SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Gelatina de Pinga

13 Aug 2017

Dia desses postei no InstaStories, os vídeos que duram 24h no Instagram, uma Gelatina de Pinga que estava comendo e fiquei surpresa com a quantidade de mensagens que recebi dizendo que não conheciam essa delícia!

 

Esse docinho é conhecido por dois nomes, Geleia ou Gelatina de Pinga e tem sempre esse formato, quadradinho, passado no açúcar e vermelho!

 

Não é segredo que a pinga faz parte da história do nosso país, tendo surgido por volta de 1550 e 1560, na época inicial do Ciclo do Açúcar. Era conhecida como aguardante da terra e conta-se uma história, no mínimo interessante, sobre como ela começou a ganhar fama.

 

Quando a cana começou a ser plantada no país, os donos dos engenhos e os escravos começaram a perceber que os bois estavam apresentando um comportamento alterado depois de consumir o líquido que era resíduo da fabricação da rapadura e do açúcar mascavo. 

Querendo entender o motivo da reação dos bois, escravos e donos dos engenhos passaram a tomar a bebida, dando o nome de "cagaça". Vendo o potencial na bebida, os donos dos engenhos trataram logo de aprimorar o processo de produção, destilando o caldo e batizando a bebida de cachaça!

 

E dessa história a gente já imagina o desenrolar né?! A bebida tornou conhecida e é até os dias de hoje consumida das mais diversas formas, incluindo nesse docinho que eu adoro e vou ensinar para vocês!

INGREDIENTES:

 

4 pacotes de gelatina sem sabor vermelha

250 ml de água

250 ml de pinga

1 kg de açúcar refinado

 

MODO DE PREPARO:

 

Você precisa fazer essa receita em uma panela grande para não correr o risco de derramar ok?

Coloque todos os ingredientes na panela e deixe ferver por 10 minutos. Acompanhe de perto e vá mexendo para que o caldo não fique subindo muito.

Depois dos 10 minutos, despeje em uma assadeira untada e leve para a geladeira por um dia para endurecer.

Desenforme, corte em quadradinhos, passe no açúcar refinado e pronto!

 

RENDIMENTO:

 

20 porções

 

DICAS:

 

O gosto da gelatina não fica extremamente alcoólico, mas para você que nunca experimentou e quiser fazer um teste primeiro, diminua a quantidade de pinga e aumente da água ok?

E fiquem tranquilos, a maior parte do álcool é evaporada no momento da fervura!

 

Siga meu blog no Bloglovin'

Please reload

Categorias
Instagram
Ei! Quer receber minhas receitas super quentinhas?
Coloque seus contatos abaixo