Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Pudim

8 Aug 2017

Com furinho ou sem furinho?

 Essa é uma das questões mais controvérsias do mundo da gastronomia e parece sempre gerar pequenas discussões na mesa na hora da sobremesa.

 

Ao que tudo indica, a receita do pudim surgiu em Portugal em uma abadia. O abade, responsável pela receita, guardou os segredos de seu doce até sua morte, quando então a receita e modo de preparo foram revelados.

 

Voltando aos furinhos, cada um tem uma opinião formada e sabe dizer de cara se gosta deles ou não. Mas, apesar do que dizem, a questão influencia sim também no sabor!

 

O motivo?

 

Os pudins com furinhos são sempre mais doces já que a calda penetra por todo o pudim através dos buraquinhos!

 

Existem dois segredos para fazer um pudim com furinhos. O primeiro é utilizar o liquidificador. Isso vai garantir a entrada de ar na massa e essas pequenas bolhas não conseguirão sai na hora de ar, formando assim os furinhos. E o segundo é colocar água quente na forma do banho maria e temperatura média para alta.

 

Nem preciso dizer que para o contrario, um pudim lisinho e sem furinhos, você precisa fazer o inverso, certo?  Bater a massa na mão, com a ajuda de um fouet, usar água morna a fria para o banho maria e temperatura bem baixa no forno.

 

O modo de preparo dessa receita é do pudim com furinhos, mas os ingredientes são os mesmos e se você quiser a versão sem furinhos, é só seguir as dicas aqui de cima!

 

E você, prefere seu pudim com furinhos ou sem furinhos?

INGREDIENTES:

 

2 xícaras de açúcar

1 e ½ xícara de água

1 lata de leite condensado

1 lata de leite (medida da lata de leite condensado)

3 ovos

 

MODO DE PREPARO:

 

Vamos fazer primeira a calda. Em uma panela, coloque o açúcar e 1 xícara da água. Misture para dissolver tudo e deixe em fogo médio. Quando perceber que começou a ferver e formar bolhas na parte de cima, comece a mexer com a ajuda de uma colher de pau e não pare mais para evitar queimar.

Quando tiver engrossado um pouco, desligue o fogo e adicione a ½ xícara de água aos poucos e sempre mexendo. Cuidado para não se queimar. Quando terminar de colocar a água e mexer, sua calda estará marrom e perfeita! Despeje na forma ou em potinhos refratários.

Agora vamos para o pudim, que não tem segredo nenhum. É só bater os ovos no liquidificador primeiro, acrescentar o leite condensado, o leite e bater até tudo estar homogêneo. Despeje a massa por cima da calda, coloque a forma ou o pote em uma forma maior com água para assar em banho maria e leve ao forno pré aquecido a 180 graus por aproximadamente 1 hora.

Espere esfriar, desenforme e pronto!

 

RENDIMENTO:

 

1 pudim médio

 

DICAS:

 

Se quiser, pode acrescentar uma colher de café de essência de baunilha na massa do pudim, dá um toque super especial no resultado final!