SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Paella

8 May 2017

Essa é uma receita que eu queria postar aqui faz tempo! A Paella!

 

Este é certamente um dos pratos mais famosos do mundo e se tornou um dos meus preferidos desde que experimentei pela primeira vez.

 

A Paella tem origem em Valencia, região costeira da Espanha e podemos dizer que trata-se de um prato feito basicamente de arroz, alguns frutos do mar, algumas proteínas e açafrão.

O prato nasceu com os trabalhadores humildes que misturavam os ingredientes que possuíam em casa com o arroz, comendo direto na panela.

 

Com o passar do tempo, esse costume acabou virando uma receita, com a introdução de alguns ingredientes como frango, pato, frutos do mar e temperos que tornaram o prato único e característico.

 

Um dos ingredientes mais específicos da Paella é o Açafrão. Esse tempero é bem conhecido por aqui mas constantemente de forma equivocada.

Aqui no Brasil encontramos com muita facilidade o Açafrão da Terra, também conhecido como cúrcuma, é uma raiz da família do gengibre. É uma especiaria incrível, que possui muitos minerais e vitaminas e tem coloração e cheiro similares ao Açafrão original, mas com valor excepcionalmente mais barato.

 

Já o Açafrão original é o pistilo de uma flor lilás e que o preço se justifica pelo grande trabalho em cultivar, colher, separar e secar o pistilo, que possui apenas 20 cm. O Açafrão é plantado na maioria dos países do mediterrâneo, na Ásia, no Irão e Marrocos, mas tem como principal produtor, a Espanha.

 

Com sabor e aroma marcante, é considerada a especiaria mais cara do mundo! E é com esse ingrediente super especial que preparamos a famosa Paella! Além dele, utilizamos o arroz bomba, um arroz parecido com o do risoto, um corante alimentar espanhol e preparamos o prato em uma panela especial chamada paellera.

Vale a pena fazer esse prato para um dia muito especial, como uma reunião de família e amigos!

 

INGREDIENTES:

 

1/2 kg de sobrecoxa de frango desossada e sem pele

3 cebolas

4 tomates

240 gr de vagem ou ervilha torta

2 pimentões verdes

1 pimentão vermelho

80 gr de ervilhas frescas pré-cozidas

2 dentes de alho

Salsinha

480 gr de vôngole fresco

480 gr de mexilhão meia concha

480 gr de lula em anéis

240 gr de camarão descascado

800 gr de lagostim inteiro

800 gr de camarão fresco inteiro graúdo

1,3 kg de arroz bomba

160 ml de azeite

0,3 gr de açafrão em pistilo

2 colheres de sopa rasa de corante alimentar espanhol

3 litros de água

Sal

 

MODO DE PREPARO:

 

Aqueça o azeite na paellera e frite as sobrecoxas de frango cortadas em pedaços médios. Acrescente a cebola, a vagem e os pimentões, mexendo bem. Tempere com um pouco de sal.

Adicione os mexilhões pré-cozidos (reserve alguns para decoração no final), os vôngoles também previamente cozidos e coloque a salsinha e o alho bem picadinhos para temperar.

Frite por uns 5 minutos e coloque o tomate, deixando refogar até que o tomate se dissolva. 

Agora acrescente o caldo obtido no cozimento dos vôngoles até cobrir o rebite da alça da panela para que tudo fique coberto e possa cozinhar.

Adicione o açafrão, o corante e assim que começar a ferver coloque os anéis de lula e o camarão.

Mexa bem, corrija o sal, adicione o arroz e misture tudo, tomando cuidado para não transbordar.

Coloque os lagostins e os camarões graúdos sobre os ingredientes, fazendo uma decoração e tampando todos os ingredientes. 

Finalize a decoração com os mexilhões e a ervilha fresca, espere o caldo ter sido totalmente absorvido e sua Paella tradicional valenciana estará pronta!

 

RENDIMENTO:

 

12 porções

 

DICAS:

 

Quis passar a verdadeira e tradicional receita e história da Paella Valenciana, mas é claro que podemos fazer algumas versões diferentes e mais fáceis!

Podemos substituir o açafrão original pelo açafrão da terra, retirar o corante e utilizar frutos do mar mais acessíveis, como camarões e lulas. Não ficará igual, mas tenho certeza que será um prato delicioso para um momento especial!

Please reload

Categorias
Instagram
Ei! Quer receber minhas receitas super quentinhas?
Coloque seus contatos abaixo