SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

O QUE FAZ UM MESTRE CERVEJEIRO?

22 Nov 2017

Você já ouviu falar de Mestre Cervejeiro?

A profissão, que ganhou fama recentemente aqui no Brasil, é conhecida mundialmente e existe há muitos anos lá fora. E sim: é uma profissão! Já imaginou trabalhar degustando uma das bebidas mais apreciadas do mundo? Mas, antes de pensar que esse é o emprego dos sonhos, vale a pena conhecer um pouco mais e entender que o trabalho é bastante específico, técnico e exige muito conhecimento.

Pois bem, o Mestre Cervejeiro é o profissional responsável pela qualidade do produto, tanto em sua fase de desenvolvimento quanto na fase de produção. O trabalho envolve a seleção da matéria-prima, o acompanhamento do passo a passo da fabricação e a assinatura dos diferentes tipos de cerveja ou chope. 

 

O Brasil é o terceiro país no ranking mundial de consumo de cervejas, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos. Isso faz com que o mercado da produção de cerveja aumente todos os dias por aqui, e com que o cargo de Mestre Cervejeiro seja cada vez mais necessário em todas as empresas que produzem esta bebida, da pequena e artesanal até a grande e industrial.

 

Além das tarefas mencionadas acima, degustar as cervejas está no rol de atribuições deste cargo. Claro que em pequenas doses e, ao final do dia, o Mestre terá degustado uma quantidade bem menor do que a presente em uma latinha de cerveja, e de forma treinada.

 

E se você, assim como eu, também adora esta bebida e deseja apreciar mais que uma latinha, algumas dicas valiosas podem fazer a diferença na hora de degustar cervejas especiais!

 

Visual
Antes de apreciar a cerveja, observe a coloração, a transparência, a limpidez e a espuma. Você vai se surpreender ao ver o quanto elas são diferentes entre si: algumas douradas com espumas brancas, outras com coloração rubi e espumas creme, e outras pretas com espumas marrons.

 

Olfato
Assim como na degustação de vinhos, o olfato representa 80% das sensações da bebida. Feche os olhos e tente fazer associações com os aromas presentes naquela cerveja. Perceba se possui toques florais, frutas, de especiarias, tostados ou adocicados.

 

Paladar
Neste aspecto, diferentemente dos vinhos, a cerveja deve ser tomada rapidamente, a famosa “golada”. Isso porque é no palato que concluímos as sensações da cerveja. Observe se ela é doce, amarga, azeda ou ácida.

 

Copo ideal
A escolha do copo correto influencia em muitos fatores na percepção de sabor de uma cerveja. Além de, obviamente, deixar a degustação mais bonita, a análise sensorial da bebida é completamente alterada de acordo com a escolha do copo, fazendo a diferença na hora de auxiliar a formar e manter a espuma, potencializar os aromas e os sentidos olfativos de cada ingrediente.

 

Mas calma, você não precisa ser um Mestre Cervejeiro para saber escolher o copo correto! O segredo está em conhecer as características de cada copo para cada estilo de cerveja. Por exemplo, se a cerveja for aromática, você precisa de um copo com borda mais larga para que os aromas se volatizem. Ao contrário, se a cerveja for leve e delicada, a borda deve ser mais estreita para que os aromas fiquem concentrados.

 

Para facilitar, escolhi as seis cervejas mais bebidas no Brasil com as características que cada uma delas possui e com os copos ideais para serem apreciadas. Vamos lá?!

 

Taça

As taças não estão ligadas a nenhum tipo específico e podem ser utilizadas para degustar todos os estilos de cervejas. O formato ajuda a apreciar a coloração e o bocal menor ajuda a reter a espuma e realçar os aromas, deixando-os mais concentrados. Deguste com as cervejas Pilsen, com coloração dourada, aroma de malte e baixa fermentação, que é o tipo de cerveja mais comum e apreciado no mundo.

 

IPA

A cerveja IPA (Indian Pale Ale) possui um alto teor de lúpulo, geralmente com combinações cítricas ou especiarias e, por isso, o copo precisa ter paredes finas para manter a temperatura da cerveja, e um bocal médio para garantir a maior concentração de espuma, ressaltar o aroma e sabor frutado, e também do lúpulo.

 

Stout

Com sabor parecido ao da cerveja Porter, a Stout é a famosa cerveja escura. É caracterizada pela coloração escura, aroma e gosto torrados, que lembram chocolate ou cacau. O corpo é bem cremoso e amargo, e possui uma espuma volumosa. Para apreciar uma cerveja Stout, você precisa de um copo com base estreita, para diminuir o contato com as mãos e manter a temperatura gelada, e uma borda média, já que esta cerveja possui intensidade aromática moderada.

 

Weiss

Cerveja muito apreciada no Brasil, possui coloração clara e opaca, é feita à base de trigo e possui sabores e aromas frutados, com toques de especiarias e notas florais. Esta cerveja deve ser apreciada em um copo de tamanho grande, para que todo o conteúdo seja servido de uma vez, incluindo o fundo com as leveduras. A boca do copo deve ser curvada para amplificar o aroma do trigo, das frutas e dos grãos.

 

Saison

Estilo de cerveja artesanal de cor dourada, com aroma de frutas, que possui notas características de terra e pimenta. Para apreciar esta cerveja, você deve escolher um copo com base fina para manter a temperatura da cerveja, e boca mais fechada para garantir que todos os aromas fiquem concentrados e mais perceptíveis.

 

Cider

As cidras são bebidas fermentadas à base de frutas. Em sua maioria, são feitas de maçãs, peras ou pêssegos, mas podem ser feitas com outras frutas. Por conter muitas notas aromáticas, deve ser servida em um copo com formato mais compacto e menor, para que todo o sabor adocicado das frutas fique concentrado.

 

Essas são as cervejas mais apreciadas no Brasil e, sabendo um pouquinho mais sobre elas, você já terá uma boa base na hora de fazer sua degustação. E, no final das contas, nem é tão difícil assim, não é mesmo?

 

E se você quiser se aventurar no mundo das degustações de cervejas e ainda estiver em dúvida sobre qual copo usar, aí vai uma super dica: escolha a linha de copos Birrateque da Luigi Bormioli. Esta linha possui exatamente os seis copos das cervejas mais consumidas por aqui! Os copos são feitos com o material SON.hyx®, que une qualidade e durabilidade, são super transparentes, feitos de vidro cristalino e sem chumbo, possuem alta resistência e bordas finas, feitas com corte a laser. 

 

A linha Birrateque foi desenvolvida em conjunto com o Centro Studio Assaggiatori, especialista internacional de análises sensoriais, o que faz com que os copos tenham as características ideais para receber cada tipo de cerveja, criando assim uma experiência única, com tamanhos e formatos perfeitos. E agora que você já sabe tudo sobre cervejas, é só garantir seu kit completo da linha Birrateque e organizar uma confraria de Mestres Cervejeiros com seus amigos!

 

Você pode conferir a linha Birrateque e outros produtos da Imeltron no site:

www.imeltron.com,br