SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

3 PETISCOS DE PRAIA HARMONIZADOS COM VINHOS

12 Jan 2018

Com as altas temperaturas, nada melhor que pegar uma praia para relaxar e recarregar as energias para o ano que se inicia.

 

A grande maioria dos brasileiros escolhem como destino de férias as praias. Na hora de viajar, 77% dos brasileiros dizem que um destino no litoral é imprescindível para o descanso mais esperado do ano.

 

A preferência é pegar praia justamente na época mais quente do ano, no verão! E é por isso que no final de dezembro e começo de janeiro uma imensidão de pessoas corre para suas praias favoritas para curtir com a família ou com os amigos.

 

E essa estatística não é à toa não. A maioria dos brasileiros ama ir para o litoral, pois por aqui existem praias maravilhosas, incluindo a melhor praia do mundo! Isso mesmo, do mundo!

 

O TripAdvisor, maior site de viagens do mundo que conta com mais de 435 milhões de comentários e opiniões dos próprios viajantes, elege uma lista anualmente chamada Travellers Choice Awards desde 2002. Nessa lista estão os melhores hotéis, os melhores restaurantes, os melhores museus e por aí vai, tudo relacionado ao mundo de viagens.

 

E não é que na lista Travellers Choice Awards das Melhores Praias de 2017 a número 1 está aqui no nosso país?!

 

A eleita Melhor Praia do Mundo em 2017 é a Baía do Sancho em Fernando de Noronha.

 

Um dos comentários destacados no site conta que “você caminha por uma pequena trilha e nem imagina o que espera por você. Uma paisagem celestial que parece uma miragem.”

 

Incrível não é?

 

A Baía do Sancho é uma das baías de águas claras que fica localizada a oeste do Morro dos Irmãos e a leste da Baía dos Golfinhos, no arquipélago de Fernando de Noronha, um dos lugares mais lindos do nosso país.

 

A descrição parece mentira, mas é a mais pura verdade. A praia é bem isolada, a vegetação é nativa, a areia é branca e o mar verde-esmeralda. Coisa de filme mesmo!

 

Agora, as outras praias da lista também não ficam muito atrás no questão beleza não. Para quem ficou curioso e quer se programar para conhecer um dessas maravilhas, vou deixar a lista aqui das Melhores 10 Praias do Mundo segundo a Travellers Choice Awards:

 

1 – Baía do Sancho – Fernando de Noronha, Brasil

2 – Grace Bay – Providenciales, Ilhas Turcas e Caicos

3 – Eagle Beach – Palm Beach, Aruba

4 – Playa Paraiso – Cayo Largo, Cuba

5 – Siesta Beach – Siesta Key, Flórida

6 – La Concha Beach – Donostia-San Sebastián, Espanha

7 – Playa Norte – Isla Mujeres

8 – Radhanagar Beach – Ilha de Havelock, Andaman e and Nicolar Islands

9 – Praia de Elafonissi – Elafonissi, Grécia

10 – Galapagos Beach at Tortuga Bay – Puerto Ayora, Equador

 

Agora, se você não conseguiu tirar uma folguinha para curtir uma praia nessas férias, não se preocupe que eu tenho a solução perfeita!

 

Preparei um cardápio com 3 Petiscos de Praia Harmonizados com Vinhos que vão refrescar seu verão onde quer que esteja!

 

Escolhi os vinhos na Grand Cru, maior rede de lojas de importação de vinhos exclusivos do Brasil. A Grand Cru conta com um site super completo com sugestões de vinhos por uvas, por vinícolas, por preço e ainda oferece cursos pela Grand École e participação na Confraria que dá direito a descontos, material exclusivo e recebimento de vinhos especiais em casa.

 

Ah! E o site é tão completo que você não tem trabalho nenhum para garantir suas garrafas, pode escolher por lá mesmo que eles tem um e-commerce em que você pode fazer suas escolhas e compras online e receber aí na sua casa.

 

Agora é só anotar os ingredientes e os vinhos e correr preparar seu verão refrescante!

 

PORÇÃO DE LULA EMPANADA

Há quem diga que é japonesa por conta do tradicional tempurá, mas a verdade é que a origem da famosa porção de lula empanada é desconhecida. O que sabemos é que o método à doré vem da França e significa empanar o alimento em farinha de trigo, ovo, farinha de rosca e fritá-lo em óleo bem quente, criando uma casquinha crocante e irresistível.

 

INGREDIENTES:

 

500 gr de lulas limpas

Sal

Pimenta

2 ovos

1 xícara de farinha de trigo

1 xícara de farinha de rosca

1 limão Taiti

1 xícara de maionese

½ xícara de creme de leite

1 colher de mostarda

 

MODO DE PREPARO:

 

Junte raspas do limão e um pouco de pimenta moída na farinha de rosca e reserve.

Corte a lula em anéis e tempere com sal e pimenta. Passe os anéis pelos ovos batidos, em seguida pela farinha de trigo e por fim pela mistura de farinha de rosca. Frite em óleo quente e escorra bem com ajuda de papel toalha.

Para o molho misture maionese, creme de leite, mostarda e o suco do limão. Tempere com sal e pimenta e pronto.

 

HARMONIZAÇÃO:

 

VINHO ESPUMANTE CAVA REYES D ARAGON BRUT NATURE 

 

Feito através do método tradicional, com uma segunda fermentação dentro da garrafa, este vinho é bem mais fino e complexo que os demais Cavas. Possui aromas de abacaxi, manga e frutas tropicais e também a surpreendente nota de amêndoas.

É bastante equilibrado, possui uma coloração amarela pálida, bolhas pequenas e perlage persistente e acidez acentuada combinando muito bem com pratos como mariscos à provençal e a nossa porção de lula empanada.

 

 

CASQUINHA DE SIRI

Encontrada nas regiões litorâneas em quiosques, bares, restaurantes e em qualquer lugar que tenha sombra e água fresca, a casquinha de siri é servida como aperitivo ou prato principal, é feita basicamente de um creme com a carne do siri e leva este nome pelo uso da carapaça do caranguejo como recipiente para servir o prato.

 

INGREDIENTES:

 

400 gr de carne de siri desfiada

1 caixinha de creme de leite

1 cebola

1 dente de alho

3 colheres de azeite

2 tomates

½ limão taiti

½ pimenta dedo de moça

300 gr de queijo parmesão ralado

Salsinha

Sal

Pimenta

 

MODO DE PREPARO:

 

Em uma panela coloque o azeite e doure a cebola e o alho picados. Coloque a carne de siri, os tomates cortados, o suco do limão e a pimenta dedo de moça picadinha e deixe cozinhar em fogo baixo por 10 minutos.

Adicione o creme de leite e tempere com sal e pimenta. Coloque a salsinha picada, mexa bem e encha as casquinhas de siri. Cubra com queijo parmesão e leve ao forno a 200ºC apenas para gratinar. Se não tiver as casquinhas, pode servir em um refratário ou pequenos ramekins.

 

HARMONIZAÇÃO:

 

VINHO ROSÉ CHÂTEAU DE BERNE HOMMAGE RIVIERA IGP

 

Com uma coloração salmão claro, esse rose possui aromas de frutas vermelhas como framboesa, morango e amora. É bastante fresco e tem um toque de notas minerais que dá um charme especial ao vinho.

Com acidez acentuada, harmoniza muito bem com pratos de frutos do mar.

 

 

DADINHOS DE TAPIOCA

Como inúmeras receitas famosas, os Dadinhos de Tapioca surgiram como um acidente na cozinha. Rodrigo Oliveira, Chef do Mocotó, estava experimentando algumas versões diferentes de bolinhos e quando estava quase jogando uma das massas fora por ter endurecido, pensou em cortar em cubinhos e pronto, acabou criando um dos aperi