SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

FILÉ MIGNON SUÍNO NA MOSTARDA

4 Dec 2017

Parece mentira o que vou dizer agora, mas é verdade...

 

O Natal está chegando!

 

Não sei se é uma impressão minha, mas os anos têm passado mais e mais rápido. Nem bem começamos a nos aquecer e já temos que nos preocupar com o grande momento: a ceia de Natal!

 

Sim, meus amigos. A ceia de Natal acontece repetidamente todos os anos e mesmo assim sempre é uma preocupação. Tem gente que não come carne, tem gente que não gosta de frutas misturadas na comida e tem gente que odeia uva passada misturada em todas as receitas da mesa.

 

E por isso é sempre uma aventura participar de uma ceia. Seja como anfitrião ou como participante, você certamente terá que escolher e preparar uma receita típica para o encontro de família e amigos.

 

Mas quem foi que determinou quais são os pratos típicos de Natal?

 

Bom, antes de falar sobre isso precisamos voltar no tempo e entender de onde saiu essa ideia de ceia no dia de Natal.

 

Segundo conta a literatura, os europeus possuíam um antigo costume de, no dia de Natal, deixar as portas de suas casas abertas para que quaisquer viajantes e peregrinos que estivessem passando por lá naquele momento pudessem entrar e também celebrar a noite de Natal.

 

O pensamento era de que tais pessoas, que por algum motivo estavam fora de suas residências de origem, pudessem encontrar ali um lugar para confraternizar essa data tão especial.

 

Para que todos pudessem se servir tranquilamente, uma grande variedade de pratos era preparada para este dia. Com o passar dos anos, os viajantes que tinham tido essa experiência passaram a também preparar o mesmo ritual no dia de Natal e a tradição acabou se espalhando mundo afora.

 

A partir do momento que o costume se espalhava em determinado país, ganhava um prato típico local, apresentando cada um sua particularidade culinária. Nos Estados Unidos as pessoas costumam comer peru em datas importantes como Ação de Graças e Natal. Na Alemanha as receitas para a ceia são repletas de carne de porco. Já na Polônia a mesa é feita de peixes já que nessa época do ano é proibido o consumo de carne vermelha no local...

 

E por aí vai. Cada país tem suas características que determinam o que será levado para a ceia de Natal e aqui no Brasil não é diferente. Por aqui misturamos alguns pratos tradicionalmente europeus com adição de receitas americanas. Na lista estão o tradicional peru americano, a rabanada e o bolinho de bacalhau portugueses e a lentilha e o panetone dos italianos.

 

Mas olha, nem tudo vem de fora! O salpicão, presente em praticamente todas as ceias, é uma receita típica do Brasil! O prato é uma mistura de legumes e carne desfiada que também possui variações mas quase sempre leva maionese, cenoura, batata, carne de frango, salsão e alguma fruta como abacaxi ou maça verde.

 

Respondendo a pergunta do começo então, a definição de pratos típicos para a ceia de Natal é baseada em fatos históricos e culturais de cada país, mas é muito importante levarmos em consideração os aspectos peculiares também de cada região, cidade, vila e até mesmo de cada família.

Pensando nisso, que no final das contas a gente mesmo pode definir quais são nossos pratos típicos, decidi criar uma sugestão de prato delicioso, fácil, rápido e com a cara de ceia de Natal, mas fugindo um pouco dos já tradicionais peru, tender e chester. 

 

E não é que eu não goste dessas carnes não, eu adoro, mas gosto muito da ideia de inovar, usar elementos tradicionais com novos ingredientes, com novas formas de apresentar, com novos temperos... e foi por isso que criei então essa receita de Filé Suíno na Mostarda. A tradição veio de usar carne de porco e o acompanhamento de farofa e batatas, itens comuns nas nossas ceias, e a inovação veio de preferir o filé suíno ao invés do tender e de usar a mostarda como molho, ao invés dos tradicionais laranja ou abacaxi.

 

A combinação ficou espetacular. A receita é prática, rápida, simples e incrivelmente saborosa, perfeita para impressionar na ceia deste ano!

 

Bom, problema resolvido então né?

 

Não! Parte importantíssima da ceia é a decoração. É simplesmente impossível fazer uma boa celebração de Natal sem itens decorativos que remetam à época mais feliz e amorosa do ano.

Se você for o anfitrião da ceia, precisa de bandejas, guardanapos e toalhas com o tema para deixar sua festa completa. Se você for uma visita, precisa de, no mínimo, a bandeja natalina em que vai levar sua deliciosa receita de Filé Suíno na Mostarda não é?!

 

Eu escolhi essa bandeja da Michel Design Works com direito à Papai Noel, trenó e renas para deixar minha receita ainda mais linda! A marca americana é trazida ao Brasil exclusivamente pela Anova Trade e tem produtos maravilhosos com estampas e temas de cair o queixo. O material dos produtos da marca é de altíssima qualidade, a melamina da Michel é perfeita para o serviço de alimentos até 65ºC e você pode até lavar direto no lava louças.

 

 

A coleção Christmas tem todos os itens que você precisa para compor uma ceia de Natal incrível que vão de bandejas, bowls e pratos à guardanapos e trilhos de mesa. Todos com estampas natalinas com os principais ícones como Papai Noel, renas, pinhas e trenó.

 

Agora você pode parar de se preocupar, pois já sabe a receita que irá preparar e onde encontrar seus itens de decoração de Natal! É só relaxar e esperar o Papai Noel chegar :)

INGREDIENTES:

 

1 filé mignon suíno

4 colheres de mostarda amarela

2 colheres de mostarda à l´ancienne (mostarda que vem com os grãos, facilmente encontrada na gôndola de mostardas)

Sal

Pimenta

250 gr de farinha de milho

1 bananas

Azeite

100 gr de bacon

1 limão Taiti

1 ramo de salsinha

4 batatas grandes

1 ramo de alecrim

 

MODO DE PREPARO:

 

Besunte o filé com as mostardas, passando por toda a carne. Em seguida tempere com um pouco de sal e pimenta, aqueça uma frigideira com um fio de azeite e sele todos os lados do filé. Esse passo é rápido ok, é apenas para dar uma dourada e formar uma crosta no filé, ele será cozido no forno. Retire e coloque no meio de uma assadeira.

 

Corte as batatas em pequenos cubos e coloque também na assadeira, em volta da carne. Por cima das batatas coloque azeite, sal, pimenta, raspas do limão e o alecrim. Leve tudo para o forno pré aquecido a 200ºC por aproximadamente 45 minutos ou até dourar por completo.

 

Enquanto espera, vamos preparar a farofa. Corte o bacon em cubos e frite em uma panela, sem nada de óleo. Retire e reserve. Com o óleo que soltou do próprio bacon, frite a banana cortada em rodelas. Quando tiverem amolecido um pouco, acrescente a farinha de milho, a salsinha picada, o suco do limão, o bacon frito e tempere com sal e pimenta.

 

Sua receita de ceia está pronta!

 

RENDIMENTO:

 

4 porções

 

DICAS:

 

Não se esqueça de incrementar a receita conforme sua tradição. Você pode acrescentar ou retirar algum ingrediente conforme o seu gosto use sua criatividade!

Você pode conferir essa linha da Michel Design Works e outros produtos da Anova Trade no site: