SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Risoto de Champanhe e Corações de Alcachofras

24 Nov 2016

Acho que todo mundo que gosta de cozinhar tenta acompanhar a maioria dos programas culinários que tomaram conta da TV e da internet nos últimos tempos, não é?

 

O mais famoso deles, o Masterchef, está no ar atualmente com a edição Profissionais e tenta desde o primeiro episódio desafiar os Chef´s à criar pratos inovadores, criativos e saborosos. Para isso sempre preparam surpresas que vão de prover ingredientes de xepa, que são os produtos que sobram no final das feiras, até fazer o olho de qualquer cozinheiro brilhar com ingredientes como caviar e vieira.

 

Pois bem, no episódio dessa semana eles entregaram uma caixa justamente com esses ingredientes especiais e fiquei aqui pensando com os meus botões o que eu faria se tivesse alguns daqueles produtos e pudesse, obviamente, trazê-los para a realidade do que costume cozinhar, sem inventar muita moda.

 

Quem me acompanha por aqui, o que eu mais gosto de fazer? Risotos! E então, inspirada no episódio do Masterchef, resolvi testar uma receita de Risoto de Champanhe e Corações de Alcachofras. Sim meus amigos, Champanhe ao invés de vinho branco e corações de alcachofras como recheio principal. 

 

Tirando o fato de que uma ou outra pessoa pode não gostar de champanhe e/ou alcachofra, meio difícil, pra não dizer impossível, de não se apaixonar por essa versão refinada do clássico italiano!

 

Bom, vamos lá, primeiro quero só pontuar que estou utilizando a palavra champanhe consciente de que não está correto ok? Só podemos utilizar a descrição Champanhe ou Champagne (em francês) para os vinhos brancos espumantes produzidos na região de Champagne-Ardenne, nordeste da França. 

 

Essa denominação é quase que um selo de autenticidade e o correto mesmo seria a utilizarmos apenas para os produtos fabricados com as uvas chardonnay, pinot noir ou pinot meunier, fermentadas naquela região. 

 

O que acontece é que realmente o mundo incorporou o costume de chamar todos os tipos de vinhos espumantes produzidos de mesma forma de Champanhes enquanto que deveríamos chamá-los de espumantes. Acho super bacana o respeito por produtos que possuem esse tipo de controle de nomenclatura e de fato é maravilhoso poder apreciar uma Champanhe verdadeira.

 

Mas também não sou radical e acho que tudo bem utilizarmos de forma mais informal e costumeira a palavra, obviamente tomando o cuidado para não fazer confusão em determinados locais como restaurantes refinados por exemplo.

 

Dito isso, vamos à nossa receita inspirada no programa desta semana?!

INGREDIENTES:

 

2 colheres de sopa de manteiga
1 xícara de chá de alho poró cortado em fatias finas
1 xícara de chá de arroz carnaroli ou arbóreo
240 ml de champanhe 
350 gr de corações de alcachofras cortados ao meio
200 ml de caldo de legumes (receita aqui)

70 gr de queijo parmesão ralado 

 

 

MODO DE PREPARO:

 

Coloque a manteiga em uma panela funda e deixe derreter. Acrescente o alho poró e refogue bem até murchar.

Coloque o arroz e refogue até que a manteiga envolva toda a quantidade de arroz. Acrescente o champanhe e deixe evaporar um pouco. Está pronto quando você não sente mais o cheiro do álcool saindo da panela.

Em seguida, comece a colocar o caldo de legumes. Pode colocar umas 2 conchas cheias pois no começo, o arroz precisa de líquido para cozinhar e a partir da terceira vá colocando de uma em uma concha, lentamente e mexendo sempre.

Quando sentir que o risoto está quase no ponto, que é sempre al dente, acrescente o parmesão, desligue o fogo e misture tudo. 

Com o fogo desligado, coloque os corações de alcachofras cortados ao meio e misture até incorporar e sirva imediatamente.

 

RENDIMENTO:

 

4 porções

 

DICAS:

 

O ponto do risoto é sempre al dente, o que significa que ele é sempre meio durinho mesmo, tem que haver uma resistência quando o grão é mordido. Na dúvida, sempre prefira desligar o risoto mais durinho do que deixar cozinhar demais e passar do ponto ok? Se o grão cozinhar demais fica grudento e você não vai apreciar seu prato.

Acrescente um pouco de parmesão ao invés de manteiga para finalizar. Normalmente as receitas indicam a manteiga para finalizar o risoto, mas isso deixa os grãos oleosos demais e o prato acaba ficando um pouco gorduroso. Ao invés dela, acrescente o parmesão e dê apenas uma mexida na panela, com o fogo já desligado. Isso vai fazer com que seu risoto fique cremoso sem ficar oleoso! Essa dica vale ouro! :)

Faça seu próprio caldo de legumes! É infinitamente mais saudável e acrescenta um sabor bem mais elaborado no seu prato!

Please reload

Categorias
Instagram
Ei! Quer receber minhas receitas super quentinhas?
Coloque seus contatos abaixo