SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

3 RECEITAS MARAVILHOSAS DE HAPPY HOUR PARA ACOMPANHAR UM BOM VINHO

17 Nov 2017

Você tem pelo menos uma garrafa de vinho na sua casa?

Você sai por aí contando os benefícios para saúde de tomar uma taça de vinho por dia?

O vinho é a sua bebida universal para comemorar conquistas?

 

Se você respondeu sim às perguntas acima... Você foi laçado por uma paixão avassaladora chamada “Vinhos".

 

A bebida, rodeada de mistério com seus termos específicos como enólogo, taninos e terroir, tem ganhado cada vez mais espaço nas casas e nos corações das pessoas ao redor do mundo. Segundo a OIV – Organização Internacional da Vinha e do Vinho – o consumo de vinho no mundo, em 2016, chegou a 242 milhões de hectolitros.

 

O Brasil está no radar como importante produtor e consumidor da bebida, mostrando-se como um país com potencial de consumo cada vez maior.

 

É fato que a maioria de nós lembra das mesas de almoço dos nossos nonos italianos repletas de macarronada e garrafas de vinho tinto, não é? Mas uma das estatísticas mais bacanas do consumo de vinhos é a de que os jovens entre 21 a 35 anos tem sido um dos grandes públicos da bebida. Ao que tudo indica, a nova geração se rendeu à experiência única que é apreciar uma boa taça de vinho.

E eu estou nessa estatística! Há alguns anos comecei a consumir vinhos e confesso que hoje é quase impossível trocar uma taça de vinho por qualquer outra bebida! Sou apaixonada pela experiência toda, desde pensar na escolher da garrafa, do ano e da uva até a preparação de um jantar com o ritual de cozinhar já apreciando a bebida.

 

E é por isso que agora temos uma nova aba inteiramente dedicada aos vinhos aqui no Blog!

 

Mas calma lá. Já quero fazer uma pausa para esclarecer desde agora que ninguém gosta de coisa chata e complexa não é?! Então a intenção por aqui vai ser de aprender, ensinar, estudar e, acima de tudo, vivenciar com diversão o incrível universo dos vinhos! Cada pessoa tem as suas preferências e gostos pessoais e, portanto, ninguém aqui vai dar uma de “enochato” tá? 

 

Seja para se tornar um enófilo, um enólogo ou um sommelier, a ideia é desfrutarmos juntos a bela caminhada de aprender cada vez mais um pouquinho sobre as peculiaridades que envolvem a bebida.

 

Já começou a complicar né? Então vamos lá. Como disse, o mundo dos vinhos é, de fato, rodeado de termos e palavras específicas. A gente não precisa entender tim tim por tim tim para poder escolher uma garrafa de vinho pro jantar, mas é essencial termos mais e mais conhecimento sobre o assunto para conseguir acertar na escolha.

 

A gente vai ter muito tempo pela frente para falar de assuntos como por que ter uma adega, o que é um sommelier ou se o vinho deve ou não ser decantado.

 

E para começar nossa viagem ao mundo dos vinhos, vou trazer um dos temas mais falados desse universo: a Harmonização

A harmonização é um ramo do estudo dos vinhos que tem por objetivo entender como a bebida e o prato conseguem contribuir de forma mútua para realçar as melhores características um do outro.

 

Ou seja, não é graça ou frescura não, são estudos e experimentos reais que demonstram que a combinação entre um vinho específico e um alimento específico dá super certo e ressalta os sabores e aromas de cada um deles, proporcionando uma experiência muito mais completa.

 

Como nenhuma teoria é melhor que a prática, a gente vai logo partir para o que o gosto mais de fazer, cozinhar! E é então explicando na prática os motivos do que porque escolhi, junto com a sommelier da Grand Cru, determinado vinho para determinada receita que a gente vai aprender um pouco mais sobre a tal harmonização.

 

Como estou naquela lista dos jovens apaixonados pelos vinhos, decidi escolher outra tendência que certamente tem sido influenciada por esse pessoal: tomar vinho no Happy Hour! Isso mesmo, deixar de lado as cachaças e cervejas e trazer o encontro semanal dos amigos para outro patamar!

 

A combinação entre um bom vinho e o aperitivo certo vai deixar qualquer Happy Hour muito mais divertido, descontraído e delicioso. E como a minha intenção é facilitar a sua vida, preparei três receitas especiais dignas de um belo Happy Hour!

 

Escolhi os vinhos na Grand Cru, minha nova parceira, maior rede de lojas de importação de vinhos exclusivos do Brasil. A Grand Cru conta com mais de 45 lojas no Brasil inteiro e ainda tem um site super completo com sugestões de vinhos por uvas, por vinícolas, por preço e ainda oferece cursos pela Grand École e participação na Confraria que dá direito a descontos, material exclusivo e recebimento de vinhos especiais em casa.

 

Ah! E o site é tão completo que você não tem trabalho nenhum para garantir suas garrafas, pode escolher por lá mesmo que eles tem um e-commerce em que você pode fazer suas escolhas e compras online e receber aí na sua casa.

 

Tá fácil se tornar um apaixonado por vinhos hein?! Agora é só checar as seleções de receitas e vinhos que preparei com carinho e correr preparar um Happy Hour pra lá de especial para os seus amigos!

BRUSCHETTAS DE QUEIJO BRIE COM PRESUNTO DE PARMA

 

INGREDIENTES:

 

Pão italiano

Queijo brie

Presunto de Parma

Azeite

Alecrim

 

 

MODO DE PREPARO:

 

Coloque as fatias do Presunto de Parma em uma assadeira antiaderente e leve ao forno pré aquecido a 180ºC por aproximadamente 15 minutos. Retire e reserve.

Corte o pão italiano em fatias de aproximadamente um dedo, disponha em uma assadeira, regue com um fio de azeite e coloque fatias do queijo brie por cima. Leve para o forno a 200ºC até o queijo derreter, aproximadamente 10 minutos. Retire, pegue o Presunto de Parma que já estará frio e, portanto bem crocante e quebre pequenos pedaços, jogando por cima das bruchettas prontas.

Para finalizar, coloque um ramo de alecrim enquanto a bruschetta ainda está quente, ele irá aromatizar seu prato deixando-o ainda mais incrível.  

 

 

HARMONIZAÇÃO:

 

Espumante Victoria Geisse Extra Brut Vintage

 

Esse espumante é extremamente refrescante, possui aromas de pêra, maça verde e flores. É feito a partir do método champenoise, mesmo método usado para a produção da tradicional Champagne, que harmoniza perfeitamente bem com o queijo brie.

A acidez desse espumante é a ideal para limpar o paladar do marcante presunto de Parma.

 

 

 

ARANCINI

INGREDIENTES:

 

200 gr de risoto pronto

50 gr de parmesão ralado

Farinha de rosca

Farinha de trigo