SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Mil Folhas

14 Jul 2017

Hoje, dia 14 de Julho, é celebrado o Dia da Tomada da Bastilha na França.

 

O evento, ocorrido no meio da Revolução Francesa tem um papel importante e central pois marca o início da revolução popular. A Bastilha era algo como uma prisão, uma fortaleza medieval que, na época da Queda, mantinha sete prisioneiros. O evento foi tão grande que o dia é feriado nacional, conhecido formalmente como Festa da Federação.

 

A França, que passava por uma grande crise financeira desencadeada pela intervenção do país na Guerra Revolucionária Americana, passou por três principais eventos que formaram a fase inicial da Revolução. A primeira foi a revolta da nobreza a ajudar o Rei com o pagamento de impostos, a segunda foi a formação da Assembleia Nacional e a terceira, a Tomada da Bastilha.

 

O resumo da história é que o evento desencadeou uma série de reações em toda a França, e também por toda a Europa, que ao fim resultou em inúmeras mudanças como abolição e substituição da Monarquia e Aristocracia, mudança social radical, ascensão de Napoleão Bonaparte, entre outros rumos da história.

 

Agora, vamos ao que interessa. O que esse doce maravilhoso que é o Mil Folhas tem a ver com tudo isso?

 

No mês de julho, em especial hoje, dia 14 de julho, praticamente todos os restaurantes servem doces típicos franceses, em sinal de reafirmação de sua cultura, origens e como lembrete do poder popular. Um dos doces mais servidos é o Brioche de Chocolate, que já ensinei por aqui, e o Mil Folhas.

 

O Mil Folhas, doce extremamente tradicional na França, é feito de lâminas de massa folhada sobrepostas a um creme de confeiteiro feito de baunilha. É leve, crocante, balanceado, doce na medida... é quase como comer um pedacinho da perfeição :)

 

A historia da criação do doce é incerta, mas o que sabemos é que foi o Chef Marie-Antoine Carême, francês considerado primeiro grande Chef, o responsável pela apresentação da forma como conhecemos hoje.

 

Se eu tivesse que resumir em uma palavra o sabor desse doce, eu diria: Baunilha. Ela é a responsável por todo aroma e sabores únicos desse docinho. Essa iguaria é um ingrediente extremamente especial e muito utilizado em diversas preparações culinárias ao redor do mundo.

A baunilha é derivada das orquídeas do gênero Vanilla, que tem frutas em forma de vagens. Podem variar de 5 a 22 cm de comprimento e quanto maior, melhores. Que o sabor é incrível, a gente já sabe, mas o mais bacana é saber que ela ainda possui benefícios incríveis para a nossa saúde!

 

A baunilha possui propriedade antioxidante, afrodisíaco, antidepressivo, sedativo, anti-inflamatório, tranquilizante e relaxante. Além disso, ajuda a reduzir os níveis de colesterol, combate os efeitos da artrite, fortalece o cabelo, trata doenças respiratórias e ainda promove a digestão saudável! Demais né?!

 

Não é a coisa mais simples do mundo de achar e na maior parte das vezes, compro a minha fava de baunilha pela internet. Nessa receita usei a fava de baunilha da Temperos Web. No site deles tem diversos produtos que uso em casa em praticamente todas as preparações, temperos, sal, pimentas, frutas, enfim, uma infinidade de produtos.

 

Ah! E eu tenho desconto por lá, é só digitar o cupom CALDERON na hora de finalizar a compra para garantir desconto de 5% nos produtos!

 

E então, para celebrar esse dia, decidi fazer um Mil Folhas, simples, rápido e delicioso para postar por aqui!

  

A receita em si é bastante simples e o mais bacana é que ela esconde várias outras receitas, igualmente simples, bem conhecidas como produzir seu próprio extrato de baunilha e seu crème pâtissière (creme de confeiteiro).

 

Caderno e papel na mão?! Vamos lá!

INGREDIENTES:

 

2 lâminas de massa folhada

150 ml de leite

1 colher de sopa de extrato de baunilha (pode usar a essência ou uma fava de baunilha)

1 gema

25 gr de açúcar

5 gr de farinha de trigo

5 gr de amido de milho

 

MODO DE PREPARO:

 

Vamos começar com a receita de extrato de baunilha. E faço questão de passar pois é incrivelmente simples e você garantirá uma quantidade de extrato por muito tempo sem gastar tanto! Vamos lá: você vai precisar de 1 fava de baunilha para 50 ml da bebida que for utilizar. Eu costumo usar a vodka, mas você pode usar o rum também. Corte a fava no sentido longitudinal, sem dividi-la por completo, apenas para que ela fique aberta. Coloque a fava em um recipiente que tenha tampa lacrada e adicione 50 ml da bebida. Feche e pronto! Seu extrato de baunilha está pronto.

Agora vamos para a produção do creme de confeiteiro. Aqueça o leite com a colher de sopa de extrato de baunilha até começar a ferver. Desligue e espere esfriar um pouco.

Bata a gema com o açúcar até ficar clara e cremosa e depois junte a farinha de trigo e o amido de milho. Agora vamos juntar o leite com a mistura das gemas, faça isso aos poucos.

Volte o creme todo para o fogo baixo e mexa sem parar até ferver e começar a engrossar. Quando ferver, continue mexendo e deixe cozinhar por mais 1 minuto. Despeje o creme em uma tigela, cubra com um plástico filme, colocando rente ao creme para não deixar ar e criar uma película em cima do creme. Deixe esfriar.

Agora vamos para a produção final do nosso Mil Folhas. Corte as lâminas de massa folhada no sentido da largura, fazendo 3 tiras retangulares. Com um garfo, fure em alguns pontos.  Coloque em uma assadeira untada e enfarinhada e leve ao fogo médio por aproximadamente 10 minutos.

Deixe esfriar e monte seu Mil Folhas colocando uma lâmina da massa, o creme confeiteiro, outra lâmina, mais creme e a última lâmina por cima!

 

RENDIMENTO:

1 doce