SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

CHARUTO DE FOLHA DE UVA

16 Nov 2017

A culinária árabe sempre me encantou. Com receitas bem temperadas e regadas com limão e azeite, os pratos são sempre bem aromáticos, leves e muito saborosos.

 

Uma das receitas árabes que mais adoro é o Charuto de Folha de Uva. A origem dessa receita é controvérsia, pode ter sido criada na Europa Central ou no Oriente Médio, além de ser feita com repolho.

 

No Brasil o charuto de folha de uva é um dos pratos mais apreciados e conhecidos da culinária árabe. Por lá a receita é chamada de yabrak, que significa folha. São muito consumidos em todo o mediterrâneo, da Grécia ao Egito, passando pela Turquia e Síria.

 

Em cada região o charuto é preparado de formas e com ingredientes diferentes, mas o conceito da receita é basicamente o mesmo, carne e arroz temperados cozidos em uma folha de uva.

 

Essa receita que preparei não tem muito segredo, a preparação e cozimento são bem mais simples do que a gente imagina! Então anota aqui o que você precisa para preparar essa delícia aí na sua casa.

INGREDIENTES:

 

Folhas de uva

300 gr de carne moída crua

100 gr de arroz cru

1 limão

Sal

Tempero sírio (se não tiver, pode utilizar pimenta do reino)

Hortelã

Azeite

 

MODO DE PREPARO:

 

Comece cortando bem rente o talo da folha para não amargar a receita. Coloque um pouco de água em uma panela pequena. Quando a água tiver fervido, jogue as folhas de uva por apenas alguns segundos. O procedimento é apenas para amolecer as folhas, retire e escorra assim que mudarem de cor. Misture a carne, o arroz, suco da metade de um limão, hortelã picado e tempere com sal e tempero sírio ou pimenta. Abra uma folha, coloque um pouco de recheio no centro, dobre as laterais primeiro e em seguida enrole bem firme.

 

Coloque os charutos um ao lado do outro em uma panela, eles precisam estar bem encaixados para não abrir, coloque outras folhas de uva nos cantos ou buracos, caso tenha sobrado espaço. Cubra-os com água e o suco da outra metade do limão.  Para evitar que os charutos abram, coloque um prato ou um recipiente pequeno por cima de tudo isso, para fazer peso.

Leve ao fogo médio por aproximadamente 35 minutos e pronto.

 

RENDIMENTO:

 

15 charutos

 

DICAS:

 

Você pode fazer a mesma receita utilizando repolho que é bem mais fácil de achar. Sirva com azeite por cima para umedecer um pouco as folhas cozidas.

Please reload

Categorias