Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Tipos de Cebolas

28 Jun 2017

Como o frio resolveu dar as caras esses dias, decidi fazer uma das coisas que mais amo nessa vida – a sopa de cebola gratinada. Ela é quentinha, saborosa, aromática, ai.. sou apaixonada por essa sopa.

 

Bom, para preparar essa sopa a gente precisa de, obviamente, muita cebola. Eis que escolhendo as mais bonitas no mercado para preparar a minha sopinha, me dei conta da variedade de tipos de cebolas que temos e achei que seria interessante contar um pouquinho por aqui sobre as diferenças entre elas.

 

Muita gente não gosta de cebola, mas fato é que ela está presente na grande maioria dos pratos e é quase indispensável na cozinha. Acredite se quiser, a escolha da cebola certa pode mudar sua percepção sobre a preparação!

 

Cebola Amarela ou Cebola Pera

Essa é a cebola mais conhecida e utilizada no Brasil. É uma cebola de tamanho maior, casca amarelada e com sabor ácido e marcante. Por ter um sabor mais intenso fica muito melhor quando refogada.

 

Cebola Pérola

É aquela cebola bem pequenininha que normalmente é utilizada em conservas. Tem um sabor bem mais doce e delicado e fica uma delicia como acompanhamento de diversos pratos, em especial carnes.

 

Chalotas

As chalotas são bem difíceis de encontrar no Brasil e quando achamos, o preço é alto. Tem sabor bem diferente das outras cebolas, bem mais adocicado e com acidez muito baixa. O gosto é similar a da cebola pérola, possuindo apenas o corpo mais alongado.

 

Cebola Roxa

Perfeita para ser comida crua, possui um sabor mais doce e bem menos ácido que a amarela. Combina com preparações como saladas e lanches dando um sabor adocicado e uma coloração especial ao prato.


Cebola Branca

É a mais parecida com a cebola amarela ou pêra, porém possui um tamanho maior, a casca branca e é mais perfumada. Apesar de não ter um sabor tão ácido quanto à amarela, também fica melhor quando refogada.

 

Sabendo de tudo isso, agora você já pode escolher com mais certeza a cebola certa para cada tipo de prato! Opte sempre por cebolas que não estejam com o corpo machucado e também que possuam a casca mais brilhante.

 

Agora, aposto que você está aí querendo saber por que cortar cebolas faz a gente chorar, não?

 

Pois bem, eu explico. A cebola possui enzimas e sulfuretos em sua composição e quando cortadas suas células são rompidas e essas enzimas se misturam com os sulfuretos que reagem e produzem uma substância chamada sulfénico. Esse ácido é volátil e se transforma em um gás que em contato com os olhos provoca uma reação alérgica.

Esse tal de gás sulfénico quando encontra água produz ácido sulfúrico e é isso que irrita nossos olhos e faz com que eles criem mais lágrimas para lavar o globo ocular.

Complexo né? Mas pelo menos agora você já sabe que trata-se de uma reação química que pode ser aliviada se cortar as cebolas em água corrente!

 

Receitas com Cebolas:

 

Creme de Cebola com Bacon

Sopa Vichyssoisse

Receitas Mexicanas

 

Tags: