SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Salada Franco Chilena

26 Jan 2017

Como contei aqui no blog, retornei de uma viagem de Paris há poucos dias e, como devem imaginar, as influências gastronômicas de lá ficam marcadas na memória a ponto de querer que todos os pratos tenham uma pitadinha francesa.

 

Pois bem, um grande casal de amigos fez uma viagem na mesma época para o Chile, país incrível em que também se come e bebe muito bem. 

Para celebrar nosso retorno, fizemos um jantar que decidimos chamar de Franco Chileno :)

A brincadeira surgiu justamente pela mistura que fizemos no cardápio juntando elementos dos dois lugares para compor um jantar incrível!

 

De entrada fiz uma salada que ganhou meu coração e já passou a fazer parte do cardápio oficial de casa!

Como precisava deixar um espaço para um belo prato principal, resolvi fazer uma mini quiche para servir individualmente em cada prato. E é ela, obviamente, o elemento francês da entrada.

Decidi fazer a Quiche de Queijos e Tomate pois era o recheio que mais combinava com a proposta do prato. 

 

Para dar o toque chileno, além do vinho que era deste país, coloquei o abacate fatiado e uma espécie de maionese de sardinha. Isso aí mesmo. E entendo perfeitamente sua reação de "o que?" tentando imaginar o gosto dessa mistura toda! 

Para minha grata surpresa, o abacate casa como Romeu e Julieta com a sardinha! É impressionante.

 

Contaram meus queridos amigos que no Chile o abacate, conhecido como Palta, é utilizado amplamente na gastronomia e em muitos dos pratos como o ingrediente principal de refeições salgadas.

O abacate está presente em todas as casas chilenas e em todos os restaurantes, do mais simples ao mais refinado. 

 

Um dos grandes costumes por lá é comer sardinha junto com o abacate. Como boa amante da cozinha, quis provar a mistura para ver se ficava boa e me surpreendi! Realmente fica delicioso e com aspecto e gosto de prato salgado.

 

Agora vem a melhor parte. Como se não bastasse o prato ter ficado uma delícia, é altamente nutritivo uma vez que o abacate e a sardinha são dois alimentos extremamente ricos em nutrientes. O abacate é rico em ômega 6, 9 e 7, vitamina E, vitamina A, ferro, cálcio, fósforo e ácidos graxos monoinsaturados. O que tudo isso quer dizer na prática? Que o abacate possui substâncias extremamente benéficas à saúde, que equilibram os níveis de colesterol no sangue, ajudam no controle da diabetes e proporcionam uma diminuição do colesterol ruim e um aumento do colesterol bom.

 

A sardinha, como já contei no post de Almoço Divulgação Gomes da Costa e Revista Go´Where Gastronomia no Restaurante Zucco, é riquíssima em ômega 3, cálcio, vitamina D, fósforo e vitamina B 12, que asseguram um ótimo bem estar cerebral, previne o câncer, baixa o risco cardiovascular e reduz a pressão arterial.  

 

Preciso te dizer mais alguma coisa ou já te convenci à correr pro mercado e comprar os ingredientes para essa deliciosa e nutritiva salada?!

INGREDIENTES:

 

1 maço de alface lisa

1 maço de Agrião

1 abacate

1 latinha de sardinha

2 colheres de maionese

1 limão

1 colher de mostarda a l'ancienne

Sal

Pimenta do reino

 

MODO DE PREPARO:

 

O segredo dessa salada é arriscar sem medo do novo. Monte um prato bem bonito, dispondo o alface, agrião e abacate em destaque, como fiz aqui em casa. Essa é uma forma de apresentação, mas você pode muito bem cortar os verdes em tiras e cubinhos e servi-los todos misturados, também fica lindo e é bem parecido com a forma que eles servem no Chile.

Para fazer a maionese de sardinha, é só mistura-la com a maionese, a mostarda a l'ancienne, o limão e temperar com sal e pimenta. A mostarda é o toque francês da maionese.

E pronto! Agora é só servir com a quiche, cuja receita está aqui neste post, e se deliciar!

 

RENDIMENTO:

 

4 pratos