SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Risoto de Beterraba

4 Nov 2016

 

Tem dia que me dá uma loucura de testar algum coisa nova, que eu nunca tenha comido e se possível que nunca tenha visto em nenhum lugar. A receita desse risoto surgiu em um desses dias. 

 

O risoto é minha comida italiana preferida, como já devem ter percebido. Por aqui já postei receitas de Risoto de Parmesão com Bacon Crispy, Risoto de Queijos Parmesão e Brie, Risoto de Limão Siciliano na Cestinha de Parmesão e Risoto de Filé Mignon e Champignon ao Molho Tinto. 

 

Por ter esse amor pelo Risoto acabo olhando em todos os cardápios que pego à procura da receita especial de cada Chef. Ainda que eu não peça o prato, gosto de saber novas combinações e sabores de recheios para depois testar em casa. E aí de vez em quando tenho dessas coisas que contei no começo de simplesmente testar algo que eu nunca tenha visto nas andanças por aí.

 

Gosto da emoção de abrir a geladeira e armário e ficar alguns minutos só registrando tudo que tem ali, enquanto minha mente vai fazendo as possíveis combinações de sabores. 

Bom, eis que em um desses dias de aventura eu não tinha praticamente nada na geladeira, só os ingredientes padrões do risoto, algumas batatas, limões e uma beterraba. 

E então decidi fazer um Risoto de Beterraba! Logo imaginei que o gosto ia ficar meio estranho só com a beterraba mas decidi testar mesmo assim.

 

Procurando na internet vi várias receitas parecidas, então não é uma invenção, mas confesso que nunca tinha provado ou visto em nenhum cardápio dos restaurantes que já fui. Não segui nenhuma receita da internet, até porque a maioria complicava demais a forma de extrair o suco da beterraba, então fui da minha cabeça mesmo. Vamos lá?!

 

INGREDIENTES:

 

1 colher de manteiga

½ cebola cortada em pequenos cubinhos

½ dente de alho picadinho

1 xícara de arroz arbóreo ou arroz carnaroli

1 xícara de vinho branco

100 ml de suco de beterraba

100 ml de caldo de legumes (receita aqui)

70 gr de parmesão

Sal

Pimenta moída

 

MODO DE PREPARO:

 

Primeira coisa é fazer o suco de beterraba. Fiz como sempre faço seja para preparar um suco detox, seja para hidratar a tapioca (receita aqui). Simplesmente bato a beterraba no liquidificador com um pouco de água, passo na peneira para coar e pronto.

Coloque a manteiga em uma panela funda e deixe derreter. Acrescente a cebola e o alho e deixe refogar até que fiquem transparentes.

Coloque o arroz e refogue até que a manteiga envolva toda a quantidade de arroz. Coloque o vinho branco e deixe evaporar um pouco. Está pronto quando você não sente mais o cheiro do álcool saindo da panela.

Em seguida, comece a colocar as conchas do caldo e do suco, faremos intercaladas, primeiro uma concha do suco de beterraba, depois uma do caldo de legumes.

Quando sentir que o risoto está quase no ponto, que é sempre al dente, tempere com sal e pimenta.

Quando o ponto do risoto estiver pronto, desligue o fogo, acrescente o queijo parmesão ralado, misture e pronto!

 

RENDIMENTO:

 

2 porções

 

DICAS:

 

Simplesmente me apaixonei por essa receita, a cor do prato fica linda e o sabor uma delícia! O caldo de legumes é para equilibrar o sabor só da beterraba. Algumas receitas indicavam caldo de carne, eu particularmente prefiro utilizar o caldo de legumes em quase todos os risotos.

Aqui em casa servi apenas o risoto, foi uma delícia e bastante completo, mas você pode servir com pedacinhos de queijo maiores, ao invés de só salpicar o ralado por cima, e até mesmo com uma carne!

 

 

 

 

Please reload

Categorias