SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Batatas Rústicas

1 Nov 2017

Não é de hoje que encontramos belos moedores de sal e pimenta enfeitando as mesas de restaurantes renomados. Os mais variados modelos de madeira, acrílico, vidro e cerâmica dão um charme tão especial ao ambiente que as pessoas passaram a comprar seus próprios moedores para enfeitar suas cozinhas.

O que muita gente não sabe é que o moedor não é só um item de decoração ou apenas mais uma forma de temperar sua comida. O moedor é a melhor forma de temperar seus pratos! Faz toda a diferença moer o tempero na hora por um motivo simples: reação química.

 

A pimenta é repleta de óleos essenciais voláteis, que se dissipam logo que entram em contato com o ar. Um bom moedor faz com que o ar e a umidade não entrem em contato com a pimenta, mantendo o aroma e o sabor. Na passagem dos grãos de pimenta pelo moedor, inicia-se o processo de liberação dos óleos essenciais, que deixam o prato perfumado, temperado e aromático. Por isso, não é recomendado o uso pimentas em pó, que perdem facilmente as propriedades aromáticas com o tempo.

 

Mas, e o sal? Ele não possui óleos essenciais, mas usá-lo no moedor pode proporcionar uma experiência diferente. O que acontece com o sal é uma alteração de textura. Ao moer o sal grosso, ingerimos cristais maiores e moídos na hora, o que oferece uma sensação de maior explosão de sabores do que com o sal refinado comum.

 

Pois bem, agora é só correr até o mercado e comprar qualquer moedor que ver na frente? Não!

 

Qualquer cozinheiro tem, no mínimo, sua dupla de moedores de sal e pimenta como ferramentas essenciais de trabalho. E digo dupla por um motivo muito importante: nunca use o moedor próprio de pimenta para moer sal. Os moedores de pimenta possuem engrenagens de metal e os moedores de sal possuem engrenagens de material acrílico ou de cerâmica. Isso porque o sal apresenta grande retenção de umidade, fazendo com que as engrenagens de metal enferrujem facilmente.

 

Escolhendo moedores de boa qualidade, com bons materiais e que contenham as engrenagens certas para sal e para pimenta, você certamente os terá por muitos e muitos anos. Fazer a escolha certa é essencial para garantir que o investimento valha a pena.

 

Para facilitar sua vida, fiz aqui uma seleção com opções de moedores de sal e pimenta da Bisetti, marca italiana que produz itens de mesa e cozinha de altíssima qualidade desde 1945 e que tem como carro chefe justamente os moedores.

 

Moedores de Pimenta de Madeira

 

 

São super estilosos e dão um ar refinado a qualquer ambiente. Feitos de madeira europeia, possuem um mecanismo em aço carbono com acabamento em zinco. O aço carbono é uma liga metálica feita de ferro e carbono com banho de zinco, o que significa alto grau de resistência e muita durabilidade. As lâminas irão se manter afiadas por muito mais tempo, valorizando seu moedor.           

 

Estes moedores de madeira estão disponíveis nas cores natural e tabaco, em diversos tamanhos, de pequenos até o impressionante de 61,5 cm! Normalmente, a gente encontra esse moedor grande apenas como decoração de restaurantes, mas este funciona de verdade.

 

Moedores de Pimenta de Acrílico 

 

 

 

A parte mais incrível de escolher moedores de acrílico é a beleza e o charme de poder ver o ingrediente que está dentro. O moedor é inteiro transparente e tem um design elegante e tradicional. Disponíveis do pequeno ao grande, possuem moinhos em aço carbono com acabamento em zinco, garantindo a afiação, resistência e durabilidade do moedor.

 

Moedor de Sal de Acrílico

 

Transparentes e elegantes, são os moedores específicos e corretos para utilizar o sal. Os moinhos de cerâmica garantem durabilidade das engrenagens sem o risco de enferrujar. Disponíveis em três tamanhos diferentes, são lindos, modernos, práticos e deixam qualquer finalização de prato mais bonita!

 

Moedor Duplo Sal e Pimenta

 

 

Aposto que você já ia me perguntar se não existe algum moedor que tenha as duas funções, não é mesmo?! Sim, existe! O moedor dual é duplo, fazendo a moagem tanto do sal quanto da pimenta em uma única peça. Mas, calma: as engrenagens continuam separadas! O moedor de sal é de cerâmica e o moedor de pimenta é de aço carbono com acabamento em zinco. Feito de acrílico com acabamento em aço escovado, é a opção ideal para quem quer praticidade e tem pouco espaço na cozinha.

 

 

 

 

 


E agora que você já sabe as diferenças entre os moedores de sal e pimenta e já tem as dicas para o melhor investimento em sua cozinha, é só escolher o seu preferido e correr preparar essa receita de Batatas Rústicas!

INGREDIENTES
4 batatas
Azeite
Sal
Pimenta
Alecrim
Raspas de limão

 

MODO DE PREPARO

Deixe o forno aquecendo a 200° C enquanto prepara a batata. Lave bem a casca; deixaremos as batatas com casca para ficar ainda mais gostosa e crocante. Corte em formato canoa, no sentido do comprimento e depois ao meio. Lave com bastante água até que não sai mais turva e fique transparente. Feito isso, coloque as batatas em uma panela no fogo para cozinhar a primeira etapa. Depois que a água ferver, conte 3 minutos e desligue. Escorra e coloque as batatas em uma assadeira. Depois cubra-as com bastante azeite, alecrim, raspas de limão e tempere moendo sal e pimenta na hora! Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 1 hora. Se quiser, pode mexer as batatas na metade do tempo, aos 30 minutos, para garantir que todos os lados fiquem douradinhos.

 

E pronto: suas batatas rústicas já estão garantidas!

 

RENDIMENTO
2 porções

 

DICAS
É importante fazer a lavagem das batatas após serem cortadas, cozinhar por 3 minutos em água fervente e deixar 1 hora no forno para garantir a crocância que estamos procurando, ok?

 

Mas, se você estiver com muita pressa e não tiver esse tempo todo a sua disposição, existe uma forma mais rápida que também garante casquinhas crocante. Faça os mesmos procedimentos de lavagem e deixe a batata cozinhando na água fervente por mais tempo, até que estejam macias. Feito isso, escorra-as. Você terá batatas cozidas, mas não crocantes, certo? Para fazer a crocância, aqueça uma frigideira grande com azeite e, quando estiver quente, coloque as batatas cozidas para dar uma “selada”. É só um fio de azeite, ok? Não é para fritar, é só para garantir uma casquinha.

 Você pode conferir a linha de moedores da Bisetti e outros produtos da Imeltron no site:

www.imeltron.com.br

Tags: