SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Risoto de Limão Siciliano e Truta com Lâminas de Amêndoas

13 Jun 2017

Ontem foi comemorado o Dia dos Namorados aqui no Brasil e para celebrar o amor eu e Bini decidimos fazer um jantar romântico juntos! 

No Instagram comentei que gostava dessa ideia de não dar um presente e sim cozinhar ou planejar algo bacana juntos e adorei receber várias mensagens dizendo que iam fazer o mesmo!

 

Já comentei por aqui que adoro começar o cardápio de uma refeição por um ingrediente apenas né? Pois é, para o jantar de ontem fizemos a mesma brincadeira! A ideia era usar lâminas de amêndoas para criar um prato delicioso para o nosso jantar.

 

Para quem não esta muito acostumado a usar, as amêndoas são um dos superalimentos mais incríveis e benéficos do mundo. São uma grande fonte de fibras, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais.

 

Dentre os inúmeros benefícios contidos nas amêndoas, podemos contar com a diminuição do colesterol, propriedades antioxidantes, boas quantidades de cálcio que fortalecem ossos e dentes, vitamina E e proteção contra Diabetes.

 

Ou seja, além de ser uma delícia, as amêndoas representam um super aliado à nossa saúde!

Uso em muitas receitas as amêndoas, mas com uma coisa em específico acho que elas ficam maravilhosas.. com peixe! Combinam super bem! Pensando nisso, decidimos por fazer uma Truta grelhada coberta com lâminas de amêndoas e para acompanhar um risoto de limão siciliano.

 

E adivinhem só!? O cardápio ficou simplesmente maravilhoso, digno de um jantar romântico!

Cozinhamos juntos e não levamos mais que 30 minutos para tudo estar pronto! Então podem acreditar, dá sim para fazer um jantar delicioso, elegante e muito saboroso em plena segunda-feira de forma simples e rápida!

 

Se você, assim como eu, mora em alguma cidade em que não acha com tanta facilidade produtos naturais como oleaginosas, castanhas, sementes, use e abuse da facilidade que é comprar pelo site da Temperos Web.

No site deles tem diversos produtos que uso em casa em praticamente todas as preparações, temperos, sal, pimentas, frutas, enfim, uma infinidade de produtos.

Para fazer essa receita eu usei as laminas de amêndoas, cebola em pó e o mix de alho, cebola, sal rosa e salsa, tudo comprado na Temperos Web!

 

Ah! E eu tenho desconto por lá, é só digitar o cupom CALDERON na hora de finalizar a compra para garantir desconto de 5% nos produtos!

Então corre anotar os ingredientes e aproveita meu desconto no site da Temperos Web!

 

INGREDIENTES:

 

1 colher de manteiga

1 xícara de arroz arbóreo ou arroz carnaroli

1 xícara de vinho branco

Suco de 2 limões sicilianos

600 ml de caldo de legumes

1 colher de chá de cebola em pó

Mix de Temperos

 

 

150 gr de queijo parmesão ralado

150 gr de lâminas de amêndoas

2 filés de truta

Azeite

Sal

Pimenta

 

MODO DE PREPARO:

 

Para fazer o risoto, coloque a manteiga em uma panela funda e deixe derreter. Acrescente a colher de cebola em pó e misture.

Coloque o arroz e refogue até que a manteiga envolva toda a quantidade de arroz. Coloque o vinho branco e deixe evaporar um pouco. Está pronto quando você não sente mais o cheiro do álcool saindo da panela.

Em seguida, acrescente o suco dos limões e mexa até sentir que ele se dissolveu com os demais ingredientes.

Agora é hora de começar a colocar o caldo de legumes. Pode colocar umas 2 conchas cheias pois no começo o arroz precisa de líquido para cozinhar e a partir da terceira vá colocando de uma em uma concha, lentamente e mexendo sempre.

Quando o risoto estiver no ponto, acrescente um pouco do mix de temperos, misture bem, desligue o fogo, coloque o queijo parmesão ralado e misture tudo para derreter. Pronto, seu risoto está finalizado!

Para a truta, tempere com um pouco de azeite, sal e pimenta e leve para grelhar em um fio de azeite em uma frigideira bem quente.

Vire para grelhar dos dois lados e quando estiver pronta, reserve.

Agora, para finalizar, vamos preparar a estrela do prato. Coloque um pouco de azeite na frigideira, deixe esquentar e jogue as lâminas de amêndoas. Tempere com um pouco do mix de temperos, vá mexendo para grelhar todas as lâminas e pronto! Agora é só montar seu prato com o risoto, a truta e as laminas servidas por cima do peixe!

 

RENDIMENTO:

 

2 porções

 

DICAS:

 

O ponto do risoto é sempre al dente, o que significa que ele é sempre meio durinho mesmo, tem que haver uma resistência quando o grão é mordido. Na dúvida, sempre prefira desligar o risoto mais durinho do que deixar cozinhar demais e passar do ponto ok? Se o grão cozinhar demais fica grudento e você não vai apreciar seu prato.

Acrescente um pouco de parmesão ao invés de manteiga para finalizar. Normalmente as receitas indicam a manteiga para finalizar o risoto, mas isso deixa os grãos oleosos demais e o prato acaba ficando um pouco gorduroso. Ao invés dela, acrescente o parmesão e dê apenas uma mexida na panela, com o fogo já desligado. Isso vai fazer com que seu risoto fique cremoso sem ficar oleoso! Essa dica vale ouro! :)

Faça seu próprio caldo de legumes! É infinitamente mais saudável e acrescenta um sabor bem mais elaborado no seu prato!    

Please reload

Categorias
Instagram
Ei! Quer receber minhas receitas super quentinhas?
Coloque seus contatos abaixo