SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Halloween

1 Nov 2017

E de repente as lojas, restaurantes e shoppings são invadidos por monstros, caveiras e abóboras...

 

Mas afinal de contas, o que é o Halloween?!

 

Pois bem, muito celebrado e popularizado por filmes e seriados dos Estados Unidos, o Halloween tem origem muito mais antiga do que a gente imagina. O Samhain, termo que significa “fim do verão”, marcava o início da época fria de inverno, o fim das colheitas e o início do ano novo celta, que de acordo com o calendário gregoriano se comemora no dia 01 de novembro.

 

Essa celebração era uma das mais importantes do calendário celta e a tradição era tão forte que perdura até os dias de hoje em diversos lugares da Europa sob formas diferentes de comemoração e costumes.

 

Tradicionalmente a festa durava três dias, coincidindo com as celebrações dos dias da Vigília de Todos os Santos (31 de outubro), Dia de Todos os Santos (1 de novembro) e Dia dos Fiéis Defuntos (2 de novembro). O termo “Hallowe´en” foi surgir apenas no século XVII e refere-se à uma abreviação de “Allhallow-even” que na língua escocesa significa “noite de todos os santos”.

 

Desde os primórdios que o período é associado aos temas da morte, do mundo dos mortos e vivos e dos espíritos. Mas tudo isso não no sentido de medo ou susto não, as celebrações celtas eram uma forma de honrar todas as pessoas que já estavam no mundo dos mortos.

 

Com o passar dos anos, as comemorações que ocorriam tradicionalmente na Europa chegaram aos Estados Unidos através dos imigrantes irlandeses e aí a tradição ganhou o mundo. A data se tornou um evento comemorativo em que todo mundo se fantasia, faz brincadeiras, decorações e celebra de forma muito divertida e peculiar.

 

Uma das tradições essências é ter uma abóbora esculpida compondo a decoração da festa e essa abóbora tem até nome! Jack o´Lantern é o nome da abóbora de Halloween que teve origem com uma lenda irlandesa chamada Stingy Jack. A lenda conta que o tal do Jack era um fantasma que assombrava as pessoas vagando pela terra depois de ter perdido uma aposta com um próprio diabo e para que o Jack não chegasse perto de sua casa, as pessoas esculpiam rostos “bravos” em beterrabas e batatas para assustá-lo e afastá-lo dali.

 

Nos últimos anos o Brasil tem aderido mais o Halloween e estamos vendo mais por aí festas e decorações com o divertido tema. Para mim, o que importa mesmo é a diversão, é brincar com as crianças e poder usar a festa como motivo lúdico para desmistificar tudo isso né? Nesse ano resolvi brincar e preparar uma festinha improvisada por aqui. Fiz umas comidinhas fáceis e divertidas com a cara do Halloween.

 

Fica aqui a sugestão para você preparar essas delícias macabras e também se divertir com a brincadeira!

 

Pizza de Múmia

 

Você pode preparar sua pizza com presunto ou queijo e é só tirar as tirinhas, colocar por cima da massa de pizza como se fossem ataduras das múmias e finalizar com duas rodelas de azeitonas como se fossem os olhinhos. 

Lanches 

 

Simples de fazer, é só lembrar da infância e preparar um patê de atum ou de azeitonas para rechear os pães de forma e depois cortar no formato de caixãozinho. Para finalizar, use um palito e escreva "RIP" com catchup ou mostarda. RIP é a abreviação de "Rest in Peace" em inglês, que significa "Descanse em Paz" e é costumeiramente escrito nos túmulos americanos. 

Pizza de Aranhas

 

É só cortar azeitonas pretas e verdes e tomates cereja no formato que lembra uma aranha, cortando primeiro no meio para fazer o corpo e depois em três tirinhas, fazendo as perninhas. 

Salsichas Mumificadas

 

Corte a massa de pastel em várias tirinhas finas, Enrole em uma salsicha e leve ao forno por uns 15 minutos. Quando tirar, faça os olhinhos com mostarda.

Nachos com patê

 

Você pode fazer essa receita usando patê ou guacamole. A ideia é usar uma abóbora pequena e cortar no formato da Jack o´Lantern, colocar em um recipiente com os nachos e fazer de conta que o recheio está saindo da boca da abóbora. 

 

Please reload

Categorias