SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

PEIXINHO DE HORTA

27 Nov 2017

Por aqui já contei que adoro utilizar as PANCS – Plantas Alimentícias Não Convencionais – para dar um toque especial em alguns pratos.

 

Essas plantas costumam ser super nutritivas e gostosas, mas não achamos com tanta facilidade por falta de interesse dos mercados.

 

Umas das PANCS mais conhecidas é a Stachys byzantina chamada de “peixinho” “lambari” ou “peixinho da horta”.  A folha é peludinha, comestíveis e acredite muito saborosa.

 

Essa planta é bastante rústica, se reproduz facilmente e é resistente a insetos e doenças. Na medicina popular é usada como calmante de tosse e irritações na faringe.

 

Ultimamente tem ganhado destaque na gastronomia sendo usada como uma opção de aperitivo bastante interessante! Normalmente fritas, empanadas ou a milanesa, as folhas ganham um tamanho e formato que lembra muito um peixe frito e por isso a cultura popular de chamá-la de “peixinho”.

 

Apesar de não ser uma planta tão comum, conseguimos achá-las em mercados que vendem produtos orgânicos ou em feiras de produtos naturais. Como nascem e crescem facilmente, às vezes achamos até mesmo no meio de hortas de rua.              

  

 Se tiver uma plantação de “peixinho” perto de você ou se achar em algum mercado, pode testar essa receita que eu tenho certeza que vai se surpreender!

INGREDIENTES:

 

Folhas de “peixinho”

½ xícara de farinha de trigo

½ xícara de água

1 colher de sopa de maizena

½ colher de fermento

Sal

Pimenta

Azeite

Manteiga

 

MODO DE PREPARO:

 

Lave bem e seque as folhas. Em uma tigela misture o trigo, a água, maizena e fermento, tempere com sal e pimenta e passe uma folha por vez nessa mistura, empanando por completo.

Esquente uma frigideira com um pouco de azeite e manteiga, apenas o suficiente para cobrir o fundo da frigideira.

Coloque as folhas na frigideira, pode colocar várias ao mesmo tempo, mas sem sobrepô-las. Deixe dourar de um lado, vire e deixe dourar do outro.

Retire da frigideira e coloque em um papel toalha para secar e pronto!