SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Rosa de Maça e Massa Folhada

7 Mar 2017

Eu já sei o que passou aí na sua cabeça. "Nossa, que sobremesa linda. Mas deve ser difícil de fazer". Admita! Você pensou isso, não pensou?

 

Pois é.. confesso que eu também pensei quando uma amiga me apresentou a foto da receita. Achei que seria quase impossível reproduzir a rosa com tanta perfeição ou que fosse desmanchar no forno, enfim, jamais pensei que fosse tão fácil fazer. Sorte a minha que encaramos testar a receita e saiu essa sobremesa simplesmente maravilhosa e honestamente uma das mais fáceis que já fiz na vida.

 

As sobremesas feitas com maça como o crumble, tarte tatin e apple pie, sempre me agradaram muito. São leves, normalmente não muito doces e ficam ótimas se servidas com um acompanhamento como sorvete de creme ou de baunilha.

 

Esse formato de rosa dá um charme incrível para a sobremesa, deixa a apresentação linda, imprevisível, é gostosa e incrivelmente fácil de fazer!

INGREDIENTES:

 

2 maças vermelhas

1 rolo de massa folhada

4 colheres de sopa de geleia de damasco

1 limão

1 colher de sopa de manteiga

Água

Açúcar e canela para decorar

 

MODO DE PREPARO:

 

Coloque água fria em um recipiente que possa ir ao microondas, esprema o limão e deixe reservado. Corte as maçãs na metade e tire o miolo. Agora corte fatias fininhas da maça, o mais fino que conseguir. Vá colocando as fatias de maça imediatamente no recipiente com água e limão para evitar que elas escureçam.

Quanto tiver terminado de cortar as duas maças, leve esse recipiente ao microondas por aproximadamente 3 minutos ou até que as fatias fiquem moles, mas não cozidas.

Se tiver comprado a massa folhada grossa, você precisará abrir com um rolo. Se achar, compre já a fininha, já aberta e pronta para o uso, melhor.

Corte a massa folhada em tiras de 5 cm de largura cada. 

Agora passe a geleia de damasco nas tiras de massa. Não precisa passar na tira completa, pode passar em todo comprimento, mas deixar um pouco de uma das bordas sem a geleia.

Nessa borda que ficou sem a geleia, vamos dispor as fatias da maça. Vá colocando as fatias com a casca virada para fora e uma levemente em cima da outra, a fim de que crie uma sobreposição de fatias.

Feito isso, cubra as fatias de maça com a parte em que havia passado a geleia de damasco. Agora é só enrolar. Pegue uma das pontas da massa e vá enrolando cuidadosamente, bem apertadinho, até o final da tira. Você terá o formato de rosa quando terminar de enrolar.

Unte forminhas pequenas como de cupcakes ou empadinhas e coloque a rosa dentro da forminha, levando ao forno pré aquecido por aproximadamente 20 minutos.

Depois de esfriar, salpique açúcar e canela e pronto!

 

RENDIMENTO:

 

6 rosas

 

DICAS:

 

Se quiser pode utilizar a maça verde, fica muito bonito e saboroso também. Caso não ache a geleia de damasco com tanta facilidade, use algum outra de sua preferência, mas lembrando que não pode ser muito conflitante com o sabor da maça ok?

Please reload

Categorias