SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Esfiha Aberta com Tempero Sírio

8 Sep 2017

Alguém aí é apaixonado por esfihas abertas também?!

 

Eu adoro. A tradicional de carne é a minha preferida, mas podemos inventar qualquer sabor, seja de carne, queijo ou legumes.

 

A esfiha é um prato que tipicamente árabe, que surgiu na Síria e foi difundida pelo Líbano, países de língua árabe até ganhar o mundo. As receitas típicas são iguais para os formatos aberto ou fechado, só muda o jeitinho de finalizar mesmo.

 

Os ingredientes são basicamente os mesmos com que se faz um pão, mas cada região foi acrescentando algo tipo local e a massa acabou mudando ao longo do tempo.

 

Os recheios, como disse, podem ser de carne bovina, carne de carneiro, queijo ou verduras. Depois de pronta ela é levada para o forno, e pronto.

 

Já fiz essa receita diversas vezes, sempre ficava boa, mas ainda não chegava no sabor característico das que compramos prontas. A base da massa é sempre a mesma e eu fiz muitas tentativas até descobrir qual era o segredo que faltava para as minhas esfihas caseiras.

 

O segredo era, como quase tudo na cozinha, o tempero!

 

O ideal e mais utilizado para essas esfihas é o Tempero Sírio.

 

Tempero Sírio é um mix de especiarias muito utilizado nos países Árabes. Por lá é conhecido pelos nomes ba-har ou bahar. Tem um sabor levemente adocicado em um aroma leve e perfumado.

Como qualquer mix de temperos, a combinação pode mudar sempre, mas a mais comum é feita com pimenta síria ou Jamaica, cravo-da-índia em pó, canela em pó e noz- moscada ralada.

Existem outras versões com pimenta-da-jamaica, pimenta-do-reino branca, canela, cravo, gengibre, noz- moscada e cardamomo e outra mais simples com canela em pó, cravo em pó, pimenta, noz-moscada.

 

Independente da combinação, todos eles terão basicamente o mesmo aroma e sabor. Deliciosos, aromáticos e perfeitos para temperar kibes, kaftas e, é claro, nossas esfihas abertas!

 

Como vários temperos de minhas receitas, comprei meu tempero sírio no site da Temperos Web. No site deles tem diversos produtos que uso em casa em praticamente todas as preparações, temperos, sal, pimentas, frutas, enfim, uma infinidade de produtos.

 

Ah! E eu tenho desconto por lá, é só digitar o cupom CALDERON na hora de finalizar a compra para garantir desconto de 5% nos produtos!

INGREDIENTES:

 

400 gr de farinha de trigo

1 ovo

150 ml de água

150 ml de leite

1 colher de chá de açúcar

1 colher de chá de sal

1 colher de sopa de manteiga

2 colheres de sopa de fubá

1 colher de sopa de fermento

 

Óleo

400 gr de carne moída

1/2 cebola

1 tomate picado

Salsinha

Tempero Sírio

 

MODO DE PREPARO:

 

Em uma tigela misture o fermento, água, leite, sal, açúcar e manteiga em temperatura ambiente. Misture tudo com ajuda de uma colher e comece a acrescentar o trigo, o fubá e o ovo.

Misture bem até dissolver a manteiga e tudo estar incorporado. Você vai perceber que estará grudando um pouco nas mãos, vá colocando um fio de óleo e mexendo até acertar o ponto em que ela não grude mais nas suas mãos.

Feito isso, polvilhe fubá em uma forma, faça pequenas bolinhas de massa e coloque na forma para descansar até dobrar de tamanho.

Enquanto isso, prepare o recheio, misturando a carne, cebola, tomate, salsinha e tempero sírio.

Unte levemente uma forma com um pouco de azeite e fubá, coloque uma bolinha de massa, pressione com as pontas dos dedos até abrir um pouco, acrescente um tanto de recheio e continue pressionando com as pontas dos dedos, mas agora já recheada. Isso ajuda a modelar sua esfiha perfeitamente!

Leve ao forno pré aquecido a 200°C por aproximadamente 20 minutos e pronto!

 

RENDIMENTO:

 

16 esfihas

 

DICAS:

 

Use sua criatividade e invente novos recheios como queijo com tomate, peperoni, frango e requeijão e por aí vai!

Please reload

Categorias
Instagram
Ei! Quer receber minhas receitas super quentinhas?
Coloque seus contatos abaixo