SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Grand Gateau

22 Feb 2017

Eu quase não tenho dificuldade em decidir a entrada e o prato principal de um jantar, mas a sobremesa.. que tortura! Sempre tenho que dedicar um bom tempo para pensar em algo que seja gostoso, simples e claro, bonito, pois adoro uma boa apresentação

Pois bem, ontem fiz um jantar para uma amiga mais que especial e queria preparar alguma sobremesa à altura. Não tinha muito tempo para preparar algo que demandasse forno ou resfriamento e também estava muito calor, então foquei em sobremesas que fossem refrescantes.

 

E como uma luz no fim do túnel, me lembrei do Grand Gateau. Uma sobremesa incrivelmente simples, deliciosa e linda demais da conta.

 

O Grand Gateau é uma sobremesa tida quase como se fosse uma evolução do Petit Gateau, o famoso bolinho francês cozido por fora e cremoso por dentro.

Como já contei no post com a receita do Petit Gateau de chocolate com recheio de caramelo, a história da criação da sobremesa é bastante controversa e com a do Grand Gateau não poderia ser diferente.

 

Não existe um restaurante, um Chef, um nome específico à quem possa ser atribuída a criação do Grand Gateau, fato é que ele remete ao Petit Gateau, só que maior, servido em um ramekin (esse potinho de cerâmica) e ganhou notoriedade aqui no Brasil no badalado Paris 6.

 

A base do Grand Gateau é ter um bolo de chocolate, creme de leite, calda, creme de avelã, sorvete e por aí vai. É uma sobremesa que lhe garante umas boas calorias. Eu acho lindo, mas admito que prefiro uma versão mais leve, com mais frutas e os toques de chocolate amargo. A forma de montar é a mesma e você vai poder usar sua criatividade para fazer o mesmo e criar o seu Grand Gateau da forma que quiser!

INGREDIENTES:

 

1 sorvete de palito

100 gr de morango

100 gr de chocolate meio amargo

 

MODO DE PREPARO:

 

Reserve um quadradinho do chocolate para decoração. Pique o restante do chocolate e leve ao microondas, de 40 em 40 segundos, até ter derretido por completo. Enquanto isso pique o morango em pedacinhos e coloque no ramekin, formando uma caminha de morango. Quando o chocolate estiver derretido, jogue um pouco sobre os morangos. 

Agora use o quadradinho do chocolate reservado para decorar, rale por cima de todo o prato e ramekin. 

Coloque o sorvete apoiado no ramekin e finalize com a calda, por cima dos morangos, do prato, do sorvete e se delicie! 

 

RENDIMENTO:

 

1 sobremesa

 

DICAS:

 

Como disse, essa é a uma forma simples e mais leve de fazer essa sobremesa. Você pode usar outro sorvete, outro sabor, outra fruta, use sua criatividade!