SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Noite Mexicana

12 May 2017

Procuro sempre seguir as sugestões dos alunos para a escolha do tema das minhas aulas e posso dizer que esse foi um dos melhores, sem dúvida! Receitas fáceis, práticas e deliciosas para uma Noite Mexicana!

 

Essa culinária tem como base a cultura pré-colombiana, com evidência de cultivo de milho cerca de 8000 a.C. Em 2010 a culinária mexicana foi inscrita pela Unesco como Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade por ser considerada um modelo cultural que inclui práticas agrícolas e técnicas milenares no cultivo do milho.

 

A culinária tradicional do México mantem suas origens até hoje tendo como ingredientes principais o milho, o feijão e as pimentas e como elementos sempre complementares o tomate e o abacate.

 

Na aula aprendemos a fazer as Tortillas, o Chili, a Guacamole e o Sour Cream, elementos essenciais para a produção de pratos famosos do México como  os Burritos e os Tacos!

 

Se está sem ideia do que preparar para o happy hour mais tarde, aqui está a solução! Prepara o limão e a tequila e corre preparar uma Noite Mexicana!

TORTILLA

 

 

A Tortilla Mexicana é um tipo de pão folha feito de farinha de trigo servida como base para outros pratos como burritos, tacos e quesadillas.

 

INGREDIENTES:

 

400 gr de farinha de trigo

50 gr de azeite, óleo ou manteiga

200 ml de água

Sal

 

MODO DE PREPARO:

 

Em uma tigela coloque a farinha e o azeite e misture com as pontas dos dedos até virar uma farofa.

Adicione a água e misture bem. Transfira a massa para uma superfície lisa e sove bem até que a massa fique lisa e macia. Cubra com um pano e deixe descansar por 10 minutos.

Divida a massa em 14 porções, polvilhe farinha e abra bem com um rolo até formar um disco.

Em uma frigideira bem aquecida, coloque o disco e espere 1 minuto ou até começar a inflar, vire com uma espátula e pronto! Retire da frigideira e espere esfriar para servir.

  

RENDIMENTO: 

 

14 tortillas

 

 

CHILI

 

O chili é um molho salsa feito à base de pimentas e usado em diversos pratos. É também a denominação de um tradicional prato mexicano feito com feijões, carne moída e pimenta.

 

INGREDIENTES:

 

½ kg de carne moída

½ kg de feijão cozido sem caldo

3 tomates cortados em cubinhos

1 cebola cortada em cubinhos

1 dente de alho amassado

1 pimenta ou molho de pimenta

Azeite

Sal

Molho de tomate

Temperos a gosto (cominho, páprica e pimenta do reino)

        

MODO DE PREPARO:

 

Em uma panela refogue o alho e a cebola em um fio de azeite, acrescente a carne moída e deixe refogar.

Adicione os temperos e a pimenta/molho de pimenta. Acrescente os tomates e mexa bem e por fim, coloque os feijões. Se quiser pode amassar um pouco os feijões com um garfo ou até mesmo bater no processador, vai do seu gosto. Coloque 2 colheres de molho de tomate e avalie a quantidade de água, se você observar que é pouca, acrescente mais água para que tudo cozinhe, mas pouca coisa, o chili é servido mais sequinho.

Agora tampe a panela e deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos, mas cuidado para não deixar os feijões queimarem, é só o tempo do líquido ser absorvido e o chili ficar mais espesso.

 

RENDIMENTO:

 

14 porções

 

GUACAMOLE

 

A Guacamole é uma iguaria típica da culinária do México e é servido com uma variedade enorme de pratos. É basicamente um purê de abacate bem temperado que funciona como um complemento para salada.

 

INGREDIENTES:

 

1 abacate maduro

1 tomate

1 cebola

1 pimenta

½ xícara de coentro

1 limão

Pimenta do reino

Sal

Azeite

        

MODO DE PREPARO:

 

Pique os tomates, a cebola, a pimenta e o coentro e coloque em uma tigela. Acrescente o abacate descascado e em pedaços grandes.

Amasse com um garfo de forma grosseira, é essencial que tenham alguns pedacinhos maiores do abacate e não vire uma pasta.

Acrescente o azeite e tempere com sal e pimenta a gosto.

 

 

RENDIMENTO:

 

14 porções

 

 

SOUR CREAM

 

Também conhecido como creme azedo, o sour cream é um acompanhamento muito usado em diversos países, sendo que nos Estados Unidos é feito com iogurte natural e no México com creme de leite.

A mistura do creme de leite com cream cheese e limão faz com que o creme fique espesso e fermente, dando um sabor característico e muito comum na culinária mexicana.

 

INGREDIENTES:

 

300 gr de creme de leite

200 gr de cream cheese

1 limão

Sal

      

MODO DE PREPARO:

 

Coloque  todos os ingredientes em uma tigela e misture muito bem até que vire um creme espesso, homogêneo e consistente.

 

RENDIMENTO:

 

14 porções

 

Please reload

Categorias
Instagram
Ei! Quer receber minhas receitas super quentinhas?
Coloque seus contatos abaixo