SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

CUCA DE DOCE DE LEITE

6 Dec 2017

Logo no começo de novembro, a gente já encontra decorações, enfeites e receitas de Natal em shoppings, lojas e restaurantes. Mas é oficialmente em dezembro que começa a bater o desespero e a cair a ficha de que a ceia já está aí, batendo à nossa porta, e a gente ainda não sabe o que vai preparar, não é verdade? Seja como anfitrião da festa ou como convidado, é impossível fugir da responsabilidade de levar algum prato para o dia de Natal.

 

Com tantas opções de receitas bacanas por aí, decidi que, neste ano, vou unir tradição e inovação em meus pratos de sugestão para a ceia de Natal. Acho importante manter as raízes, escolhendo ingredientes que nos remetem às reuniões de nossa infância, mas acredito que podemos inovar e usá-los de outras formas, com receitas diferentes ou apenas com uma apresentação mais moderna e bonita.

 

Aqui no blog, farei diversas sugestões legais para todos os tipos de pessoas, ajudando você a escolher o melhor prato e a fazer bonito na ceia deste ano! A sugestão de hoje é de um prato para a sobremesa que vai fazer qualquer um ir direto nele na hora de escolher entre todos os doces da mesa: uma cuca.

 

Você conhece a cuca?

 
A cuca é um doce de origem alemã, produzida basicamente como um pão e uma cobertura de farofa doce. É uma tradição germânica e, por lá, é chamada de streuselkuchen, que em alemão significa “bolo de flocos”. Em alemão: kuchen = "bolo" e streusel = "granulado" ou "flocos”, algo como cuca de farofa.

 

Os principais ingredientes de uma cuca tradicional são farinha, açúcar e manteiga. Já o recheio depende da criatividade de cada um, sendo mais comuns os de banana, coco, chocolate e doce de leite. Mas a criatividade das pessoas é incrível e, hoje em dia, achamos até mesmo cucas salgadas como as de linguiça, super tradicionais no Rio Grande do Sul.

 

Aliás, foi no Rio Grande do Sul que eu experimentei pela primeira vez essa maravilha! Por lá, a cuca é extremamente tradicional e a gente encontra em qualquer padaria, com vários sabores diferentes. A cuca, ou streuselkuchen, tem origem na Silésia e na Prússia e foi desta região que vários imigrantes alemães vieram para o Brasil, se alocando no sul do país.

 

Antigamente, por conta dos altos valores da farinha e do açúcar, os alemães faziam a cuca apenas em ocasiões super especiais, principalmente na ceia de Natal. E adivinhe só a minha ideia? Sim, fazer uma das cucas mais tradicionais para a ceia de Natal! Sem dúvida, uma das minhas preferidas (e aposto que a de muita gente) é a de doce de leite, e foi este sabor que escolhi para a minha “Cuca de Natal”. Ela fica linda e tem tudo a ver com a proposta da ceia.

 

E como eu queria fazer algo bem tradicional, ao invés de simplesmente comprar um doce de leite no mercado, resolvi fazer o meu com leite condensado cozido na panela de pressão! Afinal de contas, cuca é uma receita com cara de casa de avó e eu não poderia deixar de lado essa tradição que lembra infância, o doce de leite caseiro, não é mesmo?

 

Já recebi várias mensagens aqui no blog me perguntando quanto tempo precisa deixar cozinhando o leite condensado, se o doce fica igual ao comprado, e a mais importante: se é seguro fazer isso em casa. A minha resposta é sempre a mesma para essa última e mais importante pergunta: é seguro sim, desde que você use uma boa panela de pressão.

 

O uso da panela de pressão não precisa ser um tabu, basta escolher uma marca confiável. Assim, ela se torna uma aliada essencial e imprescindível em qualquer cozinha! Uma boa panela de pressão é aquela que garante a vedação completa, impedindo que o vapor escape. O vapor vai se acumulando dentro da panela, a pressão interna aumenta, fazendo com que o alimento seja cozido em até 3 vezes mais rápido do que nas panelas comuns. Isso mesmo, 3 vezes!

 

Ao escolher bem uma panela de pressão, você poderá contar com ela por muitos e muitos anos. Aqui em casa, eu uso a panela de pressão da Barazzoni, marca italiana muito conhecida, presente em mais de 80 países. Seus produtos possuem um design tão incrível que já ganharam até prêmios ao redor do mundo. A panela é feita com aço inox 18/10 e fundo triplo de 5 mm; é certificada pelo Inmetro, e tem alças ergonômicas, que não esquentam durante o uso.

 

O grande diferencial desta panela está no design da tampa e nas 3 válvulas que não permitem sua abertura se houver pressão interna. Ou seja, oferece muito mais segurança. Além disso, seu fundo triplo permite o cozimento total do alimento, e o perfil em forma de “H” da borracha permite maior vedação, facilitando o fechamento e abertura da panela, com menos desgaste.

 

Perdeu o medo da panela de pressão? Agora é só garantir a sua para preparar potes e mais potes de doce de leite caseiro para sua cuca de Natal!

 

INGREDIENTES
3 ovos
1 e ½ xícara de açúcar
½ xícara de óleo
½ xícara de leite
4 xícaras de farinha de trigo
3 colheres de chá de fermento
50 g de manteiga
1 lata de leite condensado

 

MODO DE PREPARO
Para fazer o doce de leite, retire o rótulo do leite condensado e coloque a lata na panela de pressão, cobrindo com água até uns 3 dedos acima da lata. Tampe a panela e leve em fogo médio a alto. Assim que pegar pressão, abaixe o fogo e conte 25 minutos. Desligue o fogo e mantenha a panela fechada por mais 10 minutos. É o tempo suficiente pra terminar de cozinhar e sair toda a pressão. Retire a lata da panela, passe em água corrente e espere mais 5 minutos para abrir.

 

No liquidificador, bata os ovos, 1 xícara de açúcar, o óleo e o leite. Despeje em uma tigela e coloque 3 xícaras de trigo. Misture tudo muito bem e adicione 2 colheres de fermento. Despeje o conteúdo em uma assadeira untada e enfarinhada e, por cima, coloque o doce de leite, espalhando bem por toda a forma. Em um recipiente separado, coloque o restante do trigo, do fermento, do açúcar e a manteiga, e mexa bem com as pontas dos dedos até virar uma farofa. Cubra a massa com esta farofa e leve ao forno pré-aquecido a 180º C por aproximadamente 30 minutos.

 

RENDIMENTO
1 cuca média

 

DICAS
O tempo do cozimento do doce de leite vai influenciar na cor e textura. Quanto mais tempo deixar, mais durinho e escuro seu doce de leite ficará.

Você pode conferir a Panela de Pressão Barazzoni e outros produtos da Imeltron no site:

www.imeltron.com.br