SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Pão Italiano

28 Oct 2017

A história do pão é tão antiga que ninguém consegue determinar ao certo sua origem corretamente.

 

Ao que tudo indica, os primeiros pães nasceram na Mesopotâmia, mas eles não eram fofinhos com a casquinha crocante como conhecemos hoje não, eram achatados, secos e duros!

Foi no Egito, há cerca de 6000 anos que a fermentação foi descoberta e o rumo do pão mudou, alterando a receita para essa que apreciamos nos dias de hoje.

 

A gente tem costume de comer o pãozinho no café da manhã aqui no Brasil, diferente dos europeus que comem em praticamente todas as refeições do dia. É no café, é antes do almoço ou jantar, antes da refeição, junto com a refeição... é impossível sentar em uma mesa de qualquer restaurante da Itália ou da França sem receber a cestinha de pães em qualquer hora do dia.

 

E se engana quem acha que pão é pão, igual em todo lugar. Esses dois países, em que o pão é parte essencial da culinária, produzem versões completamente diferentes entre si!

 

A primeira diferença está no formato e tamanho. O pão francês normalmente é longo e tem bordas arredondadas, enquanto o italiano é normalmente redondo. Outra diferença está nos ingredientes usados, enquanto o francês leva apenas água, farinha, fermento e sal, o italiano pode levar leite, azeite e as vezes até açúcar em sua composição, tendo sempre uma massa mais úmida que os franceses.

 

O método de cozimento entre eles também é diferente, sendo o italiano cozido normalmente em fornos a lenha ou pedra e o francês em fornos elétricos, que dão uma textura muito mais suave.

 

Eu sou completamente apaixonada por pães e confesso que tenho dificuldade em escolher entre esses dois. Sempre acho que eles tem características específicas para casa ocasião. Para fazer uma bela bruschetta ou para apreciar com um azeite temperado, prefiro o italiano e é a receita dele que vou passar por aqui hoje!

INGREDIENTES:

 

3 e ½ xícara de farinha de trigo

1 e 1/3 de xícara de água

10 gr de fermento biológico seco

1 colher de sopa de sal

Azeite para untar

Água para borrifar

 

MODO DE PREPARO:

 

Numa tigela grande misture o trigo, sal e fermento, colocando as xícaras de água aos poucos. Deixe a massa separa por 10 minutos e depois sove.

Unte uma tigela com azeite, modele uma bola e cubra com um pano, deixando descansar por aproximadamente 1 hora.

Sove por mais 5 minutos, faz a bola novamente, cubra com um pano e deixe descansar mais 10 minutos. Unte uma assadeira com trigo, corte a massa ao meio modelando dois pães redondos e deixando descansar por mais 30 minutos.

Faça cortes na parte de cima do pão, borrife água e leve ao forno a 180ºC por 30 minutos.

Please reload

Categorias
Instagram
Ei! Quer receber minhas receitas super quentinhas?
Coloque seus contatos abaixo