Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

O Ovo Poché Perfeito

19 Jul 2017

Sempre recebo e-mails e mensagens me perguntando qual a melhor forma de fazer uma ou outra preparação que não necessariamente uma receita. Como preparar um fruto do mar sem ficar borrachudo e sem gosto, como fazer um bife à milanesa que não desgrude da carne no momento da fritura, e o campeão: como preparar um ovo poché perfeito.

 

Pensando nisso, resolvi criar uma categoria nova aqui no Blog onde escreverei técnicas e curiosidades gastronômicas para facilitar a vida de todo mundo!

 

Vocês receberão o conteúdo completo dessas Dicas por e-mail, assim podem arquivar em uma pastinha especial para utilizarem quando precisarem de uma ajuda na cozinha. 

COMO PREPARAR O OVO POCHÉ PERFEITO

 

"Poché" vem da língua francesa e significa cozinhar por imersão. Na teoria não tem segredo, mas na prática dá uma dor de cabeça pra muita gente. 

 

Já vi muitas formas de preparar, fazendo um redemoinho na água, fazendo um furinho na casca do ovo, colocando o ovo envolto em um plástico formando uma trouxinha.. e a lista continua! 

 

Acreditem, já testei todas elas e a única forma infalível que nunca, sim amigos, eu disse nunca, dá errado é essa que ensinarei para vocês.

 

O que dá errado na preparação de um ovo poché é que a clara acaba se dispersando demais na água, não é? E aí pode acontecer do seu ovo ficar mole demais, de praticamente não sobrar clara no seu poché ou da sua gema ficar com uma camada muita fina e facilmente quebradiça.

 

Pois bem, o segredo então é conseguir uma consistência mais firme na clara e evitar que ela se dissipe na água. 

 

Para preparar seu Ovo Poché Perfeito, coloque em uma panela água suficiente para cobrir o ovo, acrescente uma colher de sobremesa de vinagre branco e deixe em fogo médio. Quando começarem a surgir as primeiras bolinhas na água indicando o começo do aquecimento, coloque seu ovo e conte 10 segundos. Passado esse tempo, retire o ovo, quebre e jogue-o imediatamente na água. Deixe cozinhar por no mínimo 3 minutos, retire da água com cuidado com uma escumadeira e voilà! Seu Ovo Poché está pronto! Eu sempre sirvo com sal e pimenta moída, fica uma delícia.

 

O vinagre branco fará com que a clara não se espalhe com tanta facilidade na água e o cozimento de 10 segundos fará com que a clara crie uma película quase imperceptível e fique mais consistente. 

 

Simples, não? Espero que tenham gostado da dica. Me contem se tentaram reproduzir em casa, se deu certo e que outras dicas gostariam de ver por aqui!