SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Cacau

28 Jun 2017

E de repente o cacau ganhou espaço, ficou famoso e passou a ser utilizado em praticamente todas as receitas funcionais do mundo fitness.

 

Agora, você sabe ao certo o que é e quais as propriedades dele?

 

Pois bem, o cacau é um fruto do cacaueiro, uma árvore perenefólia pertencente à família da Malvaceae e originária da Bacia do Rio Amazonas, na América do Sul. Em ambientes de grandes florestas essa arvore pode atingir até 20 metros de altura.

O cacau é a principal matéria prima para o chocolate, feito a partir de sua torra e moagem das amêndoas secas em processo que pode ser feito de forma industrial ou caseiro.

 

Era considerado pela civilização maia um alimento sagrado e era ofertado aos deuses daquela civilização. Mas nessa época não se fazia do cacau o nosso conhecido chocolate e sim uma bebida se sabor amargo e apimentado que muitas vezes era servida junto com o café.

 

No Brasil o cacau foi cultivado primeiramente na Amazônia, passou para o Pará até chegar na Bahia, onde melhor se adaptou ao clima, solo e ambiente marinho. A Bahia é o maior produtor de cacau do Brasil, representando 95% da produção do país.

Ainda assim, o Brasil está em 5 lugar na produção de cacau do mundo, sendo a Costa do Marfim o maior produtor, com aproximadamente 41% do mercado global.

 

Dito isso, vamos ao que interessa: quais os benefícios de se consumir o cacau?

 

Antes de qualquer coisa, é importante lembrar que falaremos aqui do cacau em pó ok? E não do chocolate!

Vamos lá:

 

- O cacau lidera a lista de alimentos com maior teor de antioxidantes, ganhando inclusive do vinho tinto e do chá verde;

- Possui uma substância chamada fenetilamina, que age em nosso cérebro melhorando nosso humor. Além disso, o cacau aumenta a endorfina e por isso nos sentimos bem e consequentemente, mais felizes;

- Ajuda a diminuir as taxas de colesterol ruim, além de minimizar os riscos de formação de coágulos;

- Previne o envelhecimento precoce, inclusive por exposição ao sol;

- Auxilia no funcionamento do coração, cérebro e sistema digestivo;

- Possui cromo, manganês e cobre, poderosos agentes benéficos do sangue;

- Ajuda a controlar a ansiedade.

 

Incrível, não é?

 

Se utilizado nas quantidades e porções corretas, o cacau pode ser um belo integrante de uma dieta balanceada e saudável!

 

Receita com Cacau:

 

Bolo de Cacau Sem Glúten

 

Please reload

Categorias
Instagram
Ei! Quer receber minhas receitas super quentinhas?
Coloque seus contatos abaixo