SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Arroz e Feijão

14 Sep 2017

Sempre recebo mensagens me perguntando sobre receitas básicas. Vira e mexe alguém me pergunta como faz um arroz ou um feijão daqueles caseiros, simples, mas deliciosos.

 

Como estamos tão acostumados a ver receitas elaboradas por aí, acabamos esquecendo que o nosso dia a dia não é feito só disso, não é?

 

A gente tem mais é que se aventurar na cozinha e arriscar pratos ousados e diferentes, mas é sempre bom ter na ponta da língua uma boa receita para a comida mais famosa do Brasil: arroz e feijão.

 

Pensando nisso, preparei esse post com as receitas que faço aqui em casa. Nenhuma delas tem segredos mirabolantes, mas os pequenos detalhes e temperos especiais fazem a diferença para quando estou com vontade de comer essa combinação deliciosa.

Então vamos lá!

ARROZ

 

 

INGREDIENTES:

 

1 xícara de arroz agulhinha

2 xícaras de água

1 colher de azeite

½ cebola

1 dente de alho

½ colher de chá de sal

 

MODO DE PREPARO:

 

Descasque e pique finamente a cebola e o alho e reserve. Vamos utilizar água quente para o cozimento certo, então leve um pouco mais do que as 2 xícaras de água para ferver em uma chaleira. Enquanto isso, leve uma panela média em fogo baixo, regue com o azeite e quando aquecer, coloque a cebola e o alho para dourar. Quando estiverem transparente, acrescente o arroz e mexa muito bem até que todos os grãos tenham sido passado pelo azeite. Pegue as 2 xícaras de água quente e coloque na panela. Tempere com o sal, misture muito bem, aumente para fogo médio e não mexa mais.

Quando a água tiver evaporado e chegar no mesmo nível que o arroz, diminua para fogo baixo e tampe parcialmente a panela. Agora esperar terminar de secar o restante da água, desligue o fogo e tampe por completo a panela por 5 minutos para terminar de cozinhar. Pronto!

 

RENDIMENTO:

 

2 porções

 

DICAS:

 

- a proporção correta é sempre duas partes de água para uma de arroz. Se for cozinhar arroz para mais pessoas, aumente a quantidade de xícaras lembrando sempre dessa proporção.

- lavar o arroz antes ajuda no cozimento. A água vai tirar todo o amido do arroz, ajudando no aceleramento do cozimento.

- nunca use água fria. É preciso manter a temperatura quente o tempo todo, de nada adianta estar com a panela, arroz, azeite, cebola e alho quentes na panela e acrescentar água fria para começar todo o processo de aquecimento do zero.

- refogue muito bem os grãos antes de colocar a água. O azeite irá grudar nos grãos, criando quase que uma capinha mesmo e isso vai fazer com que os grãos não se grudem tão facilmente, deixando o arroz soltinho.

 

FEIJÃO

 

INGREDIENTES:

 

2 xícaras de feijão

6 xícaras de água

½ cebola

1 dente de alho

Sal

Azeite

50 gr de bacon em cubinhos

 

MODO DE PREPARO:

 

Primeiro separe os grãos de feijão, descartando os mais feios. Coloque em uma vasilha e deixe de molho por umas 8 horas. Descarte a água, pois contem toxinas.

Coloque as 2 xícaras de feijão e as 6 xícaras de água em uma panela de pressão, tampe e conte 25 minutos depois que ela começar a chiar. Esperar a panela esfriar e a pressão toda sair.

Com o feijão pronto você pode temperar apenas a quantidade que irá utilizar e congelar o restante. Então para temperar, refogue o bacon, alho e cebola em uma panela com um pouco de azeite e acrescente o feijão já cozido. Tempere com sal e pronto!

 

RENDIMENTO:

 

2 porções

 

DICAS:

 

- é importante deixar de molho. O molho acelera o cozimento e elimina alguns componentes considerados antinutricionais. O molho do feijão também garante que qualquer elemento responsável pela sensação de desconforto abdominal e flatulências seja eliminado.

- cozinhe sempre sem tempero, assim você pode congelar pequenas porções para consumir posteriormente.

- se quiser dar um toque ainda mais especial, acrescente ½ tomate picadinho em cubos, uma pitada de orégano e uma pimenta dedo de moça picada. Essa é a minha versão incrementada e preferida daqui de casa!