SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Ratatouille com Emile Henry

31 Jul 2017

Hoje é dia de celebrar uma parceria que vai trazer muitas novidades, dicas e receitas para todos os apaixonados pela culinária!

 

Eu sou a Bru Calderon, uma advogada que trocou a sala de audiência pela cozinha, e é com muito prazer que dou início a uma série de posts incríveis feitos com muita dedicação por mim e pela Imeltron.

 

Como não poderia ser diferente, preparei algo muito especial para o primeiro post!

 

Você já ouviu falar de Ratatouille?

 

Não. Não estou falando do ratinho do filme da Disney. O nome dele é Remy e, aliás, esse é um ótimo filme, inspirador para quem, assim como eu, ama cozinhar.

 

Estou falando de um prato típico da região de Provença, na França.

Ratatouille é uma receita bem antiga, que pode ser servida quente ou fria, sozinha ou como acompanhamento. É um prato rústico, que leva poucos ingredientes e parece ser simples, até ser provado. É uma deliciosa mistura de legumes cozidos basicamente no molho de tomate, azeite e muitas ervas.

 

Supõe-se que o nome Ratatouille vem de touiller que em francês significa picar, triturar. A palavra foi até incluída no vocabulário culinário francês no século XVII como “alimento grosseiramente cozido”.

 

Para fazer uma receita de Ratatouille incrível, você vai precisar de alguns legumes como tomate, berinjela e abobrinha, molho de tomate e um bom refratário de cerâmica.

 

E por que um refratário de cerâmica? Porque é o cozimento ideal que vai garantir que seu prato fique perfeitamente cozido, sem secar o molho e sem queimar os legumes delicados.

Não é de hoje que os grandes Chefs têm escolhido os utensílios de cozinha de cerâmica para preparar seus pratos mais especiais. O material usado na fabricação do produto, acredite se quiser, influencia sim na preparação e até no sabor do prato. O motivo é que a cerâmica não possui aditivos químicos e metais pesados como em produtos de outros materiais e por isso não contamina e não solta nada nos alimentos, garantindo um cozimento perfeito e natural.

 

Na hora de comprar um produto de cerâmica, é importante levar em consideração a qualidade da marca para garantir a durabilidade do produto.

A Emile Henry é uma marca francesa extremamente conhecida e uma das mais reconhecidas no mundo em produtos de cerâmica. Sua história começou em 1850 e percorreu um longo caminho, que fez com que a marca se tornasse referência em tecnologia e qualidade de produtos para comida caseira.

 

O diferencial da marca está no fato de ser feita com HR Ceramic (High Resistance Ceramic), ou seja, um material cerâmico de alta resistência, que garante uma durabilidade superior, evitando lascas por muito tempo. Além disso, o material é um ótimo difusor de calor, distribuindo-o por todo o refratário, fazendo com que seu prato seja cozido por igual e por completo.

 

O refratário da Emile Henry é super versátil e pode ser usado no forno, no micro-ondas, pode ser lavado na máquina de lavar louças e ainda resiste a mudanças de temperatura, ou seja, você pode retirar seu alimento do freezer e levá-lo direto ao forno.

 

E, para completar, outro ponto importante do refratário de cerâmica da Emile Henry é que ele mantém o calor por mais tempo, o que significa que você pode servir seu prato no próprio refratário, pois ele irá manter a temperatura do alimento e ainda vai dar um visual especial na sua mesa!

 

Incrível, não é?!

 

Agora só falta você colocar o filme da Disney para se inspirar, escolher sua cor preferida dos refratários da Emile Henry e partir para a cozinha para preparar um delicioso Ratatouille!

 

 

INGREDIENTES:

 

3 berinjelas

3 abobrinhas

4 tomates

1 cebola roxa

Raspas de 1 limão

300 g de tomate pelado

½ cebola picada

1 dente de alho picado

100 ml de água

1 colher de chá de açúcar

Manjericão

Alecrim

Sal

Pimenta

Azeite

 

MODO DE PREPARO:

 

Primeiro faremos um molho de tomate caseiro, que faz toda a diferença no resultado final da sua receita. Refogue o alho picado em um fio de azeite; quando estiver dourado, coloque a cebola picadinha. Acrescente o tomate pelado, a água e deixe cozinhar pelo tempo necessário até a mistura reduzir pela metade do volume. Acerte o tempero com sal e pimenta, coloque o açúcar para tirar um pouco da acidez do tomate e coloque um pouco de manjericão picado. Deixe cozinhar até engrossar bem e reserve.

Corte os tomates, as berinjelas, as abobrinhas e a cebola roxa em rodelas de mesmo tamanho. Eu gosto de cortar rodelas de um pouco menos de um dedo e na faca, mas você pode usar um fatiador e cortar do tamanho que preferir, ok?

 

Vamos para a montagem do Ratatouille: disponha o molho de tomate no fundo do refratário, cobrindo toda a base. Coloque aproximadamente 1 dedo de molho no fundo, formando uma cama para os legumes. Por cima do molho, salpique um pouco de sal e pimenta, coloque algumas folhas de manjericão e alguns ramos de alecrim.

Agora vem a parte mais divertida. Intercale uma rodela de tomate, uma de abobrinha, uma de berinjela, uma de cebola e vá dispondo no refratário em pé, uma ao lado da outra, repetindo a sequência até formar o círculo todo.

 

Faça novamente a sequência para completar o círculo menor e fechar todo o refratário. Regue com bastante azeite, tempere com sal, pimenta e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 30 minutos.

 

Veja o passo a passo nas fotos abaixo:

Você pode conferir mais sobre a linha Emile Henry e outros produtos da Imeltron no site: www.imeltron.com.br

 

 

Tags: