SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

#LiveSessions Casillero del Diablo

24 Aug 2017

 

No mês passado tive a honra e a oportunidade de participar de uma Live Session organizada pela Casillero Del Diablo, marca emblemática da vinícola Concha Y Toro, e hoje quero passar os detalhes do prato que fiz por lá.

 

A Viña Concha y Toro é a principal produtora de vinhos da América Latina e uma das vinícolas mais importantes do mundo, presente em 147 países e dona de marcas altamente relevantes no mundo dos vinhos como Don Melchor, Marques de Casa Concha e Casillero Del Diablo.

 

A história da marca Casillero Del Diablo está totalmente ligada com a da própria vinícola já que Don Melchor, empresário que importou de Bordeaux algumas cepas para plantar e cultivar em sua propriedade, começou a produzir garrafas de vinho para vender e sempre guardada algumas das melhores safras para seu consumo pessoal.

 

Pois bem, eis que para melhor armazenagem de suas garrafas próprias, Don Melchor construiu uma cave subterrânea, chamada de casillero por lá. Nessa cave ele garantia melhores temperaturas e umidade para suas melhores garrafas. Sabendo disso, algumas pessoas curiosas e querendo provar dos melhores vinhos começaram a entrar na cave e algumas garrafas começaram a desaparecer.

 

Don Melchor, incrivelmente esperto, espalhou a história de que o Diabo em pessoa vivia naquela Casillero e assombrava o local. No começo ninguém acreditou muito, mas bastou que alguns empregados tenham tido a impressão de terem ouvido ruídos e sombras para que a história se espalhasse. Desde então, nenhuma garrafa mais sumiu e aquela cave passou a ser conhecida como Casillero Del Diablo.

 

Até hoje o Casillero Del Diablo é mantido sem controle de temperatura artificial, então se você for ao Chile pode visitar a vinícola e curtir um belo passeio conhecendo a estrutura e ainda dando uma passadinha na cave para provar por si mesmo se a lenda é verdadeira! :)

 

Bom, essa grande marca, já muito conhecida aqui no Brasil, está crescendo ainda mais e uma das frentes é a Live Session. Essa Live ocorre uma vez por mês e é transmitida no Facebook da Casillero Del Diablo. O formato é bastante bacana com um apresentador, sempre três convidados para o bate papo e um Chef para cozinhar harmonizando com os vinhos servidos.

 

O prato escolhido para a minha Live foi um peixe empanado na farinha panko, acompanhado de purê de batatas cremoso e molho tártaro. Simplesmente delicioso e, acreditem, um belo prato para acompanhar um vinho tinto.

INGREDIENTES:

 

Filés de peixe

Limão

Sal

Pimenta

Farinha de trigo

Ovos

Farinha Panko

Batatas

Leite

Creme de leite

Manteiga

Queijo parmesão ralado

Maionese

Alcaparras

Picles em conserva

 

MODO DE PREPARO:

 

Primeiro vamos preparar o purê cremoso. Descasque as batatas e corte em quadrados pequenos para que cozinhem mais rapidamente. Cubra até a metade com água e a outra metade com leite. Sim, leite. Sabe quando você vai amassar suas batatas para o purê e começa a escorrer muita água? Pois bem, é isso que o leite evita, que as batatas absorvam mais o leite e assim fique mais cremosa e firme do que líquida. Deixe ferver até que estejam bem moles. Escorra, amasse as batatas com a ajuda de um amassador ou de um garfo mesmo e imediatamente coloque uma colher de manteiga, duas colheres de creme de leite e um punhado de queijo parmesão ralado. Misture tudo muito bem e veja a consistência. Agora vai um pouco de gosto pessoal, você pode acrescentar mais ou menos desses ingredientes de finalização para deixar seu purê no seu paladar. Tempere com sal e pimenta e está pronto.

 

Coloque os filés de peixe em uma tigela e tempere com sal, pimenta e limão. Deixe marina por 5 minutos e passe primeiro pela farinha de trigo, depois pelo ovo, de novo no trigo, de novo no ovo e por último na Panko, pressionando bastante dos dois lados. Essa sequência vai fazer com que seu empanado fique firme e não desmanche na hora de assar.

 

Leve ao forno pré aquecido a 200°C por aproximadamente 20 minutos.

 

Enquanto espera, prepare o molho tártaro colocando maionese, alcaparras e os picles cortados em cubinhos bem pequenos e misture tudo muito bem. Você pode fazer isso cortando tudo na faca e misturando em uma tigela mesmo ou batendo os ingredientes em um processador.

 

Feito isso, sirva seu prato acompanhado de um belo vinho e aproveite!

 

RENDIMENTO:

 

2 porções

 

DICAS:

 

Quanto mais creme de leite colocar no seu purê, mais cremoso ele fica. Se quiser, pode acrescentar algumas gotas de limão no molho tártaro para dar uma acidez especial. 

 

Please reload

Categorias