pimenta e desligue o fogo.

Agora para finalizar, jogue um punhado de queijo parmesão, misture e sirva imediatamente com o bacon crispy.

 

RENDIMENTO:

 

2 porções

 

DICAS:

 

O ponto do risoto é sempre al dente, o que significa que ele é sempre meio durinho mesmo, tem que haver uma resistência quando o grão é mordido. Na dúvida, sempre prefira desligar o risoto mais durinho do que deixar cozinhar demais e passar do ponto ok? Se o grão cozinhar demais fica grudento e você não vai apreciar seu prato.

Acrescente um pouco de parmesão ao invés de manteiga para finalizar. Normalmente as receitas indicam a manteiga para finalizar o risoto, mas isso deixa os grãos oleosos demais e o prato acaba ficando um pouco gorduroso. Ao invés dela, acrescente o parmesão e dê apenas uma mexida na panela, com o fogo já desligado. Isso vai fazer com que seu risoto fique cremoso sem ficar oleoso! Essa dica vale ouro! :)

Faça seu próprio caldo de legumes! É infinitamente mais saudável e acrescenta um sabor bem mais elaborado no seu prato!

 

Please reload

Categorias
Instagram
Ei! Quer receber minhas receitas super quentinhas?
Coloque seus contatos abaixo