Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Bolo de Rolo

3 Jul 2017

Você conhece o Bolo de Rolo?!

 

Eu conheci há alguns anos atrás, em uma viagem para o Nordeste, me apaixonei e nunca mais larguei :)

 

Esse famoso bolo é um doce brasileiro típico de Pernambuco. A massa é feita de farinha de trigo, ovos, manteiga e açúcar e é enrolada com uma camada de goiabada derretida, como um rocambole, mas fatias bem fininhas e várias delas, dando um aspecto simplesmente lindo e um sabor característico.

 

A origem é atribuída aos portugueses e por lá a receita é chamada de colchão de noiva. Em Portugal, a versão original levava um recheio de amêndoas, adaptado por aqui na época do engenho com um sabor tropical, utilizando-se a goiaba, fruta abundante na Zona da Mata e sempre dosada com muito açúcar.

 

E esse doce é tão importante que foi tombado como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Pernambuco, bacana né?!

 

Hoje já encontramos com mais facilidade os tradicionais Bolos de Rolo vindo diretamente de Pernambuco para comprar em padarias e empórios, mas se não conseguir localizar, deixo aqui uma receita para reproduzir em casa essa maravilha cheia de sabor e história pra contar!

INGREDIENTES:

 

250 g de açúcar 
250 g de manteiga sem sal 
5 ovos 
250 g de farinha de trigo 
½ lata de goiabada derretida em um pouco de água 

 

MODO DE PREPARO:

 

Na batedeira, bata as claras em neve e reserve.

Agora bata o açúcar e a manteiga. Junte as gemas, uma por vez, e acrescente as claras em neve. Em seguida, despeje toda a farinha peneirada e misture tudo delicadamente.

Divida essa massa em duas partes e asse uma delas em assadeira quadrada e com as bordas baixas, untada com manteiga e trigo e em forno pré aquecido a 180°. Quando o bolo estiver dourado, retire do forno e desenforme ainda quente. Coloque o bolo sobre uma toalha polvilhada com açúcar.

Rapidamente passe a goiabada derretida por toda a superfície do bolo e enrole-o imediatamente, com cuidado mas firmeza.

Agora leve a outra metade da massa para assar e repita os demais procedimentos para seu Bolo de Rolo!

 

RENDIMENTO:

 

1 bolo de rolo

 

DICAS:

 

É importante que a textura de sua goiabada esteja cremosa e não tão liquida para evitar umedecer muito a massa e deixá-la quebradiça.

A temperatura do forno é muito importante, asse a 180° e quando retirar, desenforme imediatamente evitando que a massa seque e tenha dificuldades para enrolar.