SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Estrogonofe

24 Jul 2017

Todo mundo tem uma comida afetiva né? Sabe aquele aroma de casa de mãe? Aquela comidinha que você come sorrindo? Isso é o que eu acho de comida afetiva.

 

Um dos meus pratos afetivos é o Estrogonofe da minha mãe! Como eu adoro chegar lá para almoçar de domingo e me esbaldar nesse prato de comida. É tão simples, mas ao mesmo tempo tão delicioso e cheio de texturas... porque afinal de contas, é sempre acompanhado da crocância de batata palha!

 

Ao que tudo indicado, originalmente o prato de Estrogonofe não levava esse acompanhamento, sendo servido apenas os cubos de carne com um molho. Na verdade, não existe uma versão oficial de como foi a criação dessa receitas, mas existem registros em livros que indicam receitas bastante parecidas e que podem ter dado origem ao prato da forma como conhecemos hoje.

 

De toda forma, o que se sabe com certeza é que a origem se deu na Rússia por volta de XIX. Em 1938 a Larousse Gastronomique publicou uma receita de cubos de carnes com cebolas, mostarda e extrato e tomate que se popularizou através de imigrantes que se tornaram responsáveis por disseminar a receita pelo mundo.

 

A gente encontra versões de receitas feitas com vinho, palmito, cogumelos, batatas e por aí vai! Aqui em casa eu faço a versão com conhaque, flambando a carne, fica espetacular! Mas é um pouco mais complexo e demorado. Na versão da minha mãe, o processo é mais rápido e fica tão gostoso (se não mais ainda) quanto!

 

Então, vou passar a receita para um Estrogonofe simples, rápido e delicioso! Vamos lá?

INGREDIENTES:

 

300 gr de carne em cubos

1 dente de alho picado

1 cebola picada

2 colheres de sopa de maionese

1 colher de manteiga

3 colheres de sopa de ketchup

2 colheres de sopa de mostarda

50 gr de cogumelos fatiados

200 gr de creme de leite

Sal

Pimenta

 

MODO DE PREPARO:

 

Em uma panela grande, derreta a manteiga e coloque a cebola para dourar. Feito isso, acrescente o alho e doure também. Agora coloque os cubos de carne e vá mexendo para garantir que todos os pedaços grelhem na panela.

Adicione a maionese e tempere com um pouco de sal e pimenta. Vá deixando a carne dourar e quando achar que não tem mais nenhum pedaço cru, coloque o cogumelo, ketchup e a mostarda.

Por fim, adicione o creme de leite e misture tudo muito bem. Enquanto o creme incorpora e dá uma leve engrossada, experimente o tempero e veja se precisa colocar mais sal ou pimenta.

Desligue e sirva com arroz e batata palha!

 

RENDIMENTO:

 

2 porções

 

DICAS:

 

Se você gostar de molho de pimenta, pode acrescentar um pouco no final que vale a pena!

Please reload

Categorias
Instagram
Ei! Quer receber minhas receitas super quentinhas?
Coloque seus contatos abaixo