SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

RAVIOLI DE ESTRELA

20 Dec 2017

A ceia de Natal será daqui há alguns dias e você ainda não sabe que receita irá preparar para surpreender sua família e amigos? Pois eu tenho uma resposta perfeita. Você já viu algo tão lindo e natalino quanto este ravióli em formato de estrela? É uma receita fácil, simples e rápida, afinal, foi-se o tempo em que a gente perdia horas e horas no dia 24 cozinhando desde cedo, não é mesmo?

Pensando nisso, resolvi preparar uma massa como sugestão de um dos pratos principais da ceia deste ano. Eu sou suspeita pra falar, mas a massa é uma das comidas mais incríveis do mundo. Praticamente infalível, agrada a todos, de crianças a adultos, é incrivelmente simples de fazer (apesar de muita gente não acreditar) e pode ser recheada com praticamente qualquer ingrediente que sua imaginação mandar. É o coringa da cozinha que, no final das contas, sempre vira o integrante principal das refeições. Neste caso, literalmente a “Estrela da Ceia”!

 

E falando em estrela, você sabe os significados por trás dos símbolos de Natal? Itens como árvore, bolas, Papai Noel, guirlanda, presépio e estrela são essenciais nas decorações natalinas, mas pouca gente sabe suas simbologias. A data é cheia de imagens que nos remetem ao dia de Natal e, mesmo nos tempos modernos, a tradição continua no mundo todo. Vamos conhecer seus significados?

 

Árvore: o pinheiro usado nas tradicionais árvores de Natal simboliza a vida, pois é a única árvore que se mantém verde o ano inteirinho, mesmo no inverno. É um símbolo de esperança, alegria e vida.

 

Bolas: os enfeites colocados nas pontas dos galhos das árvores representam os frutos da vida e também os desejos que queremos perto de nós como amor, esperança e perdão.

 

Papai Noel: o bom velhinho de roupas vermelhas e longas barbas é uma referência ao bispo nórdico São Nicolau, que tinha o hábito de ajudar pessoas pobres. A lenda conta que ele colocava um saco com moedas perto da chaminé das pessoas que precisavam de ajuda.

 

Guirlanda: colocadas nas portas das casas, indica boas vindas aos visitantes. É o símbolo de paz e boas intenções para aquela casa e família.

 

Estrela: presente em praticamente todas as árvores e decorações de Natal, simboliza a luz da esperança para o próximo ano.

 

E foi esse símbolo tão característico do Natal que escolhi para a minha receita de ravióli. Para ficar ainda mais natalino, fiz a massa utilizando espinafre, deixando-a verde! Incrível, né? Eu escolhi a cor verde para dar um toque especial à ceia, mas você pode utilizar a técnica de tingir a massa com outros ingredientes: cenoura, beterraba ou manjericão.

 

Para fazer estas lindas estrelinhas, eu usei o cortador de ravióli da Eppicotispai, empresa italiana que produz artigos de excelente qualidade para o preparo de massas frescas. A linha conta com cortadores em formato quadrado, circular, de coração e de estrela, além de muitos outros produtos como rolo cortador, varal e tela para secar alimentos e tábua para gnocchi. Os cortadores de ravióli são super fáceis de usar, práticos e podem ser usados não apenas para as massas, mas também como moldes para fazer pizzas e biscoitos. Sem falar na praticidade e na perfeição: todos os raviólis ficam perfeitamente iguais!

 

Agora que já sabe qual receita especial preparar para sua ceia, é só anotar os ingredientes e esperar o Natal chegar!

 

INGREDIENTES
200 g de farinha de trigo
2 ovos
15 folhas de espinafre
200 de ricota
100 g de amendoim
1 limão Taiti
Sal
Pimenta
Molho de tomate

 

MODO DE PREPARO
Bata no liquidificador ou no processador os ovos com as folhas de espinafres lavadas até tudo ficar verde. Faça um buraco, tipo um vulcão, com a farinha de trigo e despeje o líquido no meio. Vá misturando calmamente, do centro líquido para as laterais, até obter uma massa homogênea. Sove até que a massa fique lisa, enrole em plástico filme e leve para a geladeira por 15 minutos. Enquanto isso, faça o recheio. Junte a ricota, o amendoim picado, o suco do limão Taiti e misture tudo muito bem. Tempere com sal e pimenta e reserve.

 

Abra a massa na máquina para macarrão Marcato, passando até o número 7, se gostar da massa mais grossa, ou até o número 8, se gostar da massa mais fina. Coloque a folha de massa sobre uma superfície lisa e levemente enfarinhada; coloque o recheio ao longo da folha, espaçando para conseguir cortar depois. Coloque outra folha de massa por cima, pressione muito bem ao redor dos recheios para tirar todo o ar de dentro e pressione o cortador em formato de estrela.

 

Retire o excesso de massa e reserve as estrelas. Coloque água para aquecer e, quanto tiver fervido, coloque as estrelas para cozinhar. Não coloque todas de uma vez para não correr o risco de grudar, coloque em torno de 5 por vez. Cozinhe por 6 minutos, retire com o escorredor e coloque no prato. Sirva com o molho de tomate feito com o extrato que já ensinei por aqui e pronto!

 

RENDIMENTO
6 porções

 

DICAS
Você também pode servir com molho branco, não tão natalino, mas uma delícia também! 

Para conferir a linha Eppicotispai e outros produtos da Imeltron acesse o site:

www.imeltron.com.br