SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

PALHA ITALIANA

9 Nov 2017

Esse experimento foi um dos que mais me surpreendeu desde que comecei a cozinhar!

 

Trocar a manteiga pelo azeite no preparo de doces foi uma sugestão apresentada em um workshop que fiz e essa coisa ficou na minha cabeça até que eu finalmente resolvi comprovar se dava certo.

 

É claro que poderíamos mencionar que usar azeite ao invés da manteiga pode ser mais saudável, mas o ponto aqui nem é esse. A questão é testar algo que os europeus já fazem há muito tempo. Por lá, o azeite é usado para qualquer tipo de preparação, doce ou salgada.

 

O azeite é usado em bolos e tortas e tem a função de realçar os sabores dos demais ingredientes e não ser a estrela da preparação. O uso do azeite por lá é visto como arte, seguindo algumas regrinhas de harmonização como, por exemplo, usar azeites suaves para receitas leves e azeites intensos para receitas mais fortes e condimentadas.

 

Como eu já sabia que o brigadeiro dava super certo se feito com azeite, decidi usar essa receita base para preparar outra que amo de paixão, a Palha Italiana.

 

A receita de palha italiana é bem mais simples do que a gente imagina e fazê-la com o azeite foi uma grata surpresa, usei um tipo bem suave que não interferiu em absolutamente nada no resultado final. Fez o papel da gordura para a preparação e realçou todos os ingredientes do doce.

 

Vamos lá?

INGREDIENTES:

 

1 lata de leite condensado

1 barra de chocolate meio amargo

1 colher de sopa de azeite

½ pacote de bolacha maisena

Açúcar

 

MODO DE PREPARO:

 

Não tem segredo nenhum, é só preparar um brigadeiro comum com o leite condensado, chocolate e o azeite. Vai mexendo até que a consistência quase atinja o ponto de brigadeiro de enrolar. Não deixe ficar muito consistente, pois a bolacha já vai dar uma boa secada no brigadeiro. Desligue o fogo pouco antes de atingir o ponto de enrolar, jogue as bolachas quebradas em pequenos pedaços e misture.

Em um prato ou assadeira despeje a massa do brigadeiro e espalhe deixando na espessura de um dedo mais ou menos. Leve para a geladeira e quando mais tempo tiver para esperar, melhor. Ele vai ganhando mais consistência e firmeza na geladeira, deixe por no mínimo umas 2 horas.

Retire, corte em pequenos quadradrinhos, polvilhe um pouco de açúcar por cima e pronto!

 

RENDIMENTO:

 

20 quadradinhos

 

DICAS:

 

A versão clássica leva bolacha, mas você pode colocar nozes ou castanhas que também fica uma delícia!