Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

CARDÁPIO COMPLETO DE NATAL

19 Dec 2017

Chegou a tão esperada comemoração de fim de ano e com ela as preocupações do que cozinhar para a Ceia de Natal.

Não importa se você é um convidado da festa ou se você é o anfitrião, fato é que terá que se preocupar em produzir pelo menos uma receita para a reunião tradicional de Natal.

 

De alguns anos para cá, a tradição de ficar horas na cozinha preparando a ceia tem dado lugar a um novo costume, o de apreciar uma boa conversa com a família e os amigos, reduzindo o tempo de preparo dos pratos para poder curtir ainda mais o clima delicioso de confraternização desse dia.

 

O costume de fazer a refeição de Natal juntos vem de lá de antigamente. Segundo conta a história, os europeus possuíam uma antiga tradição de no dia de Natal, deixar as portas de suas casas abertas para que quaisquer viajantes e peregrinos que estivessem passando por lá naquele momento pudessem entrar e também celebrar a noite de Natal.

 

O pensamento era de que tais pessoas, que por algum motivo estavam fora de suas residências de origem, pudessem encontrar ali um lugar para confraternizar nessa data tão especial.

 

Para que todos pudessem se servir tranquilamente, uma grande variedade de pratos era preparada para este dia. Com o passar dos anos, os viajantes que tinham tido essa experiência passaram a também preparar o mesmo ritual no dia de Natal e a tradição acabou se espalhando mundo afora.

 

A tradição continua e até hoje preparamos no mínimo uma entrada, um prato principal e uma sobremesa para comemorar com quem a gente quer bem! A mudança fica apenas por conta da praticidade que buscamos hoje em dia. Nada de ficar muito tempo na cozinha e sim poder aproveitar todas as rodas de conversa dos nossos amigos.

 

E então, definido que o cardápio será mais prático e não tão demorado, quais pratos preparar?

 

Pois bem, sabemos que existem alguns pratos já tradicionais nas mesas de Natal como o peru, a rabanada, a lentilha e o salpicão. Mas neste ano quero propor algo diferente utilizando ingredientes fáceis de encontrar e preparar. Quero propor um cardápio completo super prático, rápido, saboroso e o melhor, já harmonizado com os vinhos perfeitos para cada uma das receitas.

 

O que acham?!

 

Assim ninguém precisa quebrar a cabeça pensando nos pratos e todos podem apreciar uma boa taça de vinho enquanto se delicia com a companhia dos familiares e amigos!

 

Escolhi os vinhos na Grand Cru, maior rede de lojas de importação de vinhos exclusivos do Brasil. A Grand Cru conta com um site super completo com sugestões de vinhos por uvas, por vinícolas, por preço e ainda oferece cursos pela Grand École e participação na Confraria que dá direito a descontos, material exclusivo e recebimento de vinhos especiais em casa.

 

Ah! E o site é tão completo que você não tem trabalho nenhum para garantir suas garrafas, pode escolher por lá mesmo que eles tem um e-commerce em que você pode fazer suas escolhas e compras online e receber aí na sua casa.

 

Se preferir, pode conferir a loja mais perto de você dentre as 45 espalhadas por todo Brasil e voltar para casa com os vinhos da ceia garantidos!

 

CARDÁPIO COMPLETO DE NATAL

 

MINI CUSCUZ

 

A receita de Cuscuz tem origem no Marrocos e por lá é feita tradicionalmente com farinha granulada de trigo. Aqui no Brasil adaptamos e utilizamos a farinha de milho para preparar essa delícia nas versões Nordestina, que é feita sem recheio, e a Paulista, feita com ovos cozidos, tomates e azeitonas e que será servida como entrada no cardápio da nossa Ceia.

 

INGREDIENTES:

 

1/2 cebola picada

2 dentes de alho amassados

1 e 1/2 xícaras de farinha de milho

1 xícara de ervilha

1 xícara de milho verde

2 colheres de molho de tomate

1 xícara de azeitonas verdes

2 ovos cozidos (1 picado e outro em rodelas)

1 tomate em rodelas

Sal

Pimenta

Salsinha

Azeite

 

MODO DE PREPARO:

 

Deixe separadas algumas rodelas de tomate, ovo e algumas folhas de salsinha para decorar.

Refogue a cebola e o alho no azeite e em seguida acrescente o molho de tomate. 

Adicione a ervilha, milho, tomate, azeitona e deixe ferver um pouco. 

Agora é hora de colocar a farinha, tenha muito cuidado e coloque aos poucos para não empelotar. Misture o ovo cozido picado e mexa delicadamente para não esfarelar.

Escolha formas pequenas para dar um charme especial. Unte as forminhas e coloque os ingredientes separados no início formando uma bela decoração. Coloque fatias de ovo, de tomate e folhas de salsinha intercaladas até preencher o fundo inteiro de cada forma.

Agora despeje a massa do cuscuz e pressione levemente para que a base fique uniforme. Deixe esfriar e desenforme.

 

HARMONIZAÇÃO:

 

VINHO ROSE CASAL BRANCO TERRA DE LOBOS 

 

Com uma intensidade que começa logo na cor, este vinho possui notas de framboesas, amoras e morangos frescos em seu paladar e além das frutas, notas florais em seu aroma.

Seu corpo é bem mais intenso do que estamos acostumados a ver em outros roses, mas nem por isso