SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

3 RECEITAS DIFERENTES PARA VOCÊ EXPERIMENTAR NESTE VERÃO

18 Jan 2018

Não é só de porção de peixe frito que vivem os quiosques de praia. As receitas tradicionais têm dado lugar a um novo tipo de culinária que mistura influências regionais com ingredientes e temperos orientais e asiáticos.

 

Atualmente o Brasil é o lugar do mundo que abriga a maior população japonesa fora do Japão, cerca de 1,5 milhão de nikkeis, termo usado para determinar os japoneses e seus descentes.

 

No século passado os imigrantes japoneses vieram para o Brasil para trabalhar nas lavouras de café e encontrando algumas dificuldades, ficaram por aqui, se adaptando aos costumes de crenças, estilo de vida, idioma e é claro, a culinária.

 

Agora, uma coisa que eles provavelmente não imaginavam era que não só eles se acostumariam com a culinária do Brasil como o contrário também iria acontecer. A culinária japonesa está em sua maior alta no país.

 

Contando com algumas adaptações ao paladar brasileiro, a culinária japonesa possui muito prestígio e apreciação por aqui, estando presente em restaurantes, shoppings, churrascarias e em praticamente todos os espaços em que tenham comida.

 

Muita gente reclama da alteração dos ingredientes para agradar o paladar dos brasileiros com a produção de sushis preparados com cream cheese, maionese, abacate e morango, por exemplo.

 

O curioso é saber que isso acontece com milhares de outros pratos e ingredientes por conta de um fato estudado e comprovado: uma culinária não consegue entrar em contato com outra sem se misturar.

 

Isso acontece pois uma culinária é formada por costumes, práticas, técnicas, história e localização de um país. O fato de o país ter sido colonizado por outro, por exemplo, é um grande influenciador. Outra influência é a imigração, como o exemplo da forte presença japonesa no Brasil.

 

Tudo isso constrói o que chamamos de culinária local e regional. Essa culinária viaja o mundo através das imigrações e viajantes e em cada local precisa se adaptar aquela nova realidade. Seja porque o local é mais quente, mais frio, por falta de algum ingrediente, por abundância de outro... e é nessa mistura que novos pratos são criados.

 

No post de hoje trago algumas dessas misturas que deram super certo! A ideia foi criar um cardápio de receitas que muita gente não imagina, mas são servidas em lugares praianos!

 

A carne de sol do tradicional escondidinho que dá lugar ao bacalhau, o quente curry asiático usado em pratos tropicais e uma típica refeição havaiana feita com ingredientes bem brasileiros são os destaques que fiz especialmente para mostrar o quanto um cardápio pode ser extrovertido e que harmonizado com um bom vinho merece ser reproduzido em qualquer canto do país neste verão!

 

Escolhi os vinhos na Grand Cru, maior rede de lojas de importação de vinhos exclusivos do Brasil. A Grand Cru conta com um site super completo com sugestões de vinhos por uvas, por vinícolas, por preço e ainda oferece cursos pela Grand École e participação na Confraria que dá direito a descontos, material exclusivo e recebimento de vinhos especiais em casa.

 

Ah! E o site é tão completo que você não tem trabalho nenhum para garantir suas garrafas, pode escolher por lá mesmo que eles tem um e-commerce em que você pode fazer suas escolhas e compras online e receber aí na sua casa.

 

 

ESCONDIDINHO DE BACALHAU NA MORANGA

 

A moranga é um dos tipos de abóboras mais consumidas no Brasil. Com coloração bem alaranjada, gomos salientes e casca macia, é a mais indicada para fazer um delicioso escondidinho que nesta receita ganha o toque salgado do mar com o uso do bacalhau como recheio.

 

INGREDIENTES:

 

1 moranga grande

1 kg de bacalhau dessalgado, fervido e desfiado

2 dentes de alho

1 cebola

2 tomates sem pele

150 gr de requeijão cremoso

2 caixas de creme de leite

Azeite

Sal

Pimenta

Cheiro verde

 

MODO DE PREPARO:

 

Corte a tampa da moranga, retire as sementes de dentro e leve para assar enrolada em papel alumínio por uns 45 minutos a 220º. Enquanto isso prepare o recheio. Coloque azeite em uma panela e doure alho e cebola picados. Acrescente o bacalhau desfiado, os tomates cortados e misture bem. Adicione o creme de leite, o cheiro verde picado e mexa bem.

Retire a moranga do forno, forre o fundo com metade do requeijão cremoso, adicione o recheio do bacalhau e finalize com o restante do requeijão, tampando por completo o buraco na moranga.

Leve ao forno a 200ºC por aproximadamente 15 minutos.

 

HARMONIZAÇÃO:

 

VINHO BRANCO ROUND HILL CHARDONNAY

 

Com uma cor dourada marcante, esse vinho californiano possui aromas de maça e toques de baunilha e canela. Estão presentes também notas de pêra madura, limão e caramelo.

As notas de frutas cítricas e brancas garantem uma acidez média e uma textura macia, harmonizando muito bem com o bacalhau dessa receita.

 

CAMARÃO COM CURRY SERVIDO NO ABACAXI

 

Típico na culinária asiática, o curry é uma mistura de especiarias feita de açafrão da terra, cardamomo, gengibre, cominho, pimenta, cravo, canela e noz moscada.  Em cada região do mundo é preparado com ingredientes locais diferentes e nessa receita ganha notas tropicais de influencias tailandesas com o uso do abacaxi para compor o prato. 

 

INGREDIENTES:

 

300 gr de camarão

1 abacaxi

1 cebola pequena

1 dente de alho

100 ml de leite de coco

200 gr de requeijão cremoso

100 gr de queijo parmesão ralado

1 colher de chá de curry em pó

1/2 pimenta dedo de moça

Che