SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Macarrão Oriental

8 Aug 2017

 

E daí que parece que o frio chegou pra ficar! Pelo menos aqui em São Paulo as temperaturas estão ficando entre 09 e 15 graus, bem frio em comparação com os invernos anteriores.

 

Sorte que a gente sabe que a comida tem um poder incrível de juntar, alimentar e esquentar nossas noites frias, não é?! 

Pensando nisso, fiquei com vontade de fazer algo como um Lámen japonês, mas na minha versão.

 

Quando digo minha versão, quero dizer versão rápida, prática e igualmente gostoso!

O verdadeiro lámen é uma especialidade da culinária japonesa normalmente composto de um tipo de macarrão, uma sopa à base de restos de porco ou peixe temperada com shoyu ou missô, vegetais, pedaços de carne e nori, a alga verde.

 

O macarrão é o protagonista do prato, até porque lámen vem do chinês lamian, que significa macarrão. O macarrão da versão tradicional do lámen é feito de farinha de trigo, ovo e água. Já o caldo ou sopa, leva no mínimo quatro horas para ficar pronto e é feito de um cozimento de vegetais, algo kombu e pedaços de carne.

 

Para completar, a decoração é sempre importante para a preparação desse prato. Pedaços de carne de porco, cebolinha e um ovo cortado ao meio sempre compõem um bom e bonito lámen.

Mas aí eu disse que a receita de hoje é uma versão minha, certo?

 

Pois bem, então já começo dizendo que a receita é de um Macarrão Oriental, e não de um Lámen tradicional, combinado?! Tenho muito respeito pela cultura e culinária japonesa e acho justo dizer que um Lámen tradicional é uma arte e eu apenas me inspirei para criar uma versão igualmente bonita, mas bem mais viável para nós! :)

 

Então, vamos lá, quero contar duas alterações principais na minha versão. A primeira é que, já que a versão seria mais leve, decidi trocar o macarrão que leva farinha pelo macarrão de arroz! O bifum é o macarrão fininho feito de arroz, não contem glúten, tem pouquíssima gordura e cada 100 gr tem apenas 260 calorias. Além disso, o preparo é muito rápido, basta deixar em água fervente por um minuto e pronto!

 

A segunda é que quis substituir a carne de porco. Gosto de carne de porco, mas queria um prato mais rápido e leve, por isso usei o shitake para dar cor, consistência e aroma ao prato!

O shitake é um dos cogumelos mais consumidos atualmente. É cultivado dentro de tronco de arvores e é um ótimo aliado ao nosso sistema imunológico se consumido com equilíbrio, de 75 a 100 gramas por dia.

 

Entre alguns benefícios do shitake, podemos listar:

  1. Apresenta grandes quantidades de proteínas, sendo indicado como substituto de carnes vermelhas;

  2. Ajuda a reduzir o açúcar no sangue, beneficiando os diabéticos;

  3. Possui uma substancia chamada lentinana que é capaz de proteger o sistema imunológico, reduzir as chances de câncer e prevenir a trombose;

  4. Diminui o colesterol ruim;

  5. Auxilia no controle da pressão arterial e reduz os riscos de AVC.

Incrível né?!

 

Hoje em dia achamos no formato natural, em óleo e desidratado. Eu costumo usar o desidratado pois dura mais tempo e é muito mais fácil de achar. Além disso, a água que utilizo para hidratar o shitake fica extremamente saborosa, nutritiva e colorida, podendo ser utilizada para a preparação final do prato.

Como quase tudo que uso em minhas receitas, comprei meu shitake desidratado no site da Temperos Web. No site deles tem diversos produtos que uso em casa em praticamente todas as preparações, temperos, sal, pimentas, frutas, enfim, uma infinidade de produtos.

 

Ah! E eu tenho desconto por lá, é só digitar o cupom CALDERON na hora de finalizar a compra para garantir desconto de 5% nos produtos!

 

Então corre anotar os ingredientes e prepara essa delícia para esquentar sua noite!

INGREDIENTES:

 

200 gramas de Bifum

1 maço de brócolis ninja

1 cebola pequena

1 dente de alho

1 cenoura

100 gr de shitake desidratado

1 ovo

50 gr de bacon

Salsinha

Cebolinha

Shoyu

Óleo de gergelim

Azeite

Sal

Pimenta moída

 

MODO DE PREPARO:

 

Coloque as fatias do shitake em uma vasilha e cubra de água fervendo para hidratar.

Em uma panela grande, ferva ½ litro de água. Enquanto isso, corte a cenoura e o brócolis em pedaços bem pequenos, o dente de alho e a cebola em quadradinhos e vá colocando na panela com a água aguardando ferver. Coloque o shitake hidratado e a água dele na panela grande também.

Enquanto espera a água ferver e os alimentos cozinharem, frite o bacon cortado em pequenos pedacinhos em uma frigideira sem óleo, cozinhe o ovo em outro recipiente por uns 10 minutos, descasque e corte ao meio, pique a salsinha e a cebolinha e deixe tudo isso reservado.

É hora de temperar, coloque sal e pimenta de acordo com seu gosto pessoal. Uma colher de sopa de azeite, uma colher de sopa de óleo de gergelim e uma colher de sopa de shoyu. Misture tudo muito bem dentro da panela e experimente. Você pode dosar e colocar mais de qualquer um dos temperos ok?

Agora é hora de preparar nosso macarrão. Em uma panela separada, ferva ½ litro de água e quando estiver borbulhando, coloque o macarrão. Deixe hidratar por cerca de 1 minuto, escorra e coloque o macarrão dentro da panela com todos os demais ingredientes.

Feito isso, seu macarrão oriental está pronto! Deixe ferver até sentir que os alimentos estão totalmente cozidos e sirva em uma tigela decorando com um pouco de salsinha, o ovo cortado ao meio e o shitake hidratado!

 

RENDIMENTO:

 

2 porções

 

Please reload

Categorias