SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Iogurte e Granola Caseiros

22 Jun 2017

Se tem uma coisa que eu adoro é começar o dia com um belo iogurte com granola! A mistura é cremosa, crocante e muito nutritiva!

 

E aí você pode pensar que é difícil ou trabalhoso preparar o iogurte em casa né?! Te garanto, não é! Para preparar o iogurte natural em casa na quantidade que quiser pra sempre, você irá precisar de um pouco de iogurte natural já pronto. Compre um potinho garantindo a marca que indicar ser sem conservantes e sem açúcar, totalmente natural.

 

Às vezes o gosto (ou a falta dele!) incomoda um pouco. Então pensei em unir outro elemento ultra mega saudável e que eu amo de paixão para dar um toque especial ao meu iogurte: o óleo de coco!

Ahhhh o óleo de coco. Sou completamente apaixonada por esse produto! Conheci o óleo de coco há alguns anos, quando começou a ficar famoso no mundo das receitas fitness. Passei a usar no meu bulletproof coffee todos os dias. Alias, vocês tem curiosidade de saber o que é e como funciona? Me avisem que preparo um post sobre ele!

 

Mas, voltando ao assunto, depois de incorporar ao café diário, passei a testar o uso do óleo de coco em algumas receitas e todas, sem exceção, sempre me surpreenderam.

Além de dar sabor, o óleo de coco é extremamente saudável, podendo ser usado para cuidados com o cabelo, pele e para cozinhar.

O óleo de coco é um alimento funcional que se transforma em um potente agente antibactericida, antifúngico e antiviral, ou seja, auxilia diretamente na nossa imunidade. Ele também é rico em vitaminas A,D,E e K que controlam o colesterol, aumentando o HDL (gordura boa) e diminuindo o LDL (gordura ruim).

 

Outro ponto importante é que o óleo de coco, apesar do nome sugerir, não tem gosto forte de coco, ele é praticamente neutro. Você pode utilizá-lo tranquilamente para grelhar um alimento, temperar uma salada, sem se preocupar em deixar tudo com gosto de coco!

Alias, falando em grelhar, o óleo de coco atinge altas temperaturas sem oxidar ou alterar suas propriedades nutricionais. O que isso significa? Que você pode utilizá-lo em frituras e ele não irá virar gordura trans.

 

Alem de tudo isso, ele acelera o metabolismo, hidrata o cabelo, a pele.. ou seja, óleo de coco é vida gente!

 

Sou suspeita pois realmente gosto do sabor e dos benefícios que esse produto traz para minha saúde, mas vale a pena testar viu? Se ainda não consumiu, faça um teste!

 

Eu estou usando o óleo de coco de comprei no site da Temperos Web, que alem de não conter nenhum tipo de conservante é extra virgem. Alias, para fazer a granola utilizei vários produtos deles, o mix de nuts, as amêndoas laminadas, óleo de coco, canela em pó e o cacau alcalino em pó.

 

Ah! E eu tenho desconto por lá, é só digitar o cupom CALDERON na hora de finalizar a compra para garantir desconto de 5% nos produtos!

 

Então corre anotar os ingredientes e aproveita meu desconto no site da Temperos Web!

IOGURTE

 

INGREDIENTES:

 

2 litros de leite integral

170 ml de iogurte natural integral

2 colheres de óleo de coco

 

MODO DE PREPARO:

 

A preparação é tão simples que nem parece que vai dar certo, mas juro.. vai! Aqueça o leite até ferver, desligue o fogo e deixar baixar a temperatura para 45 graus. Quando atingir essa temperatura, pegue uma tigela, coloque o iogurte, junte 3 conchas do leite morno e misture muito bem até tudo ficar lisinho.

Feito isso, despeje o restante do leite e mexa. Agora acrescente as colheres de óleo de coco e novamente misture tudo muito bem. Cubra a tigela com uma pano limpo e guarde no forno desligado por 12 horas. É importante deixar o conteúdo descansar esse tempo e em um ambiente bem fechado, por isso a sugestão de manter no forno. Mas você pode também colocar o conteúdo em um recipiente com tampa, enrolar em um pano e deixar descansar em uma bolsa térmica.

Depois desse tempo, seu iogurte está pronto e já pode ser consumido!

 

GRANOLA

 

INGREDIENTES:

 

2 xícaras de aveia em flocos

1/3 de xícara de mix de nuts (castanha do Pará, de caju, nozes)

1/3 de xícara de amêndoas em lâminas

1/3 de xícara de mel

2 colheres de sopa de óleo de coco

1 colher de café de canela em pó

2 colheres de café de cacau em pó

 

 

 

MODO DE PREPARO:

 

Pique o mix de nuts em pequenos quadradinhos, coloque em uma tigela grande e adicione todos os outros ingredientes até tudo se misturar e ficar levemente umedecido pelo mel e pelo óleo de coco.

Transfira isso para uma forma e leve ao forno a 200° C por uns 10 minutos. Na metade do tempo, retire a forma do forno e dê uma misturada para garantir que todos os pedacinhos da granola fiquem dourados.

Retire o conteúdo e guarde em um recipiente com tampa!

 

DICAS:

 

A duração do iogurte é de aproximadamente 5 dias na geladeira e da granola mais ou menos 1 mês em potinho fechado.

Antes de acrescentar as colheres de óleo de coco no iogurte, separe uns 200 ml dele puro para produzir seu próximo iogurte caseiro :)