Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Polvo ao Forno com Ervas

24 Nov 2016

 

 

Admito, jamais pensei que diria algum dia que fazer uma receita com polvo é fácil. Sempre adorei comer, mas imaginava ser quase impossível reproduzir o cozimento e preparo em casa. Até que tive uma aula sobre frutos do mar e aprendi certinho como fazer o preparo de forma até que bastante simples e muito, muito saborosa.

 

Não me lembro de ver muitos pratos com polvos em cardápios até pouco tempo atrás, tenho a impressão de que o molusco ganhou o gosto dos brasileiros há pouco tempo e desde então tem sido testado e servido de diversas formas.

 

Sobre o preparo em si, bom, não vou mentir que a limpeza dele não é tão fácil, mas obviamente não tem a menor necessidade de fazer isso em casa, você pode tranquilamente comprar o polvo já limpo e pronto para cozimento ok?

 

Se estiver passando uma temporada na praia ou estiver com vontade de testar uma receita bem diferente, essa é a pedida perfeita!

INGREDIENTES:

 

1 polvo

150 ml de azeite

4 dentes de alho

1 folha de louro

1 limão siciliano

300 ml de vinho tinto

Cebolinha

Tomilho

Sal grosso

Pimenta do reino

 

MODO DE PREPARO:

 

Com o polvo já limpo, coloque-o inteiro em uma panela de pressão cobrindo com água e o vinho tinto e 1 dente de alho a folha de louro e cozinhe em fogo alto por 20 minutos. 

Depois desse tempo, retire o polvo da panela e corte os tentáculos. Ele terá diminuído bem de tamanho.

Em uma assadeira coberta com papel alumínio, coloque os tentáculos do polvo, os demais dente de alho, o tomilho e o azeite e tempere com sal, pimenta e gotas de limão. Feche o papel alumínio deixando tudo coberto e leve ao forno por 30 minutos em fogo médio.

Na hora de servir é só salpicar a cebolinha cortada, adicionar mais algumas gotinhas de limão e pronto!

 

RENDIMENTO:

 

4 porções

 

DICAS:

 

Procure comprar o polvo mais fresco possível, busque pelo que estiver mais claro no momento da compra. 

Mesmo comprando o polvo limpo, passe-o bem na água para se certificar de que não sobrou nenhuma sujeira ou areia.

É essencial que prepare o polvo com bastante tempero, ele próprio não tem um sabor tão marcante então você precisa acrescentar sabores mais acentuados como limão, azeite, gengibre, páprica, enfim, temperos que deem um toque especial à preparação. Lembrando, se quiser usar mais de um tempero, certifique-se de que eles combinam entre si ok?